Quais as diferenças entre MBA e Pós Graduação?
Muitas pessoas não sabem quais as diferenças entre MBA e Pós-Graduação, tÃtulos de alguns dos cursos oferecidos por diversas instituições, como a Trecsson Business FGV.
Essas dúvidas acontecem por diversos motivos, dentre os quais destaca-se o fato de ainda ser relativamente nova a consolidação de cursos de Pós-Graduação no Brasil, além de sua natural elitização, problema que somente agora vem sendo resolvido com a ainda inicial popularização do ensino superior como um todo.
Há também dúvidas sobre os conceitos que cada termo carrega, como stricto sensu, lato sensu, MBA, dentre outros. Esses termos, que antes eram artigos de luxo para quem os faziam, se mostram hoje em dia mais que necessários para o profissional que pretende ser bem sucedido no mundo empresarial, ou acadêmico.
Academia x Mercado
O Mestrado e o Doutorado acabam se adequando mais aos profissionais que possuem um interesse maior em permanecer no ambiente acadêmico, trabalhando como professores ou pesquisadores (mas não somente isso), enquanto que as especializações, como o MBA, por exemplo, possuem um viés mais de mercado, produzindo conhecimento direcionado ao mundo empresarial.
E aqui vale um destaque especial para o MBA, que seria o "Master in Business Administration", ou traduzindo, o Mestrado em Administração de Empresas. Mas se o MBA carrega em sua nomenclatura a palavra Mestrado, porque ela não é considerada stricto sensu? Bem, esta é uma peculiaridade do Brasil, que readequou este tipo de curso, tornando-o uma especialização lato sensu.
É por conta destes detalhes que este artigo se mostra importante, para deixar bem claras as diferenças entre os termos mais comuns e o que significa cada um deles, para que assim você consiga aproveitar melhor a leitura e planejar o seu ingresso em um curso superior com mais sabedoria.
Posto isso, vamos retornar ao ponto inicial.
O que é a Pós Graduação?
Primeiramente, Pós-Graduação é tudo quem vem depois da Graduação. Seja ela uma especialização, mestrado ou doutorado. A partir do final de sua vida acadêmica, você tem algumas opções para se especializar e se aprofundar em uma área especifica de atuação profissional, seja dentro da própria academia (um Mestrado por exemplo), ou seja para ganhar mercado (um MBA).
Existem dois tipos de Pós-Graduação: o Lato Sensu e o Stricto Sensu. O Lato Sensu consiste em uma especialização, que aperfeiçoa aspectos do profissional focado em uma área especÃfica direcionado para o mercado de trabalho. É indicado para profissionais de diferentes áreas que procuram um diferencial e desejam focar sua atuação no mercado.
Já o Stricto Sensu é direcionado para o aspecto acadêmico das áreas profissionais, e consiste nos mestrados e doutorados. Este tipo de pós é indicado para quem deseja seguir a carreira de pesquisador ou professor universitário. O mestrado costuma vir antes do doutorado, que é mais complexo, exige maior dedicação do aluno, e maior aprofundamento no assunto defendido na tese de conclusão do curso.
A Pós-Graduação no Brasil
No Brasil, os primeiros cursos de Pós-Graduação foram criados e aprovados na segunda metade da década de 1960, reafirmando a ideia de ainda ser relativamente nova essa vertente do ensino superior, que já existia na Europa e nos Estados Unidos há muito mais tempo.
E independente do tipo, os cursos de Pós-Graduação já nasceram com a função primordial de fornecer conhecimento ainda mais especifico e aprofundado sobre diversas áreas de atuação profissional, o que tornou o estudante de cursos superiores como Mestrado, MBA ou especialização, peças raras e desejadas no mercado de trabalho.
Assim, não é somente aconselhável, mas exigido, que o bom profissional, aquele que quer crescer no mercado de trabalho (empresarial ou acadêmico), se especialize e agregue ainda mais conhecimento sobre sua área de atuação. Cursos de especialização como os oferecidos pela FGV proporcionam aquela atualização curricular tão fundamental para uma promoção profissional ou para acúmulo de conhecimento, fazendo-o do profissional uma joia desejada pelas melhores empresas, faculdades, universidades.
Detalhando o MBA
O termo MBA foi bastante difundido nos Estados Unidos – isso já faz mais de um século - e no Brasil somente agora começa a ficar conhecido por quem procura uma Pós-Graduação, sendo a FGV uma das pioneiras no uso do termo.
MBA, por sua vez, significa Master Business Administration. Nada mais é do que uma Pós-Graduação Lato Sensu, ou seja, que direciona para a especialização, o aperfeiçoamento em uma área profissional especÃfica, focada no mercado de trabalho.
Mas então por que não chamamos de Pós? Porque o MBA se refere especialmente à área de Business, ou seja, de negócios e Gestão Empresarial. É indicado para profissionais com pelo menos três anos de experiência profissional e com presença já consolidada na área, como no caso de gerentes, diretores e presidentes.
Leia também:
7 sinais de que você precisa fazer um MBA.
A importância do MBA
Desde o seu nascimento até os dias atuais, os cursos de MBA adquiriram uma importância cada vez maior para o profissional que busca se aperfeiçoar no mercado, que vê com bons olhos o surgimento de profissionais com visões otimizadas do universo empresarial, com práticas inovadoras e bem sucedidas de gerenciamento de empresas, e de profissionais com um leque de conhecimentos práticos muito mais amplo que os de tempos atrás.
A qualificação profissional vem se mostrando como a grande mola motora do sucesso no mercado de trabalho, mercado este cada vez mais competitivo e que exige atualização constante de currÃculo, novas habilidades e técnicas de trabalho a todo o momento e que sobretudo exige que o seu profissional seja diferenciado dentro do mundo corporativo.
Saber escolher um MBA é fundamental
Fazer uma Pós-Graduação é importante, porém mais importante ainda é saber escolher a instituição de ensino que vai lhe proporcionar toda esta atualização de currÃculo e de vida profissional. Entender a importância desta escolha também fará de você um melhor profissional (ou não).
Buscar uma instituição com história de vida admirável, com um corpo docente respeitado (uma boa pesquisa lhe dará essas informações), com uma estrutura fÃsica condizente com o curso oferecido, fará de sua escolha aquela que lhe levará para o sucesso ou será aquela que lhe estagnará.
A FGV, com mais de 75 anos de história, é a maior referência em ensino na área de Administração do paÃs, e uma das melhores do mundo.
Leia também:
6 Coisas Que Você Não Sabia Sobre os MBAs da FGV
7 boas razões para se fazer um MBA na FGV
Independente do curso, se atualize
Iniciar um Mestrado, Doutorado, ou começar uma Pós-Graduação, uma especialização qualquer, ou um MBA, é a melhor forma de se atualizar no mercado de trabalho, no plano da pesquisa, do ensino teórico ou da prática do que foi ensinado. O lema para o bom profissional atual é: se atualize, se aperfeiçoe, conquiste conhecimento e certamente o próprio mercado irá te recompensar.
Agora que você já sabe quais as diferenças entre MBA e Pós Graduação, aproveite e conheça nossos cursos de MBA, focados para você que deseja alavancar sua carreira numa das instituições de ensino mais renomadas do mundo, que é a FGV.
Conclusão
Estar atualizado é uma obrigação para quem busca se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, seja qual for seu objetivo profissional, você terá que adquirir novos conhecimentos e experiências para ter o reconhecimento que merece.
Esperamos que você tenha gostado de saber quais as diferenças entre MBA e Pós Graduação, agora está em suas mãos a decisão de ser uma referência em sua área ou não. Continue conosco para mais conteúdos como este. Até a próxima!