Comportamento organizacional: como identificar mudanças crÃticas na empresa
Você já ouviu falar na gestão de mudanças? De modo geral, é a forma minuciosa de gerenciar todo e qualquer processo de transição para alterações significativas na empresa. Mas para que isso flua positivamente é imprescindÃvel avaliar o comportamento organizacional.
A relação entre a gestão de mudanças e o comportamento organizacional vai além da redução de impactos negativos. É por meio dessas grandes áreas que é possÃvel eliminar prejuÃzos de queda de produtividade e aumentar o engajamento entre a equipe.
Separamos um guia para que você identifique quais são os pontos principais que precisam ser mudados na empresa e como colocar em prática sem prejudicar o andamento das atividades. Acompanhe!
Entenda a premissa do comportamento organizacional
Cada empresa tem um comportamento organizacional particular. Isso deve-se ao modelo de negócio, missão, valores e objetivos. Então, na verdade quem constrói o comportamento organizacional da sua empresa são os lÃderes e cada perfil de colaborador existente.
Para compreender melhor como é o comportamento da sua empresa diante às mudanças ou desafios, basta fazer um mapeamento de influências.
Por exemplo, qual é a influência dos lÃderes de cada setor sobre os seus liderados? Toda equipe compreende e sabe qual é o impacto de cada mudança? Toda equipe sempre está alinhada com os objetivos e conquistas de cada meta realizada? Os lÃderes sempre motivam os colaboradores quando há desafios inesperados?
Ao completar essa longa análise, você será capaz de identificar o que pode ser melhorado em questão de processos, time de lÃderes e colaboradores, com o intuito de proporcionar um ambiente humanizado e harmonioso em sua empresa.
Como identificar mudanças na empresa?
Como você pôde perceber, antes mesmo de identificar as mudanças crÃticas que você deverá fazer, um raio X da equipe deve ser priorizado para saber se sua empresa está ou não preparada.
O maior medo dos empresários é realizar mudanças que podem parecer bruscas demais e com isso trazer um impacto negativo no negócio, porém, as mudanças não significam riscos. Na verdade, o maior risco para empresas no cenário de hoje é, justamente, não se arriscar.
Para identificar possÃveis mudanças na empresa questione: os processos funcionam perfeitamente? A taxa de produtividade está sempre em alta? Os projetos de redução de custos trouxeram resultados? Os colaboradores são engajados e são motivados a alcançar todos os objetivos rapidamente? E as vendas, acontecem como o esperado?
Se você respondeu SIM para a maioria dessas questões, provavelmente há inúmeras mudanças que precisam ser feitas. O que acontece, na maioria das empresas, é se conformar com o que está aparentemente dando certo.
Se um processo está funcionando, então por que mudar? Por que despender tempo e dinheiro em novas metodologias se tudo está funcionando ?perfeitamente? bem?
Essa é a máscara que muitos empresários utilizam ou, talvez, a desculpa para não inovar. Mudanças nem sempre significam colocar a empresa ?ladeira abaixo?. Para tudo tem um propósito. As mudanças podem simplesmente agilizar os processos, aumentar sua taxa de vendas, melhorar a qualidade de vida dos colaboradores, incentivar o atingimento de metas etc.
Por isso, é importante ter em mãos um planejamento organizacional bem definido, elaborar indicadores de desempenho e trabalhar a cultura da empresa juntamente com todos os envolvidos no negócio.
Avalie os pequenos pontos de cada setor e lembre-se: quem executa as tarefas tem muito mais condições de propor mudanças realmente significativas.
Você já identificou o comportamento organizacional da sua empresa? Já pode dizer que ela está pronta para mudanças? Deixe seu comentário e vamos iniciar um debate!