MBA LIVE FGV em Executivo em Gestão Industrial
O curso MBA LIVE FGV Executivo em Gestão Industrial proporciona ao aluno:
- A possibilidade de refletir sobre o novo ambiente de negócios trazido pela transformação digital e pela inovação tecnológica, avaliando o seu impacto na gestão de operações e prospectando as tendências no contexto da Indústria 4.0;
- A oportunidade de analisar a gestão de produtos e processos, tendo em perspectiva a conciliação dos objetivos de geração de vantagens competitivas, resultado econômico e sustentabilidade social e ambiental dos negócios.
Informações
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Formato
Online -
Duração
14 meses -
Carga Horária
432 horas -
Unidade
Maringá, PR -
Peridiocidade
Semanal: 02 aulas semanais ao vivo das 19h às 22h20 e 01 Prova Presencial por mês.
Objetivos do MBA LIVE FGV Executivo em Gestão Industrial
Ao longo do curso, o aluno irá:
- Compreender a forma como as abordagens integradas e os métodos de gestão da produção podem ser úteis nesse novo contexto, desenvolvendo a capacidade de adequá-los e utilizá-los em ambientes de produção distintos;
- Desenvolver as habilidades básicas de gestão requeridas diante de um futuro dinâmico e complexo, construindo as competências técnicas fundamentais à formação de um líder com visão local e global no mundo contemporâneo.
Público Alvo
O curso MBA LIVE FGV Executivo em Gestão Industrial é recomendado para profissionais cujo ponto alcançado em suas carreiras os obriga a atingir novos níveis de formação acadêmica. É também voltado para profissionais dos mais variados setores que estejam comprometidos com o contínuo aprimoramento das operações de produção e prestação de serviços, com vistas à geração crescente de valor para clientes, acionistas, colaboradores internos e externos.
Por que fazer um MBA na FGV?
Metodologia
Os cursos do Programa MBA LIVE da FGV têm por objetivo estimular a reconstrução do conhecimento por meio da abordagem integrada entre teoria e prática, em consonância com os contextos econômicos, sociais e regionais onde os cursos são ministrados.
Os conteúdos das disciplinas visam a atingir objetivos de aprendizagem específicos, alinhados ao desenvolvimento das competências necessárias à prática profissional de seus alunos.
As aulas, mediadas remotamente por ferramentas de videoconferência, são planejadas com aplicação de diferentes estratégias de aprendizagem, sob a égide das metodologias ativas. Os alunos contam com suporte de um ambiente virtual de aprendizagem, o eClass, no qual podem acessar, a qualquer momento, em seus dispositivos eletrônicos, o conteúdo da disciplina, fazendo uso irrestrito de reconhecidas bibliotecas virtuais. Além disso, há acesso a outras ferramentas que oferecem suporte ao processo de ensino-aprendizagem e facilitam a comunicação.
As atividades práticas são desenvolvidas com o apoio de estudos de casos, jogos de negócios e situações que permitam aos alunos simularem a vivência de experiências desafiadoras, encorajando-os à aplicação de seus conhecimentos na resolução dos desafios propostos.
Certificação
Ao ser aprovado no curso de MBA Live, você terá direito ao certificado impresso, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas da FGV.
Ao final de todas as disciplinas, seu certificado é emitido automaticamente e enviado para seu endereço cadastrado no Portal do Aluno, o prazo de entrega está regido por regulamento.
Avaliação
A avaliação da aprendizagem tem um papel fundamental no processo de reconstrução de conhecimento pelos alunos e, por isso, cada disciplina tem um trabalho como instrumento avaliativo.
As avaliações construídas pelos professores possuem questões que abordam a aplicabilidade dos conceitos trabalhados em sala a contextos empresariais. Os instrumentos de avaliação utilizados visam não somente apoiar o diagnóstico do aprendizado mas também servir como base de reflexão para os alunos quanto à prática dos conceitos, a fim de capacitá-los para tomarem melhores decisões como executivos.
Coordenação Acadêmica
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Ricardo Sarmento Costa
Pesquisador visitante na The University of Warwick-UK (1991). Professor do Mestrado, Pós-Graduação e Graduação em Administração da Fundação Getulio Vargas (EBAPE). Pesquisador do Instituto Nacional de Tecnologia- Sócio-fundador da Trilha da Inovação Projetos Tecnológicos e Educacionais Ltda. Presta consultoria, coaching e treinamento a empresas no campo das modernas tecnologias de gestão da produção no Brasil, Equador, México e em Portugal como MICHELIN, NOKIA, PHILIPS, ELKEN, FCC, CCE DA AMAZÔNIA, CORREIOS, ACE SCHEMERSAL, ZEN, dentre outros. Autor de vários artigos publicados no Brasil e no exterior.
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Módulos do Programa
O escopo da gestão de operações. A contribuição das operações para a vantagem competitiva e para o ganho econômico. Indicadores de desempenho (KPIs). As capacidades inovativas da empresa: o sistemas técnico-físicos e suas novas configurações. A capacitação humana e organizacional Introdução ao pensamento enxuto e à Teoria das Restrições. Os diferentes tipos de sistemas produção e serviços. Fronteiras do conhecimento na área de gestão de operações: os cinco domínio da transformação digital. As tecnologias da quarta Revolução Industrial. A internet das coisas. O desafios da produção e da logística no mundo pós pandemia de Covid 19: sustentabilidade econômica social e ambiental.
Definição de Marketing. Novos pilares da Indústria 4.0. Definição de omnichannel. Entendendo o novo consumidor. Omniconsumer e Any TTW. Desafios do omnichannel aplicados à logística e à produção. Novos modelos de produção em relação a mass customization, long tail e sharing economy. Redução dos intermediários indústria & cliente. Novas soluções de distribuição: o modelo chinês. Aproximação da indústria ao cliente final. Estratégias das microfábricas. A conectividade na indústria. Novas relações com os fornecedores. As lojas showroom. Criando, apreendendo e melhorando produtos através dos IoTs. Novo mindset
Transformação digital e tendências que aceleram mudanças no ambiente de negócios. Elementos direcionadores da estratégia. Propósito transformador e propósito transformador massivo (PTM). Criação da proposta de valor. Competências, recursos estratégicos e inovações disruptivas. Criação da estratégia. Análise estratégica. Análise da concorrência com base na proposta de valor. Objetivos principais e resultados-chave (objectives and key results – OKRs).
Introdução aos fundamentos logísticos. Visão da logística como estratégia e como operação. Os trade-offs tradicionais e contemporâneos: compras, armazenagem e transporte. Escolha dos modais de transporte para cada segmento de mercado. O que buscar através da distribuição, tipos de canais de distribuição, estudo do varejo, estudo do atacado e estudo de sistemas atualizados de apoio à distribuição. A importância do intermediário na cadeia de suprimentos. Logística verde, logística reversa e economia circular.
Do MRP ao SCM: a gestão integrada da cadeia de suprimentos. Abordagem Lean manufacturing par gestão da cadeia de suprimentos. Dimensionamento de estoques. Aplicabilidade das diferentes abordagens. Problemas de implantação.
Sensibilização para a aprendizagem contínua. Questionamento de crenças. Modelos mentais: paradigmas. Processos de mudanças. Resistências, fatores que dificultam ou facilitam. Papel do líder como agente de mudança. Causas das distorções na comunicação. Comunicação interpessoal. Comunicação interior. Processos mentais que precedem e acompanham a comunicação verbal. Percepção criativa. Metas e planejamento: consolidação da habilidade dos participantes para desenvolver e implementar técnicas e ferramentas que visam estimular automotivação e motivação de equipes.
Os cinco passos do pensamento enxuto. O balanceamento do fluxo de produção: produção puxada e kanban. O nivelamento do fluxo de produção: o heijunka e a produção em massa customizada. O balanceamento de capacidade: o fluxo contínuo. Empoderamento das equipes e resposta rápida aos problemas.
A mentalidade enxuta e mudança cultural. As principais ferramentas do Lean para estabelecer o fluxo puxado, nivelado e contínuo. O mapeamento do fluxo de produção. Processo de implantação.
Teoria das Restrições para o aperfeiçoamento contínuo dos processos. Cinco passos da Teoria das Restrições. Gestão do recurso crítico de capacidade. Método DBR: drum / buffer / rope (tambor / pulmão / corda). Fenômeno das flutuações aleatórias em eventos dependentes.
Contabilidade de ganhos (Throughput accounting): o processo decisório da Teoria das Restrições. Três medidas globais de desempenho e suas relações matemáticas. Contabilidade de ganhos versus a contabilidade de custos. Critério de maximização de ganhos da empresa.
Interligando estratégias e decisões do dia a dia: o papel dos sistemas avançados de planejamento. Sequenciamento da produção. Programação das atividades na produção sob encomenda. Processos de implantação de sistemas avançados de planejamento na indústria: fatores críticos de sucesso. Advanced production scheduling
Metodologia para desenvolvimento de projetos voltados para ganhos de produtividade e competitivida na indústria. Métodos de solução de problemas. As ferramentas de qualidade. A aplicação do A3 situações reais.
Tendências na gestão de carreira. Qualidade de vida e empregabilidade no mundo atual. Autoconhecimento e carreira. Intraempreendedorismo como diferencial competitivo. Ética e carreira no contexto globalizado. Gestão de networking. Marketing pessoal. Gestão de conflitos de interesses. Modelo de negócios pessoal (Business model you).
Ética, moral e valores. Ética e poder nas organizações. Desafios éticos. Responsabilidade social e governança corporativa. Sustentabilidade como vantagem competitiva.
Conceito e contextualização da gestão dos processos e da qualidade. Gestão, modelagem e custos do processo. Indicadores de desempenho e metas. Ferramentas para a qualidade. Abordagens para manutenção de equipamentos: a visão Lean (TPM – Total productive maintenance) e outros métodos. Programas para a gestão da qualidade. Metodologia Seis Sigmas; Controle estatístico de processos. Certificados de qualidade e certificação de produtos.
Os sistemas de custos. A qualidade da informação de custos na estratégia empresarial. Os sistemas de custeio tradicional e suas imprecisões. Os métodos para apuração dos custos logísticos. A importância da informação dos custos das atividades nos processos que envolvem a cadeia de valor. A contabilidade por atividade (ABC). A gestão baseada em atividades (ABM) como instrumento de apoio à tomada de decisão industrial. A técnica da engenharia e análise do valor para redução de custos do produto.
Valor do dinheiro no tempo. Valor presente e valor futuro. Conceito de juros simples e juros compostos. Valor presente líquido (VPL), Taxa interna de retorno (TIR) e Payback. Montagem de fluxo de caixa de projetos de melhoria. Identificação de ganhos marginais, despesas marginais, economias marginais e investimentos adicionais. Aplicações relacionadas a projetos de melhoria de produtividade e qualidade.
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FAQ
O que é a FGV Educação Executiva?
Importante referência de ensino, no País e no exterior, pelos seus programas de graduação, mestrado e doutorado e pelos seus trabalhos de consultoria, a Fundação Getulio Vargas trabalha de coração e mente voltados para o estímulo ao desenvolvimento nacional. Como centro de excelência, no entanto, a nossa preocupação é ser, permanentemente, uma instituição inovadora, tanto para os seus alunos como para a sociedade de uma forma geral.
O que é ser um aluno ouvinte?
O candidato participa do processo seletivo normalmente, assiste às aulas, fica isento de provas e trabalhos, e, no final do curso, recebe um certificado de participação como aluno ouvinte. O plano financeiro é o mesmo de um aluno regular.
É possível pedir transferência de curso? Quais são os procedimentos?
Sim. O aluno poderá solicitar a transferência de curso desde que as seguintes condições sejam respeitadas: deverá existir vaga no curso de destino; os cursos (origem e destino) têm de ter o mesmo nível/grau; o aluno não poderá ter cumprido mais de 68% da carga horária total do curso de origem e estejam faltando mais de 6 (seis) meses para o término do prazo de 60 meses previsto na sua turma de origem para conclusão de todas as obrigações acadêmicas. O aluno poderá requerer o aproveitamento dos créditos já cursados por meio de um pedido de equivalência de disciplinas.
Qual é a diferença entre as unidades próprias e as unidades conveniadas da FGV?
A FGV Educação Executiva seleciona uma instituição conveniada em cada cidade onde identifica demanda potencial para cursos de especialização. As conveniadas da FGV Educação Executiva são instituições que atuam localmente, com funções comerciais, de logística e operacionais, disponibilizando a estrutura para a realização das aulas, o atendimento aos alunos, etc. A FGV é a responsável pela manutenção da qualidade acadêmica dos cursos, e o corpo docente – mestres, doutores e especialistas – é o mesmo para toda a rede conveniada.
Em caso de desistência, quais as implicações?
Caso o curso já tenha iniciado, o aluno poderá solicitar cancelamento a qualquer momento. No entanto, deverá pagar o valor correspondente à carga horária já cursada, além de multa rescisória.
Qual é o tempo máximo para a conclusão do MBA e da pós-graduação na FGV?
Todos os alunos que ingressaram nos programas de MBA e pós-graduação do FGV Management a partir de janeiro de 2017 deverão concluir os seus respectivos cursos em, no máximo, 60 meses a partir da data de início do curso de origem, exceto em casos excepcionais previstos em regulamento.
Qual é a diferença entre um curso de especialização lato sensu e um curso de MBA?
A pós-graduação lato sensu compreende programas de especialização e inclui os cursos designados como MBA (Master of Business Administration).
Qual é a abrangência dos certificados de conclusão de curso?
Os certificados de conclusão de curso têm validade nacional, desde que obedeçam integralmente às exigências da Resolução nº 1, de 6 de abril de 2018.
Quais são os requisitos para cursar um curso de especialização?
Para cursar um MBA ou uma pós-graduação, é preciso que o candidato tenha um diploma de graduação. O diploma de graduação deve trazer, no verso, o número da portaria que autoriza/credencia a IES e o número da portaria de autorização ou reconhecimento do curso. Os cursos aceitos devem possuir, pelo menos, 1.600 horas. Seguem os cursos que preenchem esse requisito: graduação plena ou licenciatura; curso superior de tecnologia - qualquer área de formação - e curso sequencial de formação específica.
O que é pós-graduação lato sensu?
É um sistema de formação intelectual do segmento da educação continuada destinado ao aprofundamento e ao aprimoramento dos conhecimentos acadêmicos e técnico-profissionais. Os cursos de especialização e os cursos designados como MBA (Master Business Administration) ou equivalentes incluem-se na categoria de pós-graduação lato sensu.
Os cursos de pós-graduação e MBA são reconhecidos pelo MEC?
Os cursos independem de autorização prévia de reconhecimento e renovação de reconhecimento. Contudo, devem atender rigorosamente a todas as exigências da Resolução CNE/CES nº1 de 6 de abril de 2018.
Posso pedir transferência entre unidades (inclusive, conveniadas) durante o curso e aproveitar créditos de disciplinas já cursadas?
Sim. Para que seja feita a transferência entre unidades da FGV, a unidade de origem deverá preparar um formulário específico, informando o programa do curso em execução, as disciplinas cursadas - com notas, frequência e nomes dos professores - e a situação financeira do aluno. O aluno então poderá efetuar a matrícula na unidade de destino e deverá arcar com as taxas e mensalidades em aberto referentes ao curso. Além disso, a unidade de origem deverá enviar a documentação do aluno à secretaria acadêmica da unidade de destino, mantendo a cópia de todos os documentos nos seus arquivos. Para aproveitar créditos já cursados, o aluno deverá entrar com um pedido de equivalência de disciplinas.
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