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MBA FGV Live Estratégia e Negócios

MBA LIVE FGV Executivo em Administração: Gestão de Saúde

O curso MBA LIVE FGV Executivo em Administração: Gestão de Saúde alia teoria e prática, preparando profissionais para atuarem em gestão de consultórios, clínicas, hospitais, home care, operadoras de planos de saúde, laboratórios e do Sistema Único de Saúde. Está  dividido em três módulos: “Pessoas e Estratégia”; “Legislação e Finanças”; “Desempenho e Eficiência”, compreendendo seis disciplinas em cada módulo.

São disponibilizados, para acompanhamento, na Plataforma Digital e-Class, livros da série Saúde, editados pela FGV, além de outros títulos disponíveis em uma ampla biblioteca. Para o estudo das áreas temáticas, são utilizados recursos pedagógicos, como a dinâmica de resolução de casos, a realização de atividades individuais e coletivas, e a participação dos alunos em fóruns e chats. O aluno conta, também, com o acompanhamento pedagógico do coordenador acadêmico do MBA.

Informações

  • Formato

    Online
  • Duração

    15 meses
  • Carga Horária

    432 horas
  • Unidade

    Maringá, PR
  • Peridiocidade

    Semanal: 02 aulas semanais ao vivo das 19h às 22h20 e 01 Prova Presencial por mês.
Download do Programa do Curso

Objetivos do MBA LIVE FGV Executivo em Administração: Gestão de Saúde

No MBA LIVE FGV Executivo em Administração: Gestão de Saúde você será capaz de:

  • Construir visão inovadora e estratégica sistêmica;
  • Valorizar os talentos humanos;
  • Desenvolver habilidade negocial;
  • Melhorar a qualidade e a segurança dos serviços prestados;
  • Maximizar resultados.

Público Alvo

O curso MBA LIVE FGV Executivo em Administração: Gestão de Saúde é direcionado para profissionais de nível superior que desejam aprimorar seus conhecimentos, compartilhar experiências e construir networking entre os participantes.

Por que fazer um MBA na FGV?


Metodologia

Os cursos do Programa MBA LIVE da FGV têm por objetivo estimular a reconstrução do conhecimento por meio da abordagem integrada entre teoria e prática, em consonância com os contextos econômicos, sociais e regionais onde os cursos são ministrados.

Os conteúdos das disciplinas visam a atingir objetivos de aprendizagem específicos, alinhados ao desenvolvimento das competências necessárias à prática profissional de seus alunos.

As aulas, mediadas remotamente por ferramentas de videoconferência, são planejadas com aplicação de diferentes estratégias de aprendizagem, sob a égide das metodologias ativas. Os alunos contam com suporte de um ambiente virtual de aprendizagem, o eClass, no qual podem acessar, a qualquer momento, em seus dispositivos eletrônicos, o conteúdo da disciplina, fazendo uso irrestrito de reconhecidas bibliotecas virtuais. Além disso, há acesso a outras ferramentas que oferecem suporte ao processo de ensino-aprendizagem e facilitam a comunicação.

As atividades práticas são desenvolvidas com o apoio de estudos de casos, jogos de negócios e situações que permitam aos alunos simularem a vivência de experiências desafiadoras, encorajando-os à aplicação de seus conhecimentos na resolução dos desafios propostos.

Certificação

Ao ser aprovado no curso de MBA Live, você terá direito ao certificado impresso, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas da FGV.

Ao final de todas as disciplinas, seu certificado é emitido automaticamente e enviado para seu endereço cadastrado no Portal do Aluno, o prazo de entrega está regido por regulamento.

Avaliação

A avaliação da aprendizagem tem um papel fundamental no processo de reconstrução de conhecimento pelos alunos e, por isso, cada disciplina tem um trabalho como instrumento avaliativo.

As avaliações construídas pelos professores possuem questões que abordam a aplicabilidade dos conceitos trabalhados em sala a contextos empresariais. Os instrumentos de avaliação utilizados visam não somente apoiar o diagnóstico do aprendizado mas também servir como base de reflexão para os alunos quanto à prática dos conceitos, a fim de capacitá-los para tomarem melhores decisões como executivos.

Coordenação Acadêmica

  • Pessoa
    Wilson Rezende Silva

    Mestre em Administração de Empresas pela FGV e economista pela PUC-SP. Acumula experiência como diretor de Finanças, diretor comercial e superintendente em empresas públicas e privadas e como consultor na área de Gestão e Estratégia de hospitais, operadoras de planos e empresas do setor de Saúde. Consultor da FGV Projetos, pesquisador associado ao FGVsaúde e professor e coordenador acadêmico em cursos de MBA da Fundação. Autor de livro e artigos sobre Planejamento Estratégico e Gestão.

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Módulos do Programa

Sistemas de Saúde no Brasil
24 hrs

Histórico. Desenvolvimento e modelos de análise de sistemas de saúde. Sistemas de saúde no mundo. Estrutura e organização dos sistemas de saúde. SUS e organização dos sistemas de saúde. Tendências e reflexões sobre sistemas de saúde.

Planejamento e Gestão Estratégica em Saúde
24 hrs

Evolução do pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento. Referenciais estratégicos. Análise do ambiente interno e externo. Formulação da estratégia competitiva no Setor Saúde. Objetivos estratégicos. Balanced scorecard (BSC) em Organizações de Saúde.

Gestão de Pessoas em Organizações de Saúde
24 hrs

Contexto e Texto. Preparando a organização para as transformações organizacionais. Cultura organizacional e gestão de pessoas. Liderança: conceitos, estilos e principais desafios. Formação e desenvolvimento de equipes. Desenvolvimento de pessoas.

Marketing em Saúde
24 hrs

Conceitos e definições básicas de Marketing. Marketing para a tomada de decisões organizacionais em nível estratégico. Mix de marketing para serviços. Comportamento do cliente de serviços. Processo e jornada do cliente. Comunicação integrada e métricas de análise de satisfação do cliente

Transformação Digital e Inovação em Saúde
24 hrs

Transformação digital. Tecnologia e informação em saúde. Segurança da informação e legislação. Inovação. Inovação em Saúde.

Negociação e Administração de Conflitos em Organizações de Saúde
24 hrs

Negociação: aspectos conceituais. Negociação: aspectos relacionais. Negociação: aspectos substantivos. Negociação: aspectos processuais de execução em Organizações de Saúde. Planejamento de uma negociação envolvendo organizações de saúde.

Contabilidade para Executivos em Saúde
24 hrs

Contabilidade. Balanço Patrimonial. Regimes de Contabilidade. Demonstração do Resultado. Análise das Demonstrações Contábeis e Financeiras.

Gestão de Projetos em Saúde
24 hrs

Conceito e metodologia para a elaboração de projetos. Natureza dos projetos em saúde. Planejamento e controle dos projetos em organizações de saúde. Ciclo de vida de um projeto. Metodologias ágeis.

Gestão de Custos em Saúde
24 hrs

Contextualização no ambiente de organizações e serviços de saúde. Classificação de gastos. Métodos usuais de custeio na área da saúde. Gerenciamento de custo, volume, lucro. Formação de preço com base no Mark-up

Aspectos Jurídicos e Compliance em Saúde
24 hrs

Direito à saúde na Constituição Federal. Responsabilidades. Vínculos contratuais. Reflexos jurídicos da evolução tecnológica. Judicialização da saúde.

Finanças Corporativas em Saúde
24 hrs

Papel e as funções do administrador. Visão financeira dos demonstrativos contábeis. Ciclos operacional e financeiro para o mercado de saúde. Fluxo de caixa. Alavancagem e risco operacional, financeiro e combinado

Governança Corporativa e Sustentabilidade em Saúde
24 hrs

Governança Corporativa na Saúde. Implementação da Governança Corporativa em Saúde. Responsabilidade social e reparação social. Interação da responsabilidade social e governança. Sustentabilidade e desenvolvimento social.

Mercado e Operadoras em Saúde
24 hrs

Saúde Suplementar. Evolução dos planos privados de saúde no Brasil. Características e objetivos básicos das operadoras de saúde. Gestão do relacionamento com prestadores de serviços. Precificação e formas de remuneração.

Supply Chain Management e Logística em Organizações de Saúde
24 hrs

Conceitos de logística integrada e supply chain management. Aspectos da logística reversa. Previsão de demanda e gestão de estoques hospitalares. Qualificação de fornecedores, aquisição armazenagem, transporte e dispensação de medicamentos e materiais médico-hospitalares. Impactos das inovações tecnológicas na supply chain management em Saúde.

Qualidade, segurança e experiência do paciente
24 hrs

Gestão da Qualidade e Qualidade em Saúde. Avaliação externa da qualidade. Melhoria da qualidade em saúde. Segurança do Paciente. Perspectiva do Paciente.

Gestão de Facilities em organizações de saúde
24 hrs

Gestão de Facilities nas organizações de Saúde. Infraestrutura física. Serviços de Apoio à Assistência. Gestão da Hospitalidade em organizações de saúde. Monitoramento e Controle dos serviços de facilities.

Gestão de Serviços em Saúde
24 hrs

Serviços Assistenciais. Gestão do cuidado. Governança Clínica. Evidências científicas para a tomada de decisão. Gestão do resultado.

Empreendedorismo em Saúde
24 hrs

Conceito de empreender: motivação e conceitos. Perfil do empreendedor: empreendedor organizacional e empreendedor social. Identificação de novos negócios e sua estruturação: da ideia ao mercado. Desenvolvendo um novo modelo de negócios. Fontes de recursos para novos negócios e avaliação de riscos. Plano de negócios.

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FAQ

O que é a FGV Educação Executiva?

Importante referência de ensino, no País e no exterior, pelos seus programas de graduação, mestrado e doutorado e pelos seus trabalhos de consultoria, a Fundação Getulio Vargas trabalha de coração e mente voltados para o estímulo ao desenvolvimento nacional. Como centro de excelência, no entanto, a nossa preocupação é ser, permanentemente, uma instituição inovadora, tanto para os seus alunos como para a sociedade de uma forma geral.

O que é ser um aluno ouvinte?

O candidato participa do processo seletivo normalmente, assiste às aulas, fica isento de provas e trabalhos, e, no final do curso, recebe um certificado de participação como aluno ouvinte. O plano financeiro é o mesmo de um aluno regular.

É possível pedir transferência de curso? Quais são os procedimentos?

Sim. O aluno poderá solicitar a transferência de curso desde que as seguintes condições sejam respeitadas: deverá existir vaga no curso de destino; os cursos (origem e destino) têm de ter o mesmo nível/grau; o aluno não poderá ter cumprido mais de 68% da carga horária total do curso de origem e estejam faltando mais de 6 (seis) meses para o término do prazo de 60 meses previsto na sua turma de origem para conclusão de todas as obrigações acadêmicas. O aluno poderá requerer o aproveitamento dos créditos já cursados por meio de um pedido de equivalência de disciplinas.

Qual é a diferença entre as unidades próprias e as unidades conveniadas da FGV?

A FGV Educação Executiva seleciona uma instituição conveniada em cada cidade onde identifica demanda potencial para cursos de especialização. As conveniadas da FGV Educação Executiva são instituições que atuam localmente, com funções comerciais, de logística e operacionais, disponibilizando a estrutura para a realização das aulas, o atendimento aos alunos, etc. A FGV é a responsável pela manutenção da qualidade acadêmica dos cursos, e o corpo docente – mestres, doutores e especialistas – é o mesmo para toda a rede conveniada.

Em caso de desistência, quais as implicações?

Caso o curso já tenha iniciado, o aluno poderá solicitar cancelamento a qualquer momento. No entanto, deverá pagar o valor correspondente à carga horária já cursada, além de multa rescisória.

Qual é o tempo máximo para a conclusão do MBA e da pós-graduação na FGV?

Todos os alunos que ingressaram nos programas de MBA e pós-graduação do FGV Management a partir de janeiro de 2017 deverão concluir os seus respectivos cursos em, no máximo, 60 meses a partir da data de início do curso de origem, exceto em casos excepcionais previstos em regulamento.

Qual é a diferença entre um curso de especialização lato sensu e um curso de MBA?

A pós-graduação lato sensu compreende programas de especialização e inclui os cursos designados como MBA (Master of Business Administration).

Qual é a abrangência dos certificados de conclusão de curso?

Os certificados de conclusão de curso têm validade nacional, desde que obedeçam integralmente às exigências da Resolução nº 1, de 6 de abril de 2018.

Quais são os requisitos para cursar um curso de especialização?

Para cursar um MBA ou uma pós-graduação, é preciso que o candidato tenha um diploma de graduação. O diploma de graduação deve trazer, no verso, o número da portaria que autoriza/credencia a IES e o número da portaria de autorização ou reconhecimento do curso. Os cursos aceitos devem possuir, pelo menos, 1.600 horas. Seguem os cursos que preenchem esse requisito: graduação plena ou licenciatura; curso superior de tecnologia - qualquer área de formação - e curso sequencial de formação específica.

O que é pós-graduação lato sensu?

É um sistema de formação intelectual do segmento da educação continuada destinado ao aprofundamento e ao aprimoramento dos conhecimentos acadêmicos e técnico-profissionais. Os cursos de especialização e os cursos designados como MBA (Master Business Administration) ou equivalentes incluem-se na categoria de pós-graduação lato sensu.

Os cursos de pós-graduação e MBA são reconhecidos pelo MEC?

Os cursos independem de autorização prévia de reconhecimento e renovação de reconhecimento. Contudo, devem atender rigorosamente a todas as exigências da Resolução CNE/CES nº1 de 6 de abril de 2018.

Posso pedir transferência entre unidades (inclusive, conveniadas) durante o curso e aproveitar créditos de disciplinas já cursadas?

Sim. Para que seja feita a transferência entre unidades da FGV, a unidade de origem deverá preparar um formulário específico, informando o programa do curso em execução, as disciplinas cursadas - com notas, frequência e nomes dos professores - e a situação financeira do aluno. O aluno então poderá efetuar a matrícula na unidade de destino e deverá arcar com as taxas e mensalidades em aberto referentes ao curso. Além disso, a unidade de origem deverá enviar a documentação do aluno à secretaria acadêmica da unidade de destino, mantendo a cópia de todos os documentos nos seus arquivos. Para aproveitar créditos já cursados, o aluno deverá entrar com um pedido de equivalência de disciplinas.

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