MBA FGV Executivo em Economia e Gestão: Agronegócio
O curso MBA FGV Executivo em Economia e Gestão: Agronegócio proporciona as ferramentas e as habilidades fundamentais para atuar no agronegócio brasileiro, seja nas atividades dentro da porteira, seja nos diversos ramos da agroindústria nacional, seja em toda a gama de serviços associados ao setor. Para que esse conhecimento seja transmitido, o curso está organizado em três módulos principais:
- Visão Global do Agronegócio: o agronegócio conta com diversas características bastante particulares que o diferencia dos demais setores da economia brasileira e que condiciona a aplicação das diferentes ferramentas de gestão disponíveis. Nesse módulo, haverá uma visão ampla e sistêmica do agronegócio brasileiro de forma a capacitá-lo a operar nas principais cadeias agroindústrias que formam o setor.
- Gestão Estratégica no Agronegócio: nesse módulo, serão apresentados os instrumentos de gestão mais modernos e, mais importante, já adaptados para a realidade do agronegócio brasileiro.
- Inserção e Posicionamento do Agronegócio na Economia Brasileira: o agronegócio é o setor que, desde o início do atual século, mais tem crescido na economia brasileira e que melhor conseguiu se inserir nas cadeias globais de valor. Logo, nesse módulo, o aluno compreenderá de que forma que as atividades do agronegócio se relacionam com os demais setores e com as dinâmicas do comércio internacional.
Informações
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Formato
Presencial -
Duração
18 Meses -
Carga Horária
432 horas -
Unidade
Maringá, PR -
Peridiocidade
Mensal: Sexta-feira das 19h às 23h20, sábado das 8h às 17h40 (1h de almoço) e domingo das 8h às 12h20. Todas as datas são previstas, podendo sofrer alterações.
Objetivos do MBA FGV Executivo em Economia e Gestão: Agronegócio
Capacitar o participante a:
- Utilizar ferramentas empresariais modernas para gestão do agronegócio;
- Integrar equipes multidisciplinares de alto desempenho;
- Identificar ameaças ao posicionamento mercadológico da empresa;
- Elaborar planos de marketing;
- Estruturar e gerir uma unidade de inteligência de negócios;
- Desenhar modelos de análise para tomada de decisão sobre investimentos;
- Identificar e propor soluções eficazes para os problemas das organizações.
Público Alvo
Profissionais que ocupam ou virão a ocupar cargos de administração do agronegócio e prestadores de serviços para esse setor com pelo menos dois anos de experiência profissional.
Por que fazer um MBA na FGV?
Metodologia
Os cursos do Programa MBA da FGV têm por objetivo estimular a reconstrução do conhecimento por meio da abordagem integrada entre teoria e prática, em consonância com os contextos econômicos, sociais e regionais onde os cursos são ministrados.
Os conteúdos das disciplinas são agrupados por eixos temáticos, que visam a atingir objetivos de aprendizagem específicos, alinhados ao desenvolvimento das competências necessárias à prática profissional de seus alunos.
Para apoiar a base teórica das aulas presenciais, os cursos contam com suporte de um ambiente virtual de aprendizagem, o eClass, no qual o aluno pode acessar, a qualquer momento, em seus dispositivos eletrônicos, o conteúdo da disciplina, fazendo uso irrestrito de reconhecidas bibliotecas virtuais. Além disso, há acesso a outras ferramentas que oferecem suporte ao processo de ensino-aprendizagem e facilitam a comunicação.
As atividades práticas também podem ser desenvolvidas com o apoio de estudos de casos, jogos de negócios e situações que permitam aos alunos simularem a vivência de experiências desafiadoras, encorajando-os à aplicação de seus conhecimentos na resolução dos desafios propostos.
Certificação
Os Cursos de Pós-graduação Lato Sensu - nível especialização – oferecidos pelas Escolas da FGV, nas modalidades presencial e a distância, por meio do Programa de Educação Executiva do IDE (Instituto de Desenvolvimento Educacional /FGV), em seus núcleos próprios (Rio de Janeiro / Brasília / São Paulo) e nas instalações físicas da rede de instituições conveniadas em todo o Brasil, atendem integralmente à Resolução CNE/CES 01/2007, de 08/06/2007, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação Lato Sensu, assim como atendem à Resolução CNE/CES 01/2018, em vigor desde 06.04.2018. Os cursos de Especialização encontram-se cadastrados pelas Escolas da FGV no sistema e-MEC e possuem Regulamento próprio.
Avaliação
A avaliação da aprendizagem tem um papel fundamental no processo de reconstrução de conhecimento pelos alunos e, por isso, cada disciplina tem um trabalho como instrumento avaliativo.
As avaliações construídas pelos professores possuem questões que abordam a aplicabilidade dos conceitos trabalhados em sala a contextos empresariais. Os instrumentos de avaliação utilizados visam não somente apoiar o diagnóstico do aprendizado mas também servir como base de reflexão para os alunos quanto à prática dos conceitos, a fim de capacitá-los para tomarem melhores decisões como executivos.
Coordenação Acadêmica
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Fabio Mizumoto
Mestre e Doutor em Administração pela FEA-USP, com intercâmbio na Olin Business School – Washington University in St. Louis. Engenheiro Agrônomo formado em 2001 na ESALQ-USP. Autor de artigos e capítulo de livros em Estratégia e Organizações, revisor e membro ativo do ifera (International Family Enterprise Research Academy). Com pubilicação na Editora Inglesa Edward Elgar no Handbook of Research on Family Business. Foi consultor ad-hoc do IFC-Banco Mundial. Atualmente é professor do Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, da FGV-EESP (Escola de Economia de São Paulo) e Coordenador Acadêmico dos MBAs em Agronegócios da FGV-Management. Fundador da Uni.Business Estratégia com atendimento à Basf, Syngenta, Dupont, Dow, Novartis, FMC e seus parceiros, cooperativas e empresas familiares (Branco Peres, Virgolino de Oliveira, Zilor, 5aSec, Scala, Terrena, Vilela & Vilela, entre outras)Fundador da Iniciativa Next, uma rede de consultores em governança e gestão comprometidos com a continuidade dos negócios de seus clientes.
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Módulos do Programa
Conceitos e princípios aplicados ao Agronegócio e Cadeias Produtivas. Estruturas de mercado e coordenação dos elos de cadeias produtivas. Análise de competitividade da relação entre os agentes da cadeia. Características, oportunidades e dificuldades das cadeias produtivas do agronegócio. Ferramentas e esforços de marketing para coordenação das cadeias produtivas.
Definição de Estratégia e Vantagem Competitiva. Processo de Estratégia: Diretrizes, Análises Internas e Externas e Objetivos. Processo de Estratégia: Criação da Estratégia. Processo de Estratégia: Implementação e Mensuração.
Lidando com incerteza, mudança e estresse. Liderança. Comunicação estratégica. Motivação e criatividade. Equipes de alto rendimento (organização, composição, tamanho e qualidade de equipes; expandindo o conceito de equipe; treinamento e desenvolvimento de equipes; distribuindo responsabilidades e avaliando performance). Administração de conflitos.
Compreensão do que é marketing. Entendimento e análise de mercado: ambiente externo, ambiente competitivo, ambiente do cliente/consumidor, ambiente interno com visão baseada em recursos e capacidades dinâmicas de marketing. Planejamento estratégico de marketing: posicionamento, segmentação, atratividade e foco. Planejamento tático de marketing: produto/serviço, preço, canais de distribuição e comunicação. Organização de marketing e de vendas. Planejamento de vendas: transacionais e consultivas. Gerenciamento de vendas e decisões de compras dos clientes. Poder e estilos de liderança em vendas.
Princípios e fundamentos de custos: contextualização histórica, fluxo circular da renda, conceitos básicos e as diferentes visões de custo para a economia, a contabilidade e a administração. Contabilidade de custos: contabilidade fiscal e gerencial, conceitos gerais da contabilidade, custos na demonstração de resultados, classificação e comportamento dos custos, métodos de custeamento. Decisões baseadas em custos: lucro econômico e lucro contábil, margem de contribuição, ponto de equilíbrio, margem de segurança. Estudos de casos: custos na produção agrícola, na produção pecuária e na produção agroindustrial.
Modelos gerais de mensuração de risco e retorno. Métodos de administração do risco para os agentes das cadeias produtivas do agronegócio. Contratos a termo. Contratos futuros e opções agropecuárias.
Coordenação de Sistemas Agroindustriais pelo mecanismo de preços, contratos e integração vertical. Análise do poder de barganha e das estruturas de mercado. Teoria econômica sobre contratos e custos de transação. Análise de estudos de caso de contratos no processo de comercialização em diversos setores do agronegócio
Principais variáveis macroeconômicas (PIB, inflação e emprego) e como elas estão relacionadas. Principais instrumentos pelos quais o governo pode atuar na economia: políticas monetária, cambial e fiscal. Teorias macroeconômicas: contas nacionais, balanço de pagamentos, regimes cambiais e modelos de oferta e demanda agregada. Pontes que conectam as principais variáveis macroeconômicas aos mercados do universo agro.
Fundamentos de logística empresarial e de gestão de cadeias de suprimentos (Supply Chain Management). Configuração de uma cadeia de suprimentos para o agronegócio. Gestão e tomada de decisão na logística do agronegócio. Tendências e desafios da logística do agronegócio.
Crédito rural para investimentos, custeio e comercialização. Linhas de financiamento do BNDES e garantias. Fundos constitucionais. Crédito agrícola comercial privado. Títulos de crédito do agronegócio. Financiamento de exportações de produtos agropecuários e lançamento de títulos no mercado internacional. Estratégia de financiamento.
Revisão de conceitos de contabilidade e de matemática financeira. Análise econômica e financeira de empresas e projetos agroindustriais. Critérios de decisão sobre investimento. Avaliação de alternativas de investimento. Análise das variáveis de risco do investimento. Análise de desempenho do negócio, por meio de indicadores de retorno. Uso de estudos de casos.
Formas de organização societária e os contratos típicos e atípicos. Novo sistema de financiamento privado do agronegócio brasileiro: principais instrumentos, garantias, formalização e questões jurídicas relevantes. Imposto de renda na atividade rural. Imposto sobre a propriedade territorial rural (ITR).. Tributos incidentes sobre a receita bruta da atividade rural. Contribuições previdenciárias aplicáveis ao agronegócio. As relações de trabalho e os encargos trabalhistas aplicáveis ao setor.
Governança empresarial, estrutura de Conselho de Administração e práticas entre gestores e controladores. Governança familiar, papéis e responsabilidades, protocolo familiar. Planejamento da sucessão na gestão. Planejamento da sucessão patrimonial. Preparo de sucessores e sucedidos.
Inovação em produtos e processos. Tendências de inovação e seus impactos no agronegócio. Empreendedorismo e inovação. Papel das startups no agronegócio e seus agentes de fomento.
Evolução histórica do agronegócio brasileiro. Crescimento do agronegócio nacional e acesso aos mercados mundiais. Negociações agrícolas mundiais como processo para ampliação dos mercados. Tendências mundiais da produção e consumo. Globalização e formação de blocos econômicos. Perfis dos negociadores na Cadeia Global de Valor. Atribuições da Organização Mundial do Comércio (OMC). Estratégias governamentais e integração com o setor produtivo no Brasil.
Desenvolvimento e meio ambiente. Conceitos da sustentabilidade. Economia de baixo carbono. Legislação ambiental no Brasil. Licenciamento ambiental e Código Florestal. Indicadores e relatórios de sustentabilidade. Agricultura de baixo carbono. Desafios tecnológicos. Certificação e mercados sustentáveis. Oportunidades de negócios na sustentabilidade: pagamento por serviços ambientais, agroenergia.
Abordagens do pensamento estratégico. Ferramentas para a identificação de soluções de problemas nas organizações. Conceito e aplicação do Design Thinking. Desenvolver a capacidade de resolver problemas complexos, estabelecer empatia, criatividade colaborativa, visão sistêmica e atingir resultados mais tangíveis e ágeis para as organizações.
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FAQ
O que é a FGV Educação Executiva?
Importante referência de ensino, no País e no exterior, pelos seus programas de graduação, mestrado e doutorado e pelos seus trabalhos de consultoria, a Fundação Getulio Vargas trabalha de coração e mente voltados para o estímulo ao desenvolvimento nacional. Como centro de excelência, no entanto, a nossa preocupação é ser, permanentemente, uma instituição inovadora, tanto para os seus alunos como para a sociedade de uma forma geral.
O que é ser um aluno ouvinte?
O candidato participa do processo seletivo normalmente, assiste às aulas, fica isento de provas e trabalhos, e, no final do curso, recebe um certificado de participação como aluno ouvinte. O plano financeiro é o mesmo de um aluno regular.
É possível pedir transferência de curso? Quais são os procedimentos?
Sim. O aluno poderá solicitar a transferência de curso desde que as seguintes condições sejam respeitadas: deverá existir vaga no curso de destino; os cursos (origem e destino) têm de ter o mesmo nível/grau; o aluno não poderá ter cumprido mais de 68% da carga horária total do curso de origem e estejam faltando mais de 6 (seis) meses para o término do prazo de 60 meses previsto na sua turma de origem para conclusão de todas as obrigações acadêmicas. O aluno poderá requerer o aproveitamento dos créditos já cursados por meio de um pedido de equivalência de disciplinas.
Qual é a diferença entre as unidades próprias e as unidades conveniadas da FGV?
A FGV Educação Executiva seleciona uma instituição conveniada em cada cidade onde identifica demanda potencial para cursos de especialização. As conveniadas da FGV Educação Executiva são instituições que atuam localmente, com funções comerciais, de logística e operacionais, disponibilizando a estrutura para a realização das aulas, o atendimento aos alunos, etc. A FGV é a responsável pela manutenção da qualidade acadêmica dos cursos, e o corpo docente – mestres, doutores e especialistas – é o mesmo para toda a rede conveniada.
Em caso de desistência, quais as implicações?
Caso o curso já tenha iniciado, o aluno poderá solicitar cancelamento a qualquer momento. No entanto, deverá pagar o valor correspondente à carga horária já cursada, além de multa rescisória.
Qual é o tempo máximo para a conclusão do MBA e da pós-graduação na FGV?
Todos os alunos que ingressaram nos programas de MBA e pós-graduação do FGV Management a partir de janeiro de 2017 deverão concluir os seus respectivos cursos em, no máximo, 60 meses a partir da data de início do curso de origem, exceto em casos excepcionais previstos em regulamento.
Qual é a diferença entre um curso de especialização lato sensu e um curso de MBA?
A pós-graduação lato sensu compreende programas de especialização e inclui os cursos designados como MBA (Master of Business Administration).
Qual é a abrangência dos certificados de conclusão de curso?
Os certificados de conclusão de curso têm validade nacional, desde que obedeçam integralmente às exigências da Resolução nº 1, de 6 de abril de 2018.
Quais são os requisitos para cursar um curso de especialização?
Para cursar um MBA ou uma pós-graduação, é preciso que o candidato tenha um diploma de graduação. O diploma de graduação deve trazer, no verso, o número da portaria que autoriza/credencia a IES e o número da portaria de autorização ou reconhecimento do curso. Os cursos aceitos devem possuir, pelo menos, 1.600 horas. Seguem os cursos que preenchem esse requisito: graduação plena ou licenciatura; curso superior de tecnologia - qualquer área de formação - e curso sequencial de formação específica.
O que é pós-graduação lato sensu?
É um sistema de formação intelectual do segmento da educação continuada destinado ao aprofundamento e ao aprimoramento dos conhecimentos acadêmicos e técnico-profissionais. Os cursos de especialização e os cursos designados como MBA (Master Business Administration) ou equivalentes incluem-se na categoria de pós-graduação lato sensu.
Os cursos de pós-graduação e MBA são reconhecidos pelo MEC?
Os cursos independem de autorização prévia de reconhecimento e renovação de reconhecimento. Contudo, devem atender rigorosamente a todas as exigências da Resolução CNE/CES nº1 de 6 de abril de 2018.
Posso pedir transferência entre unidades (inclusive, conveniadas) durante o curso e aproveitar créditos de disciplinas já cursadas?
Sim. Para que seja feita a transferência entre unidades da FGV, a unidade de origem deverá preparar um formulário específico, informando o programa do curso em execução, as disciplinas cursadas - com notas, frequência e nomes dos professores - e a situação financeira do aluno. O aluno então poderá efetuar a matrícula na unidade de destino e deverá arcar com as taxas e mensalidades em aberto referentes ao curso. Além disso, a unidade de origem deverá enviar a documentação do aluno à secretaria acadêmica da unidade de destino, mantendo a cópia de todos os documentos nos seus arquivos. Para aproveitar créditos já cursados, o aluno deverá entrar com um pedido de equivalência de disciplinas.
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