MBA FGV Blended em Gestão Estratégica de Pessoas: Desenvolvimento Humano de Gestores
O MBA FGV Blended em Gestão Estratégica de Pessoas: Desenvolvimento Humano de Gestores foi desenhado para atender à demanda do mercado por um curso de especialização que contemple, simultaneamente, uma sólida formação em gestão de pessoas e o desenvolvimento de softskills.
Por meio dele, o participante estará apto a ocupar posições de liderança e contribuir para o desempenho organizacional, desenhando e implementando políticas e práticas de gestão de pessoas alinhadas aos objetivos estratégicos da organização.
O curso MBA FGV Blended em Gestão Estratégica de Pessoas: Desenvolvimento Humano de Gestores proporciona competências em gestão de negócios e pessoas para que você possa desenvolver-se como um líder, atuando em uma nova realidade de mercado.
Nele você irá adquirir: softskills para liderança de pessoas e equipes; conhecimento para gerenciar pessoas nos desafios decorrentes das novas configurações econômicas, demográficas, sociais e tecnológicas; habilidades em gestão de negócios.
Informações
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Formato
Híbrido -
Duração
18 Meses -
Carga Horária
432 horas -
Unidade
Dourados, MS -
Peridiocidade
Mensal: Aulas Presenciais: Sextas-feiras das 19h às 23h20 e Sábados das 08h às 12h20. Aulas Online: Sextas-feiras das 19h às 23h20 e Sábados das 08h às 12h20.
Objetivos do MBA FGV Blended em Gestão Estratégica de Pessoas: Desenvolvimento Humano de Gestores
O curso de MBA FGV Blended em Gestão Estratégica de Pessoas: Desenvolvimento Humano de Gestores visa preparar o gestor para assumir a responsabilidade pelo seu próprio desenvolvimento pessoal, profissional e social por meio de abordagens conceituais, reflexivas e vivenciais, bem como contribuir para o desenvolvimento integral da sua equipe.
Você irá adquirir:
- Competências técnicas em gestão de negócios que se relacionam à liderança de times e à gestão de pessoas ou que tangenciam essas áreas;
- Estratégias para o desenvolvimento integral da liderança, facilitadas por reflexões necessárias que tornarão mais eficaz a aplicação de competências técnicas à área de gestão de pessoas;
- Habilidades interpessoais que permitem uma atuação profissional com impactos positivos na carreira e nas organizações;
- Conhecimento a respeito de metodologias criativas para a liderança.
Público Alvo
Recomendado para profissionais de todas as formações acadêmicas, perfis e experiências, e que percebam o desenvolvimento humano integrado e permanente não só como um elemento propulsor de um convívio social e profissional mais efetivo, mas também como um impulsionador estratégico para o sucesso tanto pessoal quanto profissional, considerando os desafios de um mercado cada vez mais exigente e competitivo.
Por que fazer um MBA na FGV?
Metodologia
Os cursos do Programa MBA da FGV têm por objetivo estimular a reconstrução do conhecimento por meio da abordagem integrada entre teoria e prática, em consonância com os contextos econômicos, sociais e regionais onde os cursos são ministrados.
Os conteúdos das disciplinas são agrupados por eixos temáticos, que visam a atingir objetivos de aprendizagem específicos, alinhados ao desenvolvimento das competências necessárias à prática profissional de seus alunos.
Para apoiar a base teórica das aulas presenciais, os cursos contam com suporte de um ambiente virtual de aprendizagem, o eClass, no qual o aluno pode acessar, a qualquer momento, em seus dispositivos eletrônicos, o conteúdo da disciplina, fazendo uso irrestrito de reconhecidas bibliotecas virtuais. Além disso, há acesso a outras ferramentas que oferecem suporte ao processo de ensino-aprendizagem e facilitam a comunicação.
As atividades práticas também podem ser desenvolvidas com o apoio de estudos de casos, jogos de negócios e situações que permitam aos alunos simularem a vivência de experiências desafiadoras, encorajando-os à aplicação de seus conhecimentos na resolução dos desafios propostos.
Certificação
Os Cursos de Pós-graduação Lato Sensu- nível especialização – oferecidos pelas Escolas da FGV, nas modalidades presencial e a distância, por meio do Programa de Educação Executiva do IDE (Instituto de Desenvolvimento Educacional /FGV), em seus núcleos próprios (Rio de Janeiro / Brasília / São Paulo) e nas instalações físicas da rede de instituições conveniadas em todo o Brasil, atendem integralmente à Resolução CNE/CES 01/2007, de 08/06/2007, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação Lato Sensu, assim como atendem à Resolução CNE/CES 01/2018, em vigor desde 06.04.2018. Os cursos de Especialização encontram-se cadastrados pelas Escolas da FGV no sistema e-MEC e possuem Regulamento próprio.
Avaliação
A avaliação da aprendizagem tem um papel fundamental no processo de reconstrução de conhecimento pelos alunos e, por isso, cada disciplina tem um trabalho como instrumento avaliativo.
As avaliações construídas pelos professores possuem questões que abordam a aplicabilidade dos conceitos trabalhados em sala a contextos empresariais. Os instrumentos de avaliação utilizados visam não somente apoiar o diagnóstico do aprendizado mas também servir como base de reflexão para os alunos quanto à prática dos conceitos, a fim de capacitá-los para tomarem melhores decisões como executivos.
Coordenação Acadêmica
Módulos do Programa
Mundo do trabalho na nova economia. Megatendências da transformação global. Profissional da nova economia. Empregabilidade versus trabalhabilidade. Novos vínculos e formas de trabalho na sociedade digital. Novo conceito de carreira. Âncoras de carreira. Carreira e autodesenvolvimento. Autoconhecimento e autogestão. Plano de desenvolvimento pessoal. Intraempreendedorismo. Networking. Sentido do trabalho. Trabalho por propósito. Trabalho como forma de realização pessoal e desenvolvimento integral.
Neurociência e gestão de pessoas. Neurociência cognitiva e comportamento social: cognição e soft skills. Aplicações da Neurociência Sociocognitiva ao desenvolvimento de pessoas. Ferramentas e desafios relacionados à Neurociência.
Temas globais que impactam a gestão da saúde nas organizações. Motivadores do tema da gestão da saúde nas organizações e os seus impactos. Conceitos biopsicossocial e espiritual. Autogestão das dimensões biológica e psicológica. Resiliência e gestão da energia para gestão do estresse pessoal. Gestão da energia para superar o estresse. Conceito, objetivos e fundamentos do mindfulness. Vivências e uso do mindfulness no mundo corporativo. Classificação e práticas de mindfulness. Como apresentar o mindfulness e as suas práticas nas organizações.
Aspectos conceituais da negociação. Aspectos relacionais da negociação. Aspectos substantivos da negociação. Aspectos processuais de execução da negociação.
Obstáculos internos e externos relacionados a apresentações em público. Desenvolvimento da segurança do apresentador. Storytelling: conceitos, técnicas e utilização em apresentações em público e mídias. Aspectos essenciais de media training: tipos de entrevista, peculiaridades e tipos de linguagem dos veículos de comunicação, novas mídias e performance na produção e divulgação de conteúdo.
Processo de comunicação. Interferências nos resultados organizacionais. Restrições na compreensão da mensagem. Escuta consciente e confirmação de compreensão da mensagem. Assertividade. Comunicação com diferentes perfis comportamentais. Comunicação não violenta. Percepção de estados emocionais. Expressão corporal. Comunicação integrada organizacional: o que é, características e canais de comunicação.
Coaching e mentoring como ferramentas de engajamento e desenvolvimento de equipes. Diferenças, semelhanças e limitações do coaching e do mentoring. Ferramentas e funções do coaching e do mentoring aplicados à gestão de pessoas. Aplicações de coaching e mentoring na organização para fomentar aprendizado, autonomia, processo sucessório e resultados sustentáveis. Técnicas essenciais aos processos de coaching e mentoring.
Surgimento da Filosofia no pensamento ocidental. Transformações históricas do saber filosófico: Filosofia grega, Filosofia moderna e Filosofia contemporânea. Desafios e dilemas filosóficos da atual sociedade tecnológica. Perspectivas e tendências para o mundo dos negócios. Filosofia como instrumento para o desenvolvimento de gestores.
Diferentes perspectivas do conceito de talento. Importância estratégica da retenção de talentos. Gestão da singularidade. Formação e desenvolvimento de equipes. Equipes virtuais. Equipes autogerenciáveis. Empowerment. Redes colaborativas. Espiral de times de alta performance. Ferramentas de alto impacto para formação de squads.
Diversidade: Conceitos e tipos. Vieses inconsistentes. Importância da diversidade no mundo do trabalho. Lidando com as diferenças. Inclusão. Boas Práticas
Campo da economia comportamental. Decisão nas organizações. Julgamentos, decisões e racionalidade. Modelo racional de tomada de decisão. Heurísticas e vieses. Percepção e vieses perceptuais. Tomada de decisão nas organizações. Árvores de decisão. Decisões sob risco e incerteza.
Conceito e teorias de liderança. Modelos de liderança contingencial. Poder e influência nas organizações. Novos modelos de liderança. Relação líder-liderado e Teoria LMX. Liderança de equipes de alto desempenho. Pipeline de liderança e desenvolvimento de líderes. Líder-coach. Inteligência emocional e competências do líder eficaz.
Evolução do pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento. Referenciais estratégicos. Análise dos ambientes interno e externo. Formulação da estratégia competitiva. Objetivos estratégicos. Balanced Scorecard (BSC).
Governança corporativa como arquitetura de gestão responsável. Compliance e a sua relação com a sustentabilidade e a governança na geração de valor. Fundamentos: Teoria da Agência e conflitos de interesse. Estrutura da governança. Princípios da governança. Principais problemas relacionados à governança.
Cultura organizacional, origem e impacto no resultado da empresa. Cultura, estratégia, modelo de gestão e estilo de liderança. Clima organizacional. Diagnóstico, gerenciamento e mudança da cultura organizacional. Cultura, fusão e aquisição.
Conceito e teorias de liderança. Modelos de liderança contingencial. Poder e influência nas organizações. Novos modelos de liderança. Relação líder-liderado e Teoria LMX. Liderança de equipes de alto desempenho. Pipeline de liderança e desenvolvimento de líderes. Líder-coach. Inteligência emocional e competências do líder eficaz.
Campo da economia comportamental. Decisão nas organizações. Julgamentos, decisões e racionalidade. Modelo racional de tomada de decisão. Heurísticas e vieses. Percepção e vieses perceptuais. Tomada de decisão nas organizações. Árvores de decisão. Decisões sob risco e incerteza.
Diversidade: conceitos e tipos. Vieses inconscientes. Importância da diversidade no mundo do trabalho. Lidando com as diferenças. Inclusão. Boas práticas.
Surgimento da Filosofia no pensamento ocidental. Transformações históricas do saber filosófico: Filosofia grega, Filosofia moderna e Filosofia contemporânea. Desafios e dilemas filosóficos da atual sociedade tecnológica. Perspectivas e tendências para o mundo dos negócios. Filosofia como instrumento para o desenvolvimento de gestores.
Temas globais que impactam a gestão da saúde nas organizações. Motivadores do tema da gestão da saúde nas organizações e os seus impactos. Conceitos biopsicossocial e espiritual. Autogestão das dimensões biológica e psicológica. Resiliência e gestão da energia para gestão do estresse pessoal. Gestão da energia para superar o estresse. Conceito, objetivos e fundamentos do mindfulness. Vivências e uso do mindfulness no mundo corporativo. Classificação e práticas de mindfulness. Como apresentar o mindfulness e as suas práticas nas organizações.
Governança corporativa como arquitetura de gestão responsável. Compliance e a sua relação com a sustentabilidade e a governança na geração de valor. Fundamentos: Teoria da Agência e conflitos de interesse. Estrutura da governança. Princípios da governança. Principais problemas relacionados à governança.
Histórico e conceituação de projeto e gerenciamento de projetos. Relação entre estratégia e projetos. Ciclo de vida e grupos de processos de gerenciamento de projetos. Gerenciamento de portfólio e programas. Escritório de projetos. Estruturas organizacionais, os seus impactos em projetos e o seu gerenciamento. Papel do gerente de projeto e principais competências necessárias. Plano de gerenciamento do projeto: Canvas, PM Visual, Cascata e Metodologias ágeis/Scrum.
Temas globais que impactam a gestão da saúde nas organizações. Motivadores do tema da gestão da saúde nas organizações e os seus impactos. Conceitos biopsicossocial e espiritual. Autogestão das dimensões biológica e psicológica. Resiliência e gestão da energia para gestão do estresse pessoal. Gestão da energia para superar o estresse. Conceito, objetivos e fundamentos do mindfulness. Vivências e uso do mindfulness no mundo corporativo. Classificação e práticas de mindfulness. Como apresentar o mindfulness e as suas práticas nas organizações.
Processo de comunicação. Interferências nos resultados organizacionais. Restrições na compreensão da mensagem. Escuta consciente e confirmação de compreensão da mensagem. Assertividade. Comunicação com diferentes perfis comportamentais. Comunicação não violenta. Percepção de estados emocionais. Expressão corporal. Comunicação integrada organizacional: o que é, características e canais de comunicação.
Surgimento da Filosofia no pensamento ocidental. Transformações históricas do saber filosófico: Filosofia grega, Filosofia moderna e Filosofia contemporânea. Desafios e dilemas filosóficos da atual sociedade tecnológica. Perspectivas e tendências para o mundo dos negócios. Filosofia como instrumento para o desenvolvimento de gestores.
Ética, moral e valores. Ética e poder nas organizações. Responsabilidade social e governança corporativa. Sustentabilidade como vantagem competitiva.
Conceito e teorias de liderança. Modelos de liderança contingencial. Poder e influência nas organizações. Novos modelos de liderança. Relação líder-liderado e Teoria LMX. Liderança de equipes de alto desempenho. Pipeline de liderança e desenvolvimento de líderes. Líder-coach. Inteligência emocional e competências do líder eficaz.
Obstáculos internos e externos relacionados a apresentações em público. Desenvolvimento da segurança do apresentador. Storytelling: conceitos, técnicas e utilização em apresentações em público e mídias. Aspectos essenciais de media training: tipos de entrevista, peculiaridades e tipos de linguagem dos veículos de comunicação, novas mídias e performance na produção e divulgação de conteúdo.
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FAQ
O que é a FGV Educação Executiva?
Importante referência de ensino, no País e no exterior, pelos seus programas de graduação, mestrado e doutorado e pelos seus trabalhos de consultoria, a Fundação Getulio Vargas trabalha de coração e mente voltados para o estímulo ao desenvolvimento nacional. Como centro de excelência, no entanto, a nossa preocupação é ser, permanentemente, uma instituição inovadora, tanto para os seus alunos como para a sociedade de uma forma geral.
O que é ser um aluno ouvinte?
O candidato participa do processo seletivo normalmente, assiste às aulas, fica isento de provas e trabalhos, e, no final do curso, recebe um certificado de participação como aluno ouvinte. O plano financeiro é o mesmo de um aluno regular.
É possível pedir transferência de curso? Quais são os procedimentos?
Sim. O aluno poderá solicitar a transferência de curso desde que as seguintes condições sejam respeitadas: deverá existir vaga no curso de destino; os cursos (origem e destino) têm de ter o mesmo nível/grau; o aluno não poderá ter cumprido mais de 68% da carga horária total do curso de origem e estejam faltando mais de 6 (seis) meses para o término do prazo de 60 meses previsto na sua turma de origem para conclusão de todas as obrigações acadêmicas. O aluno poderá requerer o aproveitamento dos créditos já cursados por meio de um pedido de equivalência de disciplinas.
Qual é a diferença entre as unidades próprias e as unidades conveniadas da FGV?
A FGV Educação Executiva seleciona uma instituição conveniada em cada cidade onde identifica demanda potencial para cursos de especialização. As conveniadas da FGV Educação Executiva são instituições que atuam localmente, com funções comerciais, de logística e operacionais, disponibilizando a estrutura para a realização das aulas, o atendimento aos alunos, etc. A FGV é a responsável pela manutenção da qualidade acadêmica dos cursos, e o corpo docente – mestres, doutores e especialistas – é o mesmo para toda a rede conveniada.
Em caso de desistência, quais as implicações?
Caso o curso já tenha iniciado, o aluno poderá solicitar cancelamento a qualquer momento. No entanto, deverá pagar o valor correspondente à carga horária já cursada, além de multa rescisória.
Qual é o tempo máximo para a conclusão do MBA e da pós-graduação na FGV?
Todos os alunos que ingressaram nos programas de MBA e pós-graduação do FGV Management a partir de janeiro de 2017 deverão concluir os seus respectivos cursos em, no máximo, 60 meses a partir da data de início do curso de origem, exceto em casos excepcionais previstos em regulamento.
Qual é a diferença entre um curso de especialização lato sensu e um curso de MBA?
A pós-graduação lato sensu compreende programas de especialização e inclui os cursos designados como MBA (Master of Business Administration).
Qual é a abrangência dos certificados de conclusão de curso?
Os certificados de conclusão de curso têm validade nacional, desde que obedeçam integralmente às exigências da Resolução nº 1, de 6 de abril de 2018.
Quais são os requisitos para cursar um curso de especialização?
Para cursar um MBA ou uma pós-graduação, é preciso que o candidato tenha um diploma de graduação. O diploma de graduação deve trazer, no verso, o número da portaria que autoriza/credencia a IES e o número da portaria de autorização ou reconhecimento do curso. Os cursos aceitos devem possuir, pelo menos, 1.600 horas. Seguem os cursos que preenchem esse requisito: graduação plena ou licenciatura; curso superior de tecnologia - qualquer área de formação - e curso sequencial de formação específica.
O que é pós-graduação lato sensu?
É um sistema de formação intelectual do segmento da educação continuada destinado ao aprofundamento e ao aprimoramento dos conhecimentos acadêmicos e técnico-profissionais. Os cursos de especialização e os cursos designados como MBA (Master Business Administration) ou equivalentes incluem-se na categoria de pós-graduação lato sensu.
Os cursos de pós-graduação e MBA são reconhecidos pelo MEC?
Os cursos independem de autorização prévia de reconhecimento e renovação de reconhecimento. Contudo, devem atender rigorosamente a todas as exigências da Resolução CNE/CES nº1 de 6 de abril de 2018.
Posso pedir transferência entre unidades (inclusive, conveniadas) durante o curso e aproveitar créditos de disciplinas já cursadas?
Sim. Para que seja feita a transferência entre unidades da FGV, a unidade de origem deverá preparar um formulário específico, informando o programa do curso em execução, as disciplinas cursadas - com notas, frequência e nomes dos professores - e a situação financeira do aluno. O aluno então poderá efetuar a matrícula na unidade de destino e deverá arcar com as taxas e mensalidades em aberto referentes ao curso. Além disso, a unidade de origem deverá enviar a documentação do aluno à secretaria acadêmica da unidade de destino, mantendo a cópia de todos os documentos nos seus arquivos. Para aproveitar créditos já cursados, o aluno deverá entrar com um pedido de equivalência de disciplinas.
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