MBA LIVE FGV em Gestão do Comércio Exterior e Negócios Internacionais
Uma área em ascensão em meio a um mercado cada vez mais globalizado. Com o MBA LIVE FGV em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais, o aluno irá se preparar para este mercado, desenvolvendo uma visão sistêmica e capacidade de identificar oportunidades e ameaças em relação às transações comerciais em nível internacional.
Informações
-
Formato
Online -
Duração
16 meses -
Carga Horária
432 horas -
Unidade
Dourados, MS -
Peridiocidade
Semanal: 02 aulas semanais ao vivo das 19h às 22h20 e 01 Prova Presencial por mês.
Objetivos do MBA LIVE FGV em Gestão do Comércio Exterior e Negócios Internacionais
Você irá adquirir:
- Competência para tomar decisões no exercício de funções relativas ao comércio exterior e finanças internacionais;
- Domínio de ferramentas que podem torná-lo líder em uma empresa, gerenciando pessoas e ativos intangíveis em ambientes multiculturais e de grande competitividade;
- Domínio de ferramentas necessárias para gestão de operações de exportação/importação e para gestão de contratos e finanças internacionais e
- Habilidade para realizar negociações internacionais.
Público Alvo
Recomendado para:
- Profissionais de organizações com operações no exterior ou que almejam se engajar em negócios internacionais;
- Profissionais que desejam atuar nas áreas de Comércio Exterior, Economia e Finanças Internacionais, Câmbio, Logística Internacional e Negócios Internacionais.
Por que fazer um MBA na FGV?
Metodologia
Os cursos do Programa MBA LIVE da FGV têm por objetivo estimular a reconstrução do conhecimento por meio da abordagem integrada entre teoria e prática, em consonância com os contextos econômicos, sociais e regionais onde os cursos são ministrados.
Os conteúdos das disciplinas visam a atingir objetivos de aprendizagem específicos, alinhados ao desenvolvimento das competências necessárias à prática profissional de seus alunos.
As aulas, mediadas remotamente por ferramentas de videoconferência, são planejadas com aplicação de diferentes estratégias de aprendizagem, sob a égide das metodologias ativas. Os alunos contam com suporte de um ambiente virtual de aprendizagem, o eClass, no qual podem acessar, a qualquer momento, em seus dispositivos eletrônicos, o conteúdo da disciplina, fazendo uso irrestrito de reconhecidas bibliotecas virtuais. Além disso, há acesso a outras ferramentas que oferecem suporte ao processo de ensino-aprendizagem e facilitam a comunicação.
As atividades práticas são desenvolvidas com o apoio de estudos de casos, jogos de negócios e situações que permitam aos alunos simularem a vivência de experiências desafiadoras, encorajando-os à aplicação de seus conhecimentos na resolução dos desafios propostos.
Certificação
Ao ser aprovado no curso de MBA Live, você terá direito ao certificado impresso, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas da FGV.
Ao final de todas as disciplinas, seu certificado é emitido automaticamente e enviado para seu endereço cadastrado no Portal do Aluno, o prazo de entrega está regido por regulamento.
Avaliação
A avaliação da aprendizagem tem um papel fundamental no processo de reconstrução de conhecimento pelos alunos e, por isso, cada disciplina tem um trabalho como instrumento avaliativo.
As avaliações construídas pelos professores possuem questões que abordam a aplicabilidade dos conceitos trabalhados em sala a contextos empresariais. Os instrumentos de avaliação utilizados visam não somente apoiar o diagnóstico do aprendizado mas também servir como base de reflexão para os alunos quanto à prática dos conceitos, a fim de capacitá-los para tomarem melhores decisões como executivos.
Coordenação Acadêmica
-
Miguel Ferreira Lima
Professor, coordenador de cursos de pós-graduação e pesquisador na área de Comércio Exterior, Internacionalização de Empresas, Marketing Internacional, Planejamento Estratégico, Marketing e Governança Corporativa em empresas internacionalizadas. É Doutor em Comunicação pela UFRJ (2006) e Mestre em Administração pela UFF (2002), Pós-Graduado em Relações Internacionais pela UERJ (1989) e Bacharel em Ciências Econômicas pela UFF (1982). Atuou em cargos executivos na Petrobrás Internacional - Braspetro, e na Petrobrás Comércio Internacional - Interbrás. Foi gerente de exportação na Irwin Industrial, tendo lançado marcas brasileiras no exterior. Foi coordenador de cursos de graduação em diversas instituições de ensino e consultor da FUNCEX.. Coordenou MBAs em Comércio Exterior e Gestão Empresarial na USP e na FGV. Já orientou mais de 600 projetos de exportação em cursos de pós-graduação. É organizador, coordenador e coautor de 6 livros na área de Comércio Externo e Marketing. Atualmente é professor Associado II do Departamento de Administração da Universidade Federal Fluminense e professor convidado em instituições como: UFRJ, FGV e USP.
Ler Mais
Módulos do Programa
Conceitos básicos em estratégia. Definição do rumo da organização. Análise do ambiente externo e interno: análise setorial, cenários prospectivos e ferramentas de análise. Definição do desenho da estratégia e inserção internacional da organização. Estratégias, táticas, metas e objetivos. Implementação e gestão da estratégia.
Teorias do comércio internacional: vantagens comparativas, ganhos de comércio, crítica às teorias clássicas. Novas teorias do Comércio Internacional. Mensuração da atividade econômica. Crescimento econômico e a influência externa sobre a demanda agregada e a oferta agregada. Poupança, investimento e fluxos de capital estrangeiro Inflação, índices de preços e sua relação com variáveis externas.Política monetária e relação juroscâmbio. Política fiscal e sua relação com o risco-país. Taxas de câmbio nominal, real e efetiva real. Balanço de Pagamentos e os determinantes das contas de capital e de transações correntes; mecanismos de ajuste do balanço de pagamentos e suas relações com demanda agregada, câmbio e juros. Regimes cambiais. Papel de organismos internacionais como FMI, OMC e Banco Mundial.
Direito Interno e Direito Internacional. Lex Mercatória. Tratados. Integração Regional. Os Sistemas Jurídicos Internacionais. Formação do contrato. Contratos escritos e não escritos. Tipos contratuais. Vícios da Vontade. Das obrigações. Alteração e extinção dos contratos. Da Responsabilidade Civil. Do inadimplemento contratual e suas consequências. Força Maior e Teoria da Imprevisão. Contratos internacionais em suas várias modalidades. Conflitos de leis e jurisdição internacionais. Jurisdição nos contratos internacionais. Contencioso judicial no exterior e execução de sentença estrangeira no Brasil. Formas alternativas de resolução de conflitos no âmbito internacional(ADR) :arbritagem e mediação.
Sistema Financeiro Internacional: evolução e características. Globalização financeira e crescimento dos derivativos. Forward, Swaps e taxas de juros de paridade. Mercado de títulos internacionais. Administrando o risco cambial. Mercado financeiro internacional. Dimensão internacional da estrutura de capital e custo de capital. Administração internacional de working capital.
Integração das funções logísticas e Supply Chain. Estratégias de suprimento internacional. Global Sourcing. JustIn-Time. Estratégias de distribuição física internacional. Incoterms 2010. Tipos de Cargas, embalagens, unitização, containers. Sistema de transportes: marítimo, aéreo, rodoviário, dutoviário, ferroviário internacional. Custos Logísticos. Multimodalidade. Operadores logísticos internacionais. Seguros internacionais. Portos como elos logísticos. Plataformas Logísticas.
Operações Financeiras em Moeda Estrangeira. Fatores e determinação da taxa de câmbio. Mercado Cambial Brasileiro. Agentes do mercado. Participação do Banco Central. Capitais Internacionais. Contratação de Câmbio. Trava, deságio, prêmio, desconto. Liquidação, alteração, prorrogação, cancelamento, baixa. Despesas bancárias. Comissão de Agente. Disponibilidades no Exterior. Pagamentos na Exportação e na Importação. Documentação e Compliance. Aspectos fiscais nas operações de câmbio. Operações cursadas no CCR, SML. Modalidades de Pagamento: Cartas de Crédito, Cobrança, Remessa Direta, Pagamento Antecipado.
Organização e implantação da gerência de comércio exterior. Normas dos órgãos governamentais envolvidos no comércio exterior. Procedimentos administrativos, aduaneiros e o trâmite documental nas operações de exportação e importação
Gerenciando pessoas estrategicamente. Revisando posturas estratégicas. Estratégias genéricas para pessoas em empresas internacionalizadas. Gerenciamento de contradições em operações no exterior.
Diagnóstico estratégico da capacidade de internacionalização da organização. Desenvolvimento de um Plano de Negócio Internacional. Estratégias de produto, preço, comunicação e distribuição internacional. Implementação e controle do Plano de Negócio Internacional.
Jogo de Negócio com foco na área internacional abordando finanças internacionais, marketing internacional e logística internacional.
Conceitos financeiros fundamentais. Juros Simples e Juros Compostos. Tipos de Taxas de Juros. Operações de Desconto. Equivalência de taxas e capitais. Cálculo do valor presente e valor futuro. Séries de Pagamentos - Séries Uniformes Antecipadas, Postecipadas e Diferidas. Sistemas de amortização: tabela price e sistema de amortização constante. Método de análise de fluxos de caixa. Desconto racional composto e desconto comercial.
Ambiente empresarial globalizado. Estratégias e estruturas organizacionais de internacionalização. Fontes de informações no comércio internacional. Marketing Mix nos negócios internacionais: decisões de produto e marca, preço, distribuição e comunicação em nível internacional.
Mercado globalizado e o negociador global. Aspectos multi-culturais em negociações internacionais. Princípios e estratégias de planejamento, preparação e implementação de um acordo internacional - Matriz de Negociações Complexas. Abordagens da negociação integrativa e distributiva e a dinâmica das negociações internacionais. Barreiras e desafios na execução de um acordo internacional. Diretrizes para uma negociação internacional de sucesso. Competências profissionais de um negociador internacional de sucesso. Análise de casos.
Princípios fundamentais e acordos administrados pela OMC. Elementos básicos do GATT/OMC. Elementos básicos da formação de Blocos Econômicos. Impactos positivos da aplicação destes acordos sobre a iniciativa privada brasileira. Instrumentos de apoio à iniciativa privada no Brasil e regras da OMC: defesa comercial (antidumping, medidas compensatórias e salvaguardas), barreiras técnicas e compras governamentais.
Integração econômica: acordos multilaterais e acordos regionais/plurilaterais: ameaças e oportunidades empresariais. Acordos comerciais e as cadeias globais de valor. Novas características dos acordos em negociação no século XXI e seu impacto sobre os negócios. O sistema de Bretton Woods: montagem, efeitos e decadência. O fim da Guerra Fria e seus desdobramentos políticos e econômicos. Novos limites para a atuação dos estados nacionais. Impactos da ascensão dos países emergentes. A necessidade de uma nova governança global e as dificuldades de sua negociação. O posicionamento estratégico do Brasil e efeitos sobre as empresas brasileiras.
Legislação tributária e aduaneira nacional. Tributos incidentes na importação. Tributos incidentes na exportação. Regimes aduaneiros especiais e regimes aduaneiros aplicados em áreas especiais.
Globalização e internacionalização: cenários da globalização, interfaces da globalização, internacionalização. Modelos de internacionalização: teoria da internacionalização por aprendizagem, modelo de Dunning, Paradigma de OLI, cadeias globais de valor. Internacionalização de empresas brasileiras: estudo de casos de transnacionais brasileiras.
Planejamento tributário por meio dos Tratados Internacionais em Matéria Tributária (acordos de bitributação). Operações no exterior por meio de Atuação direta, Estabelecimentos Permanentes-Filiais, Coligadas, Controladas, Centros de Refaturamento. Tributação de Expratriados: Residentes no Brasil enviados ao exterior e Residentes no Exterior enviados ao Brasil. Uso de Paraísos Fiscais: Efeitos tributários do uso de paraísos fiscais. Regras de Preços de Transferência e Regras de Thin Capitalization (para financiamento internacional de empresas).
Ver todos os módulos
FAQ
O que é a FGV Educação Executiva?
Importante referência de ensino, no País e no exterior, pelos seus programas de graduação, mestrado e doutorado e pelos seus trabalhos de consultoria, a Fundação Getulio Vargas trabalha de coração e mente voltados para o estímulo ao desenvolvimento nacional. Como centro de excelência, no entanto, a nossa preocupação é ser, permanentemente, uma instituição inovadora, tanto para os seus alunos como para a sociedade de uma forma geral.
O que é ser um aluno ouvinte?
O candidato participa do processo seletivo normalmente, assiste às aulas, fica isento de provas e trabalhos, e, no final do curso, recebe um certificado de participação como aluno ouvinte. O plano financeiro é o mesmo de um aluno regular.
É possível pedir transferência de curso? Quais são os procedimentos?
Sim. O aluno poderá solicitar a transferência de curso desde que as seguintes condições sejam respeitadas: deverá existir vaga no curso de destino; os cursos (origem e destino) têm de ter o mesmo nível/grau; o aluno não poderá ter cumprido mais de 68% da carga horária total do curso de origem e estejam faltando mais de 6 (seis) meses para o término do prazo de 60 meses previsto na sua turma de origem para conclusão de todas as obrigações acadêmicas. O aluno poderá requerer o aproveitamento dos créditos já cursados por meio de um pedido de equivalência de disciplinas.
Qual é a diferença entre as unidades próprias e as unidades conveniadas da FGV?
A FGV Educação Executiva seleciona uma instituição conveniada em cada cidade onde identifica demanda potencial para cursos de especialização. As conveniadas da FGV Educação Executiva são instituições que atuam localmente, com funções comerciais, de logística e operacionais, disponibilizando a estrutura para a realização das aulas, o atendimento aos alunos, etc. A FGV é a responsável pela manutenção da qualidade acadêmica dos cursos, e o corpo docente – mestres, doutores e especialistas – é o mesmo para toda a rede conveniada.
Em caso de desistência, quais as implicações?
Caso o curso já tenha iniciado, o aluno poderá solicitar cancelamento a qualquer momento. No entanto, deverá pagar o valor correspondente à carga horária já cursada, além de multa rescisória.
Qual é o tempo máximo para a conclusão do MBA e da pós-graduação na FGV?
Todos os alunos que ingressaram nos programas de MBA e pós-graduação do FGV Management a partir de janeiro de 2017 deverão concluir os seus respectivos cursos em, no máximo, 60 meses a partir da data de início do curso de origem, exceto em casos excepcionais previstos em regulamento.
Qual é a diferença entre um curso de especialização lato sensu e um curso de MBA?
A pós-graduação lato sensu compreende programas de especialização e inclui os cursos designados como MBA (Master of Business Administration).
Qual é a abrangência dos certificados de conclusão de curso?
Os certificados de conclusão de curso têm validade nacional, desde que obedeçam integralmente às exigências da Resolução nº 1, de 6 de abril de 2018.
Quais são os requisitos para cursar um curso de especialização?
Para cursar um MBA ou uma pós-graduação, é preciso que o candidato tenha um diploma de graduação. O diploma de graduação deve trazer, no verso, o número da portaria que autoriza/credencia a IES e o número da portaria de autorização ou reconhecimento do curso. Os cursos aceitos devem possuir, pelo menos, 1.600 horas. Seguem os cursos que preenchem esse requisito: graduação plena ou licenciatura; curso superior de tecnologia - qualquer área de formação - e curso sequencial de formação específica.
O que é pós-graduação lato sensu?
É um sistema de formação intelectual do segmento da educação continuada destinado ao aprofundamento e ao aprimoramento dos conhecimentos acadêmicos e técnico-profissionais. Os cursos de especialização e os cursos designados como MBA (Master Business Administration) ou equivalentes incluem-se na categoria de pós-graduação lato sensu.
Os cursos de pós-graduação e MBA são reconhecidos pelo MEC?
Os cursos independem de autorização prévia de reconhecimento e renovação de reconhecimento. Contudo, devem atender rigorosamente a todas as exigências da Resolução CNE/CES nº1 de 6 de abril de 2018.
Posso pedir transferência entre unidades (inclusive, conveniadas) durante o curso e aproveitar créditos de disciplinas já cursadas?
Sim. Para que seja feita a transferência entre unidades da FGV, a unidade de origem deverá preparar um formulário específico, informando o programa do curso em execução, as disciplinas cursadas - com notas, frequência e nomes dos professores - e a situação financeira do aluno. O aluno então poderá efetuar a matrícula na unidade de destino e deverá arcar com as taxas e mensalidades em aberto referentes ao curso. Além disso, a unidade de origem deverá enviar a documentação do aluno à secretaria acadêmica da unidade de destino, mantendo a cópia de todos os documentos nos seus arquivos. Para aproveitar créditos já cursados, o aluno deverá entrar com um pedido de equivalência de disciplinas.
Ver todas as dúvidas
Tenho Interesse