MBA FGV Blended em Gerenciamento de Projetos
O MBA FGV Blended em Gerenciamento de Projetos proporciona uma visão abrangente das melhores práticas de gerenciamento de projetos nas organizações, apresentando as suas áreas de conhecimento e o ferramental teórico a elas associado. Com isso, pretende dar mais conforto e segurança ao profissional que precisa gerenciar o seu projeto de maneira profissional.
Informações
-
Formato
Híbrido -
Duração
18 Meses -
Carga Horária
432 horas -
Unidade
Dourados, MS -
Peridiocidade
Mensal: Ainda sem previsão para o começo. Aulas Presenciais: Sextas-feiras das 19h às 23h20 e Sábados das 08h às 12h20. Aulas Online: Sextas-feiras das 19h às 23h20 e Sábados das 08h às 12h20.
Objetivos do MBA FGV Blended em Gerenciamento de Projetos
Gerenciar projetos com competência e qualidade é sinônimo de sucesso em qualquer empreendimento. Após a realização deste curso, planejar, controlar e executar um projeto ou programa estará no seu DNA e você passará a ser essencial em sua empresa.
Você irá adquirir:
- Desenvolver uma visão holística das atividades empresariais, focando a criação de valor para a empresa;
- Oferecer conhecimentos técnicos para que os alunos se tornem gestores líderes tanto no ambiente das organizações em que trabalham quanto no desenvolvimento de negócios próprios;
- Relacionar o ferramental teórico à prática de gestão, por meio de exercícios e estudos de caso;
- Trabalhar o autoconhecimento de competências comportamentais, de modo a disponibilizar os instrumentos necessários à elaboração um projeto de carreira por parte do aluno;
- Construir competências para que o aluno seja capaz de iniciar, planejar, controlar, executar e finalizar um projeto ou programa, com base nas boas práticas preconizadas pelo Project Management Institute (PMI) e pelo mercado;
- Possibilitar ao aluno diferenciar ciclos preditivos de ciclos adaptativos de projetos, optando pelo melhor ferramental em termos de cerimônias, papéis e artefatos a serem utilizados em cada situação e maturidade de gerenciamento.
Público Alvo
O curso MBA FGV Blended em Gerenciamento de Projetos é recomendado/indicado para:
- Profissionais que tenham concluído a graduação com, no mínimo, dois anos de experiência na área;
- Profissionais cujo ponto alcançado nas suas carreiras os obrigue a buscar novos níveis de formação acadêmica;
- Lideranças responsáveis por administrar projetos, programas, portfólios e escritórios de projeto das mais variadas áreas de atuação, incluindo o primeiro, o segundo e o terceiro setor da economia;
- Profissionais que tenham por missão a implantação de mudanças nas suas respectivas organizações.
Por que fazer um MBA na FGV?
Metodologia
Os cursos do Programa MBA da FGV têm por objetivo estimular a reconstrução do conhecimento por meio da abordagem integrada entre teoria e prática, em consonância com os contextos econômicos, sociais e regionais onde os cursos são ministrados.
Os conteúdos das disciplinas são agrupados por eixos temáticos, que visam a atingir objetivos de aprendizagem específicos, alinhados ao desenvolvimento das competências necessárias à prática profissional de seus alunos.
Para apoiar a base teórica das aulas presenciais, os cursos contam com suporte de um ambiente virtual de aprendizagem, o eClass, no qual o aluno pode acessar, a qualquer momento, em seus dispositivos eletrônicos, o conteúdo da disciplina, fazendo uso irrestrito de reconhecidas bibliotecas virtuais. Além disso, há acesso a outras ferramentas que oferecem suporte ao processo de ensino-aprendizagem e facilitam a comunicação.
As atividades práticas também podem ser desenvolvidas com o apoio de estudos de casos, jogos de negócios e situações que permitam aos alunos simularem a vivência de experiências desafiadoras, encorajando-os à aplicação de seus conhecimentos na resolução dos desafios propostos.
Certificação
Os Cursos de Pós-graduação Lato Sensu- nível especialização – oferecidos pelas Escolas da FGV, nas modalidades presencial e a distância, por meio do Programa de Educação Executiva do IDE (Instituto de Desenvolvimento Educacional /FGV), em seus núcleos próprios (Rio de Janeiro / Brasília / São Paulo) e nas instalações físicas da rede de instituições conveniadas em todo o Brasil, atendem integralmente à Resolução CNE/CES 01/2007, de 08/06/2007, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação Lato Sensu, assim como atendem à Resolução CNE/CES 01/2018, em vigor desde 06.04.2018. Os cursos de Especialização encontram-se cadastrados pelas Escolas da FGV no sistema e-MEC e possuem Regulamento próprio.
Avaliação
A avaliação da aprendizagem tem um papel fundamental no processo de reconstrução de conhecimento pelos alunos e, por isso, cada disciplina tem um trabalho como instrumento avaliativo.
As avaliações construídas pelos professores possuem questões que abordam a aplicabilidade dos conceitos trabalhados em sala a contextos empresariais. Os instrumentos de avaliação utilizados visam não somente apoiar o diagnóstico do aprendizado mas também servir como base de reflexão para os alunos quanto à prática dos conceitos, a fim de capacitá-los para tomarem melhores decisões como executivos.
Coordenação Acadêmica
-
André B. Barcaui
Consultor Sênior com mais de 17 anos atuando na área de gerência de projetos. É Doutor em Administração pela Universidad Nacional de Rosario (UNR) na Argentina, Mestre em Sistemas de Gestão pela UFF-RJ e formado em Informática pela PUC-RJ. Foi Project Office Manager da Hewlett-Packard Consulting responsável pela região Latino-Americana e Gerente de Programa e Serviços na IBM. É membro-fundador do PMI Chapter Rio, onde concluiu sua certificação PMP em 1999, e professor de diversos MBA’s e Coordenador do MBA em Gerência de Projetos da FGV/RJ. É também certificado Master Coach pelo Behavioral Coaching Institute. Desenvolve projetos de consultoria e treinamento na área de gerência de projetos e atua como personal coach para gerências de nível médio, de projeto e executiva. Autor do livro “Gerente também é Gente: um romance sobre gerência de Projetos” pela editora Brasport e co-autor de “Gerenciamento de Tempo em Projetos” pela editora FGV Management.
Ler Mais
Módulos do Programa
Evolução do pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento. Referenciais estratégicos. Análise dos ambientes interno e externo. Formulação da estratégia competitiva. Objetivos estratégicos. Balanced Scorecard (BSC).
Ética, moral e valores. Ética e poder nas organizações. Responsabilidade social e governança corporativa. Sustentabilidade como vantagem competitiva.
Aspectos conceituais da negociação. Aspectos relacionais da negociação. Aspectos substantivos da negociação. Aspectos processuais de execução da negociação.
Teoria da Oferta e da Demanda. Mercados competitivos e não competitivos. Mensuração da atividade econômica pela ótica da produção e dos preços. Políticas monetária e fiscal, e estabilização da economia.
Matemática Financeira. Contextualização do conceito de um projeto de investimento. Aplicação das metodologias na avaliação de projetos de investimento. Identificação das metodologias destinadas à aplicabilidade em projetos com montante de investimento e vida útil iguais e diferentes.
Gerência de portfólio. Alinhamento estratégico do portfólio. Seleção e balanceamento de portfólio. Escritório de projetos PMO. Maturidade em gerenciamento de projetos. Gestão de portfólio integrada ao PMO.
Histórico e evolução da gerência de projetos. Áreas de conhecimento em gerência de projetos segundo o PMBOK. Ciclos de vida de um projeto. Estruturas organizacionais utilizadas no gerenciamento de projetos.
Conceito de gerenciamento do escopo do projeto. Estrutura analítica do projeto (EAP). Conceitos e definições de qualidade em projetos. Gerenciamento da qualidade.
Gerenciamento do cronograma. Desenvolvimento do cronograma. Gerenciamento de recursos do projeto. Gerenciamento de custos do projeto.
Definição e planejamento do gerenciamento de riscos. Análises qualitativa e quantitativa dos riscos. Planejamento das reservas e controle dos riscos.
Planejamento das aquisições do projeto. Instrumento contratual. Condução das aquisições. Controle das aquisições.
Organização e gerenciamento de projetos. Gerenciamento e orientação do trabalho do projeto. Encerramento do projeto ou fase. Gerenciamento do conhecimento do projeto.
Cultura organizacional. Princípios de gerenciamento de stakeholders em projetos. Conceitos e importância da comunicação em projetos. Processo de mudança e aspectos comportamentais envolvidos.
Desafios do empreendedorismo e da inovação na economia contemporânea. Visão de negócios e empreendedorismo. Implementando a inovação. Estratégia e modelo de inovação.
Do mecanicismo à sociedade do conhecimento. Liderança na era das competências. Motivação como ferramenta de liderança. Liderança e sucessão.
Introdução à agilidade. Framework Scrum. Framework Kanban. XP, DSDM, Crystal e outros modelos. Agile coaching.
Práticas de planejamento, estimativa e medição ágeis. Práticas de aplicação ágil em gerenciamento de projetos. Práticas de lean startup. Práticas de escalada ágil.
Gerenciamento de programas. Metodologias e práticas para gerenciamento de projetos e processo evolutivo. Gerenciamento de projetos complexos. Tendências em gerenciamento de projetos: hoje e manhã.
Ver todos os módulos
FAQ
O que é a FGV Educação Executiva?
Importante referência de ensino, no País e no exterior, pelos seus programas de graduação, mestrado e doutorado e pelos seus trabalhos de consultoria, a Fundação Getulio Vargas trabalha de coração e mente voltados para o estímulo ao desenvolvimento nacional. Como centro de excelência, no entanto, a nossa preocupação é ser, permanentemente, uma instituição inovadora, tanto para os seus alunos como para a sociedade de uma forma geral.
O que é ser um aluno ouvinte?
O candidato participa do processo seletivo normalmente, assiste às aulas, fica isento de provas e trabalhos, e, no final do curso, recebe um certificado de participação como aluno ouvinte. O plano financeiro é o mesmo de um aluno regular.
É possível pedir transferência de curso? Quais são os procedimentos?
Sim. O aluno poderá solicitar a transferência de curso desde que as seguintes condições sejam respeitadas: deverá existir vaga no curso de destino; os cursos (origem e destino) têm de ter o mesmo nível/grau; o aluno não poderá ter cumprido mais de 68% da carga horária total do curso de origem e estejam faltando mais de 6 (seis) meses para o término do prazo de 60 meses previsto na sua turma de origem para conclusão de todas as obrigações acadêmicas. O aluno poderá requerer o aproveitamento dos créditos já cursados por meio de um pedido de equivalência de disciplinas.
Qual é a diferença entre as unidades próprias e as unidades conveniadas da FGV?
A FGV Educação Executiva seleciona uma instituição conveniada em cada cidade onde identifica demanda potencial para cursos de especialização. As conveniadas da FGV Educação Executiva são instituições que atuam localmente, com funções comerciais, de logística e operacionais, disponibilizando a estrutura para a realização das aulas, o atendimento aos alunos, etc. A FGV é a responsável pela manutenção da qualidade acadêmica dos cursos, e o corpo docente – mestres, doutores e especialistas – é o mesmo para toda a rede conveniada.
Em caso de desistência, quais as implicações?
Caso o curso já tenha iniciado, o aluno poderá solicitar cancelamento a qualquer momento. No entanto, deverá pagar o valor correspondente à carga horária já cursada, além de multa rescisória.
Qual é o tempo máximo para a conclusão do MBA e da pós-graduação na FGV?
Todos os alunos que ingressaram nos programas de MBA e pós-graduação do FGV Management a partir de janeiro de 2017 deverão concluir os seus respectivos cursos em, no máximo, 60 meses a partir da data de início do curso de origem, exceto em casos excepcionais previstos em regulamento.
Qual é a diferença entre um curso de especialização lato sensu e um curso de MBA?
A pós-graduação lato sensu compreende programas de especialização e inclui os cursos designados como MBA (Master of Business Administration).
Qual é a abrangência dos certificados de conclusão de curso?
Os certificados de conclusão de curso têm validade nacional, desde que obedeçam integralmente às exigências da Resolução nº 1, de 6 de abril de 2018.
Quais são os requisitos para cursar um curso de especialização?
Para cursar um MBA ou uma pós-graduação, é preciso que o candidato tenha um diploma de graduação. O diploma de graduação deve trazer, no verso, o número da portaria que autoriza/credencia a IES e o número da portaria de autorização ou reconhecimento do curso. Os cursos aceitos devem possuir, pelo menos, 1.600 horas. Seguem os cursos que preenchem esse requisito: graduação plena ou licenciatura; curso superior de tecnologia - qualquer área de formação - e curso sequencial de formação específica.
O que é pós-graduação lato sensu?
É um sistema de formação intelectual do segmento da educação continuada destinado ao aprofundamento e ao aprimoramento dos conhecimentos acadêmicos e técnico-profissionais. Os cursos de especialização e os cursos designados como MBA (Master Business Administration) ou equivalentes incluem-se na categoria de pós-graduação lato sensu.
Os cursos de pós-graduação e MBA são reconhecidos pelo MEC?
Os cursos independem de autorização prévia de reconhecimento e renovação de reconhecimento. Contudo, devem atender rigorosamente a todas as exigências da Resolução CNE/CES nº1 de 6 de abril de 2018.
Posso pedir transferência entre unidades (inclusive, conveniadas) durante o curso e aproveitar créditos de disciplinas já cursadas?
Sim. Para que seja feita a transferência entre unidades da FGV, a unidade de origem deverá preparar um formulário específico, informando o programa do curso em execução, as disciplinas cursadas - com notas, frequência e nomes dos professores - e a situação financeira do aluno. O aluno então poderá efetuar a matrícula na unidade de destino e deverá arcar com as taxas e mensalidades em aberto referentes ao curso. Além disso, a unidade de origem deverá enviar a documentação do aluno à secretaria acadêmica da unidade de destino, mantendo a cópia de todos os documentos nos seus arquivos. Para aproveitar créditos já cursados, o aluno deverá entrar com um pedido de equivalência de disciplinas.
Ver todas as dúvidas
Tenho Interesse