MBA LIVE FGV em Economia Comportamental
O curso de MBA LIVE FGV em Economia Comportamental apresenta as principais contribuições da economia comportamental para a análise dos processos decisórios dos agentes econômicos, oferecendo ferramentas para aprimorar estratégias e práticas que propiciam geração de valor para clientes e organizações.
Informações
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Formato
Online -
Duração
16 meses -
Carga Horária
432 horas -
Unidade
Dourados, MS -
Peridiocidade
Semanal: 02 aulas semanais ao vivo das 19h às 22h20 e 01 Prova Presencial por mês.
Objetivos do MBA LIVE FGV em Economia Comportamental
- Apresentar as principais contribuições das ciências comportamentais para a tomada de decisão por parte dos agentes econômicos;
- Capacitar o aluno para aplicação dessas contribuições em diferentes áreas, tais como: comportamento do consumidor, estratégias de marketing, finanças, estratégias de negociação, mercado de seguros e gestão empresarial.
Público Alvo
O curso MBA LIVE FGV em Economia Comportamental é recomendado para gestores e especialistas com atuação nas áreas de finanças, marketing, recursos humanos e estratégia corporativa.
Por que fazer um MBA na FGV?
Metodologia
Os cursos do Programa MBA LIVE da FGV têm por objetivo estimular a reconstrução do conhecimento por meio da abordagem integrada entre teoria e prática, em consonância com os contextos econômicos, sociais e regionais onde os cursos são ministrados.
Os conteúdos das disciplinas visam a atingir objetivos de aprendizagem específicos, alinhados ao desenvolvimento das competências necessárias à prática profissional de seus alunos.
As aulas, mediadas remotamente por ferramentas de videoconferência, são planejadas com aplicação de diferentes estratégias de aprendizagem, sob a égide das metodologias ativas. Os alunos contam com suporte de um ambiente virtual de aprendizagem, o eClass, no qual podem acessar, a qualquer momento, em seus dispositivos eletrônicos, o conteúdo da disciplina, fazendo uso irrestrito de reconhecidas bibliotecas virtuais. Além disso, há acesso a outras ferramentas que oferecem suporte ao processo de ensino-aprendizagem e facilitam a comunicação.
As atividades práticas são desenvolvidas com o apoio de estudos de casos, jogos de negócios e situações que permitam aos alunos simularem a vivência de experiências desafiadoras, encorajando-os à aplicação de seus conhecimentos na resolução dos desafios propostos.
Certificação
Ao ser aprovado no curso de MBA Live, você terá direito ao certificado impresso, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas da FGV.
Ao final de todas as disciplinas, seu certificado é emitido automaticamente e enviado para seu endereço cadastrado no Portal do Aluno, o prazo de entrega está regido por regulamento.
Avaliação
A avaliação da aprendizagem tem um papel fundamental no processo de reconstrução de conhecimento pelos alunos e, por isso, cada disciplina tem um trabalho como instrumento avaliativo.
As avaliações construídas pelos professores possuem questões que abordam a aplicabilidade dos conceitos trabalhados em sala a contextos empresariais. Os instrumentos de avaliação utilizados visam não somente apoiar o diagnóstico do aprendizado mas também servir como base de reflexão para os alunos quanto à prática dos conceitos, a fim de capacitá-los para tomarem melhores decisões como executivos.
Coordenação Acadêmica
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Rafael Moreira Guimarães
Doutor e Mestre em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (RJ); Pós-graduado em Marketing e em Gestão da Experiência do Consumidor, títulos obtidos pela Fundação Getúlio Vargas (RJ) e ESPM, respectivamente. Certificado em Economia Comportamental pela University of Toronto e pela FIA Business School / SP; Certificado em Consumer Neuroscience & Neuromarketing pela Copenhagen Business School. Formado em Administração pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente atuando como Pesquisador Institucional e Docente do MBA em Economia Comportamental na FGV / RJ. Experiência como Professor, Coordenador de cursos e Líder de Escola de Negócios, notadamente nos cursos de Graduação de Administração, Marketing, RH e Publicidade e Propaganda no IBMR. Professor e conteudista de cursos de Graduação e Pós-Graduação para a área de Marketing na ESPM. Professor / Tutor do IDE - FGV Online para a área de Marketing. Avaliador In Loco do Sinaes - BASis / INEP. Sólido conhecimento dos processos de regulação e avaliação junto ao MEC, incluindo reconhecimentos e autorizações de curso in loco, recredenciamento de IES e ENADE. Membro das Comissões de Empreendedorismo e Marketing do Conselho Regional de Administração / RJ. Experiência como membro de Comitê de ética de pesquisa. Orientador e autor de pesquisas e artigos sobre o Comportamento do Consumidor, Marketing, Varejo e Prestação de Serviços. Profissional com larga experiência nas áreas de Gestão Educacional, Regulação, Planejamento, Consultoria, Varejo e Marketing (Bens e Serviços), adquirida em empresas multinacionais e nacionais, todas de grande porte e pertencentes aos setores de Educação, Telecom e Energia. Parecerista de avaliação de cursos do Guia do Estudante. Membro Associado do ANPAD.
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José Gustavo Féres
Doutor e Mestre em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (RJ); Pós-graduado em Marketing e em Gestão da Experiência do Consumidor, títulos obtidos pela Fundação Getúlio Vargas (RJ) e ESPM, respectivamente. Certificado em Economia Comportamental pela University of Toronto e pela FIA Business School / SP; Certificado em Consumer Neuroscience & Neuromarketing pela Copenhagen Business School. Formado em Administração pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente atuando como Pesquisador Institucional e Docente do MBA em Economia Comportamental na FGV / RJ. Experiência como Professor, Coordenador de cursos e Líder de Escola de Negócios, notadamente nos cursos de Graduação de Administração, Marketing, RH e Publicidade e Propaganda no IBMR. Professor e conteudista de cursos de Graduação e Pós-Graduação para a área de Marketing na ESPM. Professor / Tutor do IDE - FGV Online para a área de Marketing. Avaliador In Loco do Sinaes - BASis / INEP. Sólido conhecimento dos processos de regulação e avaliação junto ao MEC, incluindo reconhecimentos e autorizações de curso in loco, recredenciamento de IES e ENADE. Membro das Comissões de Empreendedorismo e Marketing do Conselho Regional de Administração / RJ. Experiência como membro de Comitê de ética de pesquisa. Orientador e autor de pesquisas e artigos sobre o Comportamento do Consumidor, Marketing, Varejo e Prestação de Serviços. Profissional com larga experiência nas áreas de Gestão Educacional, Regulação, Planejamento, Consultoria, Varejo e Marketing (Bens e Serviços), adquirida em empresas multinacionais e nacionais, todas de grande porte e pertencentes aos setores de Educação, Telecom e Energia. Parecerista de avaliação de cursos do Guia do Estudante. Membro Associado do ANPAD.
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Módulos do Programa
Economia comportamental: história e controvérsias. Heurística e escolhas complexas. Utilidade e preferências do consumidor. Percepção de risco, contabilidade mental e framing. Papel das emoções. Preferências sociais.
Modelo de oferta e demanda. Políticas públicas e seus efeitos nos mercados. Comportamento das empresas e estrutura de mercado. Economia do setor público.
Funcionamento dos mercados sob a perspectiva da economia comportamental. Mercado de trabalho: oferta de mão de obra, produtividade e qualidade do trabalho. Economia comportamental e mercado imobiliário. Economia comportamental, ciclo de vida e decisões de poupança.
Políticas públicas: conceitos básicos. Políticas públicas, incentivos e comportamento dos agentes econômicos. Arquitetura da escolha: a importância do contexto.
Introdução às decisões estratégicas empresariais. Excesso de confiança. Influências motivacionais e emocionais na tomada de decisões. Negociação.
Princípios básicos da Teoria dos Jogos. Problemas de coordenação. Reputação e sinalização. Escolhas intertemporais.
Visão econômica dos incentivos. Incentivos monetários e não monetários. Capital social.
Design thinking: princípios, métodos e processos. Cocriação: desafios e oportunidades. Abordagem cognitiva do processo de design.
Comportamento do consumidor e estratégia de marketing. Influências externas. Influências internas. Processo de decisão de consumo.
Neuromarketing: conceitos básicos. Neuromarketing e estratégias de marketing. Economia comportamental, influências internas e decisões de consumo. Heurística nas decisões de consumo.
Relações fundamentais e taxa de juros. Regime de juros simples e de juros compostos. Séries uniformes de pagamento. Sistemas de amortização de dívidas. Desconto de títulos e duplicatas. VPL e TIR.
Visão geral de finanças. Relação risco versus retorno. Determinação dos fluxos de caixa. Fundamentos da avaliação de empresas. Indicadores básicos para análise de viabilidade de investimentos.
Conceito de valor. Método de fluxo de caixa descontado (FCD). Fluxos de caixa e taxa de desconto. Método da avaliação por múltiplos. Método da avaliação dos direitos contingenciais. EVA, fusões e aquisições.
Introdução ao mercado de seguros. Mercado de seguros: anomalias do lado da demanda. Mercados de seguro: anomalias do lado da oferta. Futuro do mercado de seguros.
Eficiência de mercados: definição, evidências e críticas. Economia comportamental e psicologia dos investidores. Anomalias existentes no mercado financeiro.
Neuroeconomia e finanças comportamentais. Experimentos em finanças comportamentais. Oficina de experimentos em finanças comportamentais.
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FAQ
O que é a FGV Educação Executiva?
Importante referência de ensino, no País e no exterior, pelos seus programas de graduação, mestrado e doutorado e pelos seus trabalhos de consultoria, a Fundação Getulio Vargas trabalha de coração e mente voltados para o estímulo ao desenvolvimento nacional. Como centro de excelência, no entanto, a nossa preocupação é ser, permanentemente, uma instituição inovadora, tanto para os seus alunos como para a sociedade de uma forma geral.
O que é ser um aluno ouvinte?
O candidato participa do processo seletivo normalmente, assiste às aulas, fica isento de provas e trabalhos, e, no final do curso, recebe um certificado de participação como aluno ouvinte. O plano financeiro é o mesmo de um aluno regular.
É possível pedir transferência de curso? Quais são os procedimentos?
Sim. O aluno poderá solicitar a transferência de curso desde que as seguintes condições sejam respeitadas: deverá existir vaga no curso de destino; os cursos (origem e destino) têm de ter o mesmo nível/grau; o aluno não poderá ter cumprido mais de 68% da carga horária total do curso de origem e estejam faltando mais de 6 (seis) meses para o término do prazo de 60 meses previsto na sua turma de origem para conclusão de todas as obrigações acadêmicas. O aluno poderá requerer o aproveitamento dos créditos já cursados por meio de um pedido de equivalência de disciplinas.
Qual é a diferença entre as unidades próprias e as unidades conveniadas da FGV?
A FGV Educação Executiva seleciona uma instituição conveniada em cada cidade onde identifica demanda potencial para cursos de especialização. As conveniadas da FGV Educação Executiva são instituições que atuam localmente, com funções comerciais, de logística e operacionais, disponibilizando a estrutura para a realização das aulas, o atendimento aos alunos, etc. A FGV é a responsável pela manutenção da qualidade acadêmica dos cursos, e o corpo docente – mestres, doutores e especialistas – é o mesmo para toda a rede conveniada.
Em caso de desistência, quais as implicações?
Caso o curso já tenha iniciado, o aluno poderá solicitar cancelamento a qualquer momento. No entanto, deverá pagar o valor correspondente à carga horária já cursada, além de multa rescisória.
Qual é o tempo máximo para a conclusão do MBA e da pós-graduação na FGV?
Todos os alunos que ingressaram nos programas de MBA e pós-graduação do FGV Management a partir de janeiro de 2017 deverão concluir os seus respectivos cursos em, no máximo, 60 meses a partir da data de início do curso de origem, exceto em casos excepcionais previstos em regulamento.
Qual é a diferença entre um curso de especialização lato sensu e um curso de MBA?
A pós-graduação lato sensu compreende programas de especialização e inclui os cursos designados como MBA (Master of Business Administration).
Qual é a abrangência dos certificados de conclusão de curso?
Os certificados de conclusão de curso têm validade nacional, desde que obedeçam integralmente às exigências da Resolução nº 1, de 6 de abril de 2018.
Quais são os requisitos para cursar um curso de especialização?
Para cursar um MBA ou uma pós-graduação, é preciso que o candidato tenha um diploma de graduação. O diploma de graduação deve trazer, no verso, o número da portaria que autoriza/credencia a IES e o número da portaria de autorização ou reconhecimento do curso. Os cursos aceitos devem possuir, pelo menos, 1.600 horas. Seguem os cursos que preenchem esse requisito: graduação plena ou licenciatura; curso superior de tecnologia - qualquer área de formação - e curso sequencial de formação específica.
O que é pós-graduação lato sensu?
É um sistema de formação intelectual do segmento da educação continuada destinado ao aprofundamento e ao aprimoramento dos conhecimentos acadêmicos e técnico-profissionais. Os cursos de especialização e os cursos designados como MBA (Master Business Administration) ou equivalentes incluem-se na categoria de pós-graduação lato sensu.
Os cursos de pós-graduação e MBA são reconhecidos pelo MEC?
Os cursos independem de autorização prévia de reconhecimento e renovação de reconhecimento. Contudo, devem atender rigorosamente a todas as exigências da Resolução CNE/CES nº1 de 6 de abril de 2018.
Posso pedir transferência entre unidades (inclusive, conveniadas) durante o curso e aproveitar créditos de disciplinas já cursadas?
Sim. Para que seja feita a transferência entre unidades da FGV, a unidade de origem deverá preparar um formulário específico, informando o programa do curso em execução, as disciplinas cursadas - com notas, frequência e nomes dos professores - e a situação financeira do aluno. O aluno então poderá efetuar a matrícula na unidade de destino e deverá arcar com as taxas e mensalidades em aberto referentes ao curso. Além disso, a unidade de origem deverá enviar a documentação do aluno à secretaria acadêmica da unidade de destino, mantendo a cópia de todos os documentos nos seus arquivos. Para aproveitar créditos já cursados, o aluno deverá entrar com um pedido de equivalência de disciplinas.
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