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Estratégia e Negócios

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Uma empresa de sucesso não nasce da noite para o dia. Ela é resultado de uma série de fatores, incluindo bom planejamento, estratégias colocadas em prática e ações bem pensadas. Uma destas ações que pode agregar valor para uma organização é o investimento em alguma especialização de pós-graduação ou de MBA. No mundo dos negócios, quem investe em conhecimento tende a colher frutos mais rapidamente.

Agora, vamos entender um pouco do conceito de estratégia empresarial, em como ela pode ser utilizada para benefício individual e também da corporação. 

Conheceremos também os conceitos por trás da gestão de negócios e veremos como estas ideias aliadas ao investimento em uma especialização de Pós-graduação e MBA podem ajudar sua empresa a ser mais bem sucedida no mercado.

Estratégia empresarial

Estratégia empresarial são ações planejadas e adotadas pela empresa para direcionar da melhor forma os recursos e os investimentos que ela possui, para gerar ações a curto, médio e longo prazo.

Uma estratégia empresarial tem como função atingir um objetivo organizacional traçado pela organização, através de um planejamento feito com base nos recursos que ela possui e nos investimentos que ela pretende desenvolver, para chegar a determinados objetivos.

Assim, ela é o conjunto de metas, de objetivos, de diretrizes, e de finalidades pensadas e planejadas corporativamente. 

Uma empresa que não investe seu tempo em pensar e planejar o seu futuro está fadada a cometer erros básicos e a não acompanhar a evolução do mundo e das ferramentas corporativas.

A fórmula da estratégia empresarial

Assim, o pensamento estratégico corporativo é um dos conceitos mais relevantes no mundo empresarial e se baseia em uma série de passos que podemos definir como a fórmula da estratégia empresarial. 

Definir objetivos e desafios estabelecidos pela empresa

Neste primeiro momento é importante que os gestores planejem estrategicamente os objetivos principais da empresa em curto e longo prazo, além de entender quais serão os desafios que ela poderá ter ao longo deste tempo predeterminado.

Entender a realidade identificada no diagnóstico estratégico

Num segundo momento é necessário contrapor os objetivos, metas e desafios, com a realidade apresentada pela empresa após um diagnóstico feito de modo completo e detalhado.

Respeito à visão, à missão e aos fatores críticos de sucesso da empresa

Feito estes dois passos vem a necessidade de se construir um projeto estratégico para o crescimento sustentável da empresa, com base nos desafios, nos objetivos e nos recursos disponíveis para que isso aconteça. 

Neste momento há também a necessidade que seus objetivos se adéqüem aos valores e a missão da empresa, além se respeitar todos os possíveis contrapontos que possam existir.

A importância da Gestão de negócios

Complementando a estratégia empresarial, encontramos a gestão de negócios, que é uma perspectiva globalizada e estratégica de todas estas ações e práticas empresariais planejadas com objetivos claros, como o de ganhar mercado, aumentar lucro, diminuir custos, dentre outros.

A gestão de negócios envolve elementos como liderança, planejamento, organização e se apresenta como um dos principais alicerces para o crescimento e desenvolvimento de uma empresa.

Quem é o gestor de negócios

O profissional responsável pela gestão de negócios em uma empresa precisa ter conhecimento técnico indiscutível, além de qualidades como liderança, capacidade de resolver problemas, inteligência emocional e muita visão de futuro.

Ele não precisa ser um administrador, como muitos devem pensar. Um gestor de negócios pode ser alguém com formação nas áreas de Marketing, de Economia, de Contabilidade, do Direito e das Engenharias.


Sua principal função dentro de uma empresa é a de gerenciar e administrar todos os recursos de um modo otimizado, zelando pela saúde financeira da organização, e pela estratégia empresarial definida, como foco no crescimento corporativo. 

Cabe ao gestor de negócios também ser um exemplo para os demais colaboradores, sendo ele fonte de inspiração, motivação, engajamento e todos os comportamentos que elevam a produtividade de um negócio.

Um gestor de negócios deve ter uma visão ampla da organização, transitando bem por todas as áreas. 

Precisam ter as seguintes habilidades, sem ordem de preferência

MBA e Pós-Graduação

Vimos o quão importante é para uma organização possuir um projeto de estratégia empresarial e um gestor de negócios que seja eficiente em suas funções.

E para que isso aconteça um dos investimentos mais importantes é o que foca no conhecimento.

Investir em cursos de pós-graduação e MBA para que seus gestores e líderes ganhem ainda mais bagagem corporativa é um dos passos mais certeiros para se chegar ao sucesso corporativo.

Para o profissional, a graduação somente não entrega mais diferencial algum, é uma exigência mínima de mercado. A pós-graduação sim pode ser considerada um bom diferencial competitivo para profissionais e para empresas que tem em sua equipe colaboradores de alto rendimento.

A pós-graduação proporciona para gestores conhecimentos específicos, foco e conhecimento aprofundado em uma determinada área.

Sabendo que uma pós-graduação é diferencial, profissionais vêem uma dúvida surgir: 

O que escolher: um MBA ou uma pós-graduação? 

Mas você sabe a diferença de um para o outro?

MBA 

O MBA, para quem ainda tem dúvida, é um tipo bem específico de pós-graduação. A pós-graduação engloba todos os cursos que vem após a graduação, e o MBA é um deles.

No caso do MBA, ele é considerado um curso lato sensu, pois é voltado para o desenvolvimento da carreira, e também é conhecido como especialização. Ou seja, curso de especialização e MBA são dois nomes distintos para um mesmo tipo de curso.

Pós-Graduação

Porém, nem toda pós-graduação é um MBA. A outra classificação é chamada de “stricto sensu”, os chamados mestrados acadêmicos, com foco em pesquisa e em pedagogia, formando profissionais que normalmente buscam na própria universidade o local para continuar empregado. 

Nestas pós-graduações se enquadram mestrado e doutorado, que são cursos que possuem esse foco mais acadêmico. 

Motivos para fazer um MBA e como ela ajuda uma empresa

Investir então em um MBA é estratégico, pois gera conhecimento que será usado no mundo corporativo para gerar lucros para uma empresa.

Mas não é somente isso que gera o investimento em uma especialização na área de negócios. Podemos destacar também:

Desenvolvimento de visão estratégica

Uma das principais qualidades desejadas para um profissional de alto rendimento é a capacidade de possuir visão estratégica do negócio. Um curso de MBA proporciona através de conteúdos teóricos e práticos uma bagagem que tende a aguçar essa característica de visão estratégica em um gestor.

Essa habilidade é importante porque o gestor precisa entender o mercado, conhecer as tendências do mundo corporativo e saber escolher os caminhos mais saudáveis e produtivos para a empresa percorrer e se desenvolver continuamente.

Enriquecimento de currículo

Um MBA ou uma especialização na aera de negócios gera automaticamente o enriquecimento do currículo, seja do profissional, que estará mais qualificado para os desafios encontrados em empresas de todos os portes, seja da empresa, que ganhará com o crescimento profissional de seus colaboradores de alto rendimento.

Um dos maiores bens que uma empresa pode ter é sua equipe de trabalho, e quanto mais qualificada ela for, mais resultados a organização terá.

Conhecimento sobre empreendedorismo

Um MBA em gestão de negócios proporciona conhecimentos que melhoram a capacidade de um gestor em empreender. 

Ao aprofundar qualidades como liderança, visão estratégica, comunicação corporativa, gestão de tempo, relações interpessoais, o MBA acaba por proporcionar toda uma bagagem de características que permite que o gestor seja empreendedor, o que é bom tanto para o profissional, quanto para a sua empresa.

Valorização no mercado de trabalho

Um profissional qualificado sempre terá seu espaço no mercado de trabalho, por mais selvagem que este seja. 

Um MBA ou uma pós-graduação vai proporcionar para o profissional uma valorização muito grande de seu passe, ou seja, mais empresas vão querer tê-lo em suas equipes, pois sabem que o profissional irá agregar muito para a organização.

Conclusão

Vimos o quão importante para uma organização é possuir uma estratégia empresarial e ter um eficiente gestor de negócios para estar à frente de todo o planejamento corporativo.

Nesse sentido, investir em uma pós-graduação ou em um MBA é um passo essencial para o crescimento da organização e do profissional.

E você, já pensou em fazer um MBA?