Como a ciência de dados impacta os negócios
Não é preciso muita reflexão para afirmar que vivemos na era da produção de dados. São muitos os setores que utilizam dados como suporte estratégico para seus planejamentos. No universo corporativo, é possÃvel dizer que cada relação comercial, cada processo interno ou cada ação feita pelo cliente gera dados para a empresa. Com esta relação quase que integral, fica a pergunta: como a ciência de dados pode impactar os negócios?
Neste conteúdo vamos entender como ela virou protagonista no mundo empresarial, ganhando cada vez mais importância e gerando valor para organizações, independente de seu tamanho.
Vamos conhecer os setores do mercado onde a ciência de dados vem sendo aplicada, além de entender as vantagens geradas pelo uso destas tecnologias para os negócios.
Por fim, veremos que neste cenário onde a análise de dados se transforma em um grande aliado para empresas, quem possui o conhecimento adequado para entender e solucionar problemas a partir do uso de dados vai ganhar diferencial competitivo no mercado.
Boa leitura.
Entendendo a ciência de dados
Podemos definir a ciência de dados como sendo o uso de ferramentas, metodologias e técnicas analÃticas para identificar e comunicar ações e insights sobre um conjunto de dados.
Ou seja, dentro de um conjunto de dados se aplica técnicas e metodologias, que podem ser análises, estatÃsticas, que irão gerar insights e informações de valor sobre estes dados.
Esta jornada é necessária porque estamos gerando dados o tempo todo, quase que em um loop infinito, mas para que se gere informação útil a partir deles é preciso processamento e análise.
É neste contexto que nasce a importância da ciência de dados e do profissional da área.
A ciência de dados pode ser aplicada a partir do uso de novas tecnologias, como inteligência artificial, e machine learning, em benefÃcio de organizações, que acabam usando a infinidade de dados gerados no dia a dia para estruturar o negócio, aperfeiçoar processos, corrigir erros e otimizar a relação com os clientes.
Como a ciência de dados impacta os negócios
Acabamos de ver os elementos que fazem da ciência de dados um importante aliado para os negócios. Mas como ela impacta de fato os negócios? Vamos entender.
Já se foi o tempo em que gestores realizavam a tomada de decisões com base em achismos ou em seus conhecimentos, exclusivamente. Hoje, com as novas ferramentas tecnológicas, é impossÃvel não se utilizar de dados para direcionar os rumos de qualquer empresa, seja ela pequena, média ou grande.
A análise de dados possui uma importância Ãmpar para os negócios, permitindo processar milhares de dados e encontrar padrões, além de identificar tendências e insights que poderão ser usados nas tomadas de decisões.
Colocando em prática, podemos dizer que empresas podem, por exemplo, identificar o comportamento do cliente na sua jornada de compra, e entender os elementos que aproximam e distanciam eles da finalização da compra.
Com esses dados em mãos, é possÃvel analisar o cenário e criar estratégias para potencializar as vendas e diminuir as desistências futuras.
Otimizando os processos internos
Além disso, é possÃvel que empresas otimizem seus processos internos a partir do uso de dados, gerando redução de custos, melhora de produção e correção de falhas.
Um exemplo muito ilustrativo é o de empresas de logÃstica, que podem usar a ciência de dados para analisar o sistema de entregas, a partir da otimização de rotas.
Essa ação tende a gerar redução de custos, diminuição do tempo de entrega e satisfação do cliente.
Analisando a concorrência
O uso de tecnologias de análise pode também gerar muitos dados valiosos dos seus concorrentes, como preços e promoções, além de posicionamento no mercado.
Esse conjunto de dados pode ser o passo inicial para que a empresa direcione sua polÃtica de preços, de promoções, otimize as suas campanhas de marketing, além de criar elementos que a diferenciam das demais.
Essa série de ações vai contribuir para que a organização se mantenha sempre competitiva no mercado.
Aperfeiçoando a jornada de compra e a experiência do usuário
Um dos setores mais impactados pelo uso da ciência de dados é o setor varejista.
Isso acontece porque o consumo é a mola mestra deste setor, e há milhares de dados sendo produzidos todos os dias.
São dados que refletem a jornada de compra do cliente, a satisfação gerada no pós-venda, as reclamações feitas nos SAC, os comentários publicados nas redes sociais, dentre outros.
São muitos dados que podem ser processados, analisados e a partir de então podem ser a base para ações estratégicas de fidelização dos clientes, de maior fluidez na experiência de compra online, de maior rapidez na resolução de problemas de insatisfação, dentre outras possibilidades.
Além desta função, o uso de dados pode gerar também insights sobre o setor, e pode prever tendências de consumo.
Qualquer empresa que conseguir antecipar cenários e prever comportamentos terá grandes vantagens para se manter competitiva e ganhar mercado continuamente.
Consumidor como elemento central da ciência de dados
Não é difÃcil imaginar que para uma empresa crescer, é preciso aumentar a base de clientes e gerar cada vez mais satisfação.
Neste sentido, a ciência de dados acaba tendo como um dos focos principais a melhora da experiência do consumidor.
Primeiro ao usar dados para aperfeiçoar e personalizar por completo a jornada de compra do cliente.
A análise de dados vai permitir se aprofundar no comportamento e nas preferências de cada consumidor, possibilitando que a empresa apresente produtos especÃficos para cada cliente, ajuste sua relação com eles, melhorando a satisfação e aumentando a fidelidade.
Ao analisar o comportamento dos clientes, a ciência de dados consegue, por exemplo, criar estratégias contra fraudes, gerando uma relação maior de confiança e segurança.
Empresas conseguem perceber um movimento fora do padrão daquele cliente, e assim criar formas para evitar fraudes, garantindo a proteção de todos.
Estimulando a inovação
Um dos impactos mais importantes que a ciência de dados gera sobre organizações tem como foco a inovação, elemento essencial para o crescimento de qualquer empresa.
Todos os dados produzidos acabam permitindo que gestores e equipes tracem estratégias futuras, antecipando cenários, identificando novas oportunidades, descobrindo tendências e criando novos produtos, serviços e processos que serão potenciais soluções inovadoras para a organização.
A importância de se capacitar em ciência de dados
Acabamos de apresentar uma visão bem panorâmica de um cenário que se apresenta como necessário para empresas hoje e no futuro.
Entender sobre ciência de dados, dominar as métricas analÃticas e conseguir gerar valor para uma organização a partir deste conhecimento é tudo que o mercado deseja de seus profissionais de alto rendimento.
Neste contexto, investir em conhecimento é o pontapé inicial para que você se diferencie no mercado e consiga ajudar o projeto de crescimento de sua organização.
A Trecsson oferece cursos especÃficos para as áreas de tecnologia e ciência de dados.
O MBA LIVE FGV Executivo em Business Analytics e Big Data, por exemplo, irá torná-lo capaz de analisar problemas empresariais e utilizar técnicas analÃticas neste atual cenário caracterizado pela complexidade, diversidade e alto volume de dados digitais.
Entre em contato e conheça outros cursos.
Gostou do conteúdo? Compartilhe com todos e continue navegando pelo nosso blog, temos muitos outros artigos sobre educação corporativa.