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Saiba mais sobre o gerenciamento de stakeholders de um projeto

A gestão dos stakeholders em um projeto é um dos fatores fundamentais para o seu sucesso ou fracasso, afinal eles são as peças básicas de apoio a organização. Sendo assim, para que todo o projeto flua da melhor forma possível, é fundamental saber identificar quem são as pessoas (ou empresas) envolvidas e, consequentemente, como direcioná-las adequadamente para o bom andamento do projeto.

O que são os stakeholders?

Em tradução para o português, o termo significa ?partes interessadas?. De forma prática, o stakeholder é qualquer pessoa física ou jurídica, que de alguma forma é impactado pelas ações do projeto, direta ou indiretamente.

Dentro do escopo do seu projeto, essas partes interessadas podem ser: clientes, fornecedores, funcionários, comunidades, investidores e etc.

Como podem ser definidos?

Em uma classificação mais básica, os stakeholders podem ser internos ou externos. Os classificados como internos, são aqueles que se encontram dentro do ambiente da empresa, como por exemplo, acionistas, colaboradores e gestores.

Já os externos são aqueles que possuem relação com a empresa, ou projeto, porém que não fazem parte da sua estrutura. Alguns exemplos são: clientes, concorrentes, fornecedores, governo.

Além disso, é possível classificá-los por grau de importância. De acordo com a situação, eles podem ser primários ou secundários, indicando seu grau de dependência. Os primários são aqueles que tem maior poder de interferência dentro de uma organização, como: equipe interna, clientes, fornecedores, concorrentes, proprietários.

Os classificados como secundários tem uma influência sobre a empresa, porém não são diretamente ligados às suas atividades econômicas. Alguns exemplos são: imprensa, comunidade, analistas financeiros.

Qual a importância para o gerenciamento de projetos?

É preciso identificar as partes interessadas logo no início da etapa de planejamento, tendo em vista que as restrições e requisitos do projeto serão diretamente influenciados por elas. Vale lembrar que isso também impactará na avaliação dos riscos de planejamento que deverão ser realizados.

Ao negligenciarem o devido mapeamento dos stakeholders do projeto, considerando seus interesses e/ou graus de influência, os gestores estarão sujeitos a falhas ao longo do processo.

E então, como o gestor de projetos deve prosseguir?

1- Identifique todas as possíveis partes interessadas

Uma boa solução para conseguir selecionar todas as partes interessadas de um projeto é realizar um brainstorming. É preciso identificar todos que, de alguma forma, sejam afetados ou tenham interesses na realização do projeto.

Pesquisas de mercado, benchmarking, conversas com os cliente podem auxiliar no mapeamento das partes envolvidas.

2- Compreenda os interesses de cada um

Depois de identificar, é preciso entender quais são os níveis de interesse e envolvimento de cada um deles. Aqui é possível começar a entender como são impactados pelo projeto, além de entender se, por acaso, não existem interesses conflitantes.

3- Estabeleça níveis de influência

O nível de influência corresponde à capacidade que a parte interessada tem de impactar o projeto, seja de forma positiva ou negativa.

Por isso, é recomendado relacionar os stakeholders envolvidos no projeto, pautando nos seus interesses, e, a partir deste ponto, organizá-los de forma que o permita identificá-los conforme o nível de influência que exercem sobre o seu projeto.

4- Desenvolver um plano de ação

Agora que todo o processo de identificação dos stakeholders foi realizado, é imprescindível desenvolver um plano de ação aplicável a cada uma das partes envolvidas. Esse planejamento deve ser o mais específico e detalhado possível, contemplando as estratégias de envolvimento das partes interessadas, comunicação, mapeamento de riscos e medidas de contigência.

Quando um líder deixa de identificar ou contribuir com algum interessado, ele está se expondo a um grave risco. Essa parte interessada pode influenciar opiniões ou forçar mudanças em seus planos em um período inapropriado, prejudicando o seu progresso.

Independentemente de quem sejam, é fundamental identificá-los em qualquer tipo de proposta. Com isso, você pode permanecer em contato com eles e tomar decisões mais embasadas e seguras para o seu plano, de modo a manter as partes funcionando bem durante todo o projeto.

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gestão dos stakeholders em um projeto é um dos fatores fundamentais para o seu sucesso ou fracasso, afinal eles são as peças básicas de apoio a organização.

stakeholders

06/10/2020

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