Desenvolvimento de carreira: Veja 5 práticas de sucesso!
Para muitos brasileiros o conceito de planejar já existe antes mesmo do nascimento, com o planejamento justamente do processo de gravidez. Projetar os primeiros anos de vida, o perÃodo inicial da educação e toda a adolescência se mostra algo primordial que fará uma grande diferença na vida de quem o fizer bem.
E com a vida adulta, surge uma nova necessidade: planejar a sua vida acadêmica e profissional.
Se por um lado a vida acadêmica possui uma relação estreita com a profissional, por outro, há uma série de particularidades que o planejamento de carreira possui, e nasce daà nossa vontade de apresentar práticas que vão te auxiliar bastante no momento em que você parar para planejar e desenvolver a sua carreira.
Oferecemos 5 práticas que com certeza vão te auxiliar sobremaneira na árdua tarefa de pensar, projetar e planejar a sua carreira. Com elas em mente, fica mais fácil colocar tudo no dia a dia e colher os frutos a médio e longo prazo. Confira!
1- Delimite o seu objetivo principal
"Quando um querer tudo acaba sendo um querer nada". Essa frase, aparentemente filosófica, retrata um fenômeno do mundo atual: as pessoas querem fazer tudo ao mesmo tempo. O resultado normalmente são ações mal sucedidas e resultados profissionais com pouco grau de sucesso.
Entender que planejar o futuro profissional requer dominar a arte de hierarquizar seus objetivos é meio caminho andado para o sucesso. Restrinja seus principais objetivos e os desenvolva com disciplina, inteligência e muito amor.
Se o seu objetivo é chegar ao posto de diretor de uma grande empresa (seja ela a que você já trabalha ou não), comece deixando esta meta no topo, e planejando a conquista de tal forma que você estará apto a conseguir vitórias secundárias a todo o momento.
Exemplificando o caso: se para chegar ao objetivo você achar necessário estudar ainda mais, participar de cursos de pós-graduação, de MBA, de cursos de idiomas, de intercâmbios profissionais, etc., antes de conseguir a meta principal (posto de diretor), você certamente receberá convites de outras empresas, ou promoções constantes dentro da sua. Ou seja, antes da vitória maior, você já conquistará pequenas vitórias ao longo do tempo.
2- Seja o melhor gestor de sua vida
Afinal de contas, VOCÊ é com absoluta certeza a empresa mais importante que há dentro de sua existência. Seja empreendedor de sua vida, pessoal e profissional.
E o que isso quer dizer na prática?
Significa, dentre outras coisas, que você deve trabalhar a sua imagem, tal como fosse uma empresa. Esteja nas redes sociais, divulgue seus melhores trabalhos, se apresente profissionalmente para pessoas estrategicamente definidas.
Use redes apropriadas com muita inteligência. LINKEDIN tende a lhe trazer ótimos resultados profissionais se você souber explorar com sabedoria. Observe os principais perfis de RH, leia os materiais postados por grandes empresas e absorva o que as grandes referências do mundo do empreendedorismo falam.
Saber escutar, absorver conhecimento, e repassar em forma de know how são elementos chaves para você ser descoberto, redescoberto, ou valorizado. Desenvolver carreira passa inevitavelmente pela arte de estar nos melhores lugares, pronto para ser encontrado.
3- Entenda as necessidades do mercado
Nessa perspectiva, o lema básico de sua vida será: se recicle e se atualize sempre!
Isso porque as necessidades do mercado estão em constante mutação, evolução, e entender estas mudanças lhe fornecerá uma bagagem melhor para crescer profissionalmente.
Não adianta você ser uma pessoa inflexÃvel e engessada e ao mesmo tempo querer evoluir em um mercado profissional que preza pela pluralidade de habilidades e caracterÃsticas. Trabalhar sua personalidade e, sobretudo, o seu comportamento, é de fundamental importância.
Compreenda os pormenores do mundo atual.
Isso muitas vezes aparece em detalhes, como o uso de um termo ou palavra que já não é mais aceita socialmente. Se você usava o termo lista negra para enumerar elementos negativos no seu trabalho, perceba que isso não é mais admitido e entenda o por que.
Se para crescer e chegar a um cargo de liderança em uma determinada empresa os pré-requisitos exigidos passam por dominância de lÃngua estrangeira, comportamento de lÃder, caracterÃsticas de inteligência emocional e sentimentos de autoconfiança, então serão nestes pontos que você deverá, necessariamente, trabalhar e evoluir.
Se a sua caracterÃstica principal é a simpatia, e o modo gentil de tratar as pessoas, faça disso seu diferencial, um elemento a mais. Porém, tendo como norte quais caracterÃsticas de fato tal empresa busca no seu próximo lÃder.
Se recicle, e evolua com o mundo. A todo instante surge uma nova tecnologia, ou uma nova abordagem sobre um tema, ou sobre toda uma área de atuação. Não crie aversão ao que é novo, escolha num primeiro momento entender as novidades, agregar o conhecimento adicional, e a partir de então você pode construir uma visão crÃtica.
Mas alerte-se: nunca tente sobrepor a sua visão de mundo (pessoal ou profissional) para os outros. Soa pedante, arrogante, e não valoriza em nada o seu projeto de desenvolvimento de carreira.
4- Adquira conhecimento e se valorize profissionalmente
Se valorize. Você já deve ter lido em muitos artigos motivacionais que se valorizar é uma necessidade no mercado de trabalho. Porém, aqui, como estamos tratando de desenvolvimento de carreira, a questão que trazemos é: o que você oferece de valor?
Com esta pergunta em mente, entenda que a única resposta possÃvel deverá ser: CONHECIMENTO.
A valorização de seu trabalho passa invariavelmente por um processo constante de aquisição de conhecimentos, gerais e bem especÃficos para a sua área. Se ao planejar a sua carreira, você delimita como auge o cargo de gestor de projetos, então busque a todo instante suprir todos os conhecimentos necessários para chegar a tal cargo.
E como chegar nesse estágio? Se capacitando. Uma pós-graduação é necessária, uma especialização é recomendada, um MBA é diferencial, um curso de idiomas, primordial. Mas esses exemplos são os mais destacados, porém no processo de buscar conhecimento devemos dar importância aos elementos mais gerais.
Ter uma predisposição para conhecer artes, como o cinema, o teatro, a dança, as artes plásticas, já lhe garante uma bagagem cultural relevante para cargos de alto valor em uma empresa. Entenda que ter uma função mais valorizada numa empresa significa representa-la em diversos momentos.
E uma empresa de alto padrão certamente vai exigir um entendimento razoável em termos de cultura e polÃtica por parte de seus altos funcionários.
5- Crie, de fato, um plano de carreira
As quatro primeiras práticas do desenvolvimento de carreira culminam nesta última prática, que se não é a mais importante, é ao menos a cereja do bolo no campo de desenvolvimento de carreira. Chegamos à dica derradeira: crie, de fato, um plano de carreira para a sua vida profissional.
Esse plano de carreira terá como ponto de partida a criação do objetivo principal, e precisará de gerenciamento, muito planejamento, e uma execução estratégica.
Você precisará estabelecer prazos para todas as pequenas conquistas que te levarão ao objetivo principal. Se dentre os objetivos estiver participar de um curso de gestão de projetos, estabeleça um prazo para concluir o curso, seja metódico e tenha muita disciplina, pois respeitar prazos é fundamento básico para qualquer projeto de vida.
Você terá que conhecer os pormenores que te levarão ao ponto desejado para a sua carreira, e só antecipando os obstáculos que você conseguirá pensar nos meios de ultrapassá-los. Antecipar obstáculos não significa se preocupar a toa, mas significa planejar pensando em todas as variáveis de um projeto. Somente lÃderes e profissionais de sucesso conseguem ter esta visão mais ampla e rebuscada.
Seja crÃtico e saiba ouvir feedbacks, positivos, e acima de tudo, os não tão bons. Entenda que somente com os erros que o crescimento profissional amadurece. Ser um bom profissional não é resultado de mágicas nem milagres, mas é sim consequência de uma jornada recheada de acertos e erros, onde se aprende sempre.
Aprender ouvindo quem te quer bem é regra de ouro. Escute as referências em sua área, respeite as opiniões de seus colegas, seja contundente quando discordar, mas sempre respeitoso. Crie relações de trabalho consistentes com colegas, lÃderes e referências.
Aprecie os melhores profissionais de sua área e busque sempre se nivelar através deles.
Conclusão
Pensar em desenvolvimento de carreira requer antes de tudo ambição. O termo, que muitas vezes é usado negativamente, aqui tem uma interpretação chave: planejar a vida profissional é planejar o sucesso de uma jornada de estudo, de trabalho, de leitura, e de conhecimento.
Conhecimento de mundo e conhecimento de si mesmo.
Apresentamos estas práticas que certamente irão te auxiliar a ser o melhor profissional possÃvel para uma empresa, a ser bem sucedido em sua carreira e principalmente, a pensar em sua vida como se fosse a empresa mais valiosa do universo.
Uma boa jornada de sucesso. Fique conosco e confira mais conteúdos como este!