Conheça os desafios da gestão de talentos nas empresas
A gestão de talentos nas empresas é um conjunto de atividades que tem como objetivo identificar e contratar profissionais promissores, treiná-los, e gerenciar os recursos a fim de mantê-los motivados e em contÃnuo desenvolvimento, buscando assim a retenção desses profissionais.
A função do Gestor de RH, ou gestor de talentos (dependendo da sua estrutura), a quem cabe todas essas ações, vem acompanhado de grandes responsabilidades, já que a formação dessa equipe de talentos está diretamente relacionada ao crescimento da organização ao longo do tempo.
Entenda como a liderança corporativa pode ser um fator de sucesso na sua empresa
Mas como formar uma equipe de alto desempenho?
É importante saber que a motivação é um dos principais fatores para que um profissional se mantenha na empresa e, sobretudo, para que continue com uma boa performance.
Nesse sentido, podemos dizer que formar uma equipe de alto desempenho não depende somente da qualidade individual de cada membro, mas também de como agimos, como empresa, para mantermos a equipe engajada a continuar seguindo em frente.
Desenvolvimento profissional
Profissionais talentosos geralmente são pessoas que estão em busca de novos desafios, que possuem o objetivo de evoluir e se desenvolver. Um ambiente que não proporcione novas experiências, ou que não o ajude a aprimorar suas habilidades, certamente não o estimulará a continuar por muito tempo.
Avaliação
Feedbacks são ferramentas imprescindÃveis para o crescimento profissional. Como saber onde podemos melhorar se não soubermos como é o nosso desempenho atual, correto?
Ainda melhor são os casos em que a avaliação caminha junto com a cultura de treinamento e desenvolvimento da empresa. Isso porque a avaliação servirá como um ?mapa?, que mostrará quais pontos poderão ser trabalhados em cada profissional, a fim de torná-lo cada vez melhor.
Reconhecimento
Descobrir os pontos fracos de cada colaborador é importante por permitir seu desenvolvimento, entretanto, tão importante quanto é saber reconhecer seus pontos fortes.
Identificar os méritos de cada membro da equipe, e reconhecer suas conquistas sempre que surgirem, é crucial para manter a motivação sempre alta.
Lembre-se que seus colaboradores, principalmente os talentosos, têm a ambição de crescer profissionalmente, e ser reconhecido por suas ações é um indicativo de que estão no caminho certo!
Ascensão na carreira
Um fator muito importante na motivação do funcionário é saber que ele tem espaço para crescer dentro das organizações. Nenhum profissional talentoso com a ambição de crescer profissionalmente se contentará em ficar em um lugar que não possibilite essa evolução em sua carreira.
Portanto, invista em um plano de carreira e na comunicação desse plano aos membros de sua equipe. Assim todos saberão o potencial de crescimento e, principalmente, o que precisam fazer para alcançar a próxima etapa.
5 segredos para manter sua equipe motivada
E por que implementar a gestão de talentos?
Segundo estudos do Hackett Group em 2007, empresas que gerenciam talentos faturam cerca de 15% a mais que seus concorrentes. Em grandes corporações, esse percentual representa resultados financeiros de centenas de milhões de dólares.
Uma pesquisa realizada pela McBassi & Co.5 revelou que empresas que possuem práticas de liderança, engajamento dos colaboradores, (entre outras categorias do capital humano), possuem maiores dividendos por ação e melhor estabilidade.
Com isso, podemos concluir que a relação entre ter os melhores talentos e alcançar bons resultados nos negócios é um casamento que funciona.
Quais processos são parte da Gestão de Talentos?
?Compreensão dos objetivos do negócio
?Buscar talentos
?Atrair talentos
?Recrutar talentos
?Selecionar
?Treinamento e desenvolvimento
?Retenção
?Promoção
?Mapeamento de competências
?Avaliação de desempenho
?Planejamento de carreira
?Planejamento sucessório
?Desligamento (Aposentadoria)
A implementação da gestão de talentos é um papel de todos
Embora a maior parte desse processo seja responsabilidade da área de recursos humanos, é papel de toda liderança dentro da organização contribuir para o sucesso da gestão de talentos, já que são eles que atuam diretamente com esses profissionais.
Para que a estratégia de busca por talentos se torne eficaz dentro da empresa, deve haver compartilhamento de informações sobre os funcionários. Com isso, vários departamentos podem identificar os talentos disponÃveis e utilizar esse potencial quando surgirem novas e melhores oportunidades.
Uma observação é que o uso de sistemas de informação especializados que acompanhe a carreira dos funcionários e gerencie as oportunidades disponÃveis dentro da corporação podem ser de grande ajuda para otimizar esses processos.
Um consenso unânime entre os principais gestores e empresários é que o capital humano é, sem sombra de dúvidas, um dos recursos mais importantes dentro de qualquer empresa.
Investir em seus colaboradores, principalmente nos mais talentosos, podem proporcionar ganhos incalculáveis para o futuro da sua organização.
Agora que você já está pronto para buscar e gerenciar os talentos da sua empresa, que tal entender um pouco mais sobre como a liderança corporativa pode ser um fator de sucesso na sua empresa?