Metodologia Design Thinking: como usá-la para inovar?
O Design Thinking é uma metodologia considerada essencial para empresas que desejam se tornar referência em seu segmento de atuação. Além disso, é responsável por abrir mais espaço para a inovação e o desenvolvimento estável dos processos.
Consiste na união entre a criatividade do design com a área da inteligência comercial. É interessante abordarmos esse assunto, pois tem como principal foco o cliente, o que significa uma metodologia com forte potencial para a transformação das empresas. O resultado disso? Um aumento exponencial das vendas. Acompanhe a leitura!
Como usar a metodologia Design Thinking na sua empresa da forma certa
Tendo em mente que o trabalho do design é mostrar ao cliente, de forma visual, como o produto ou serviço é relevante para ele, podemos perceber a grande influência da área no setor de vendas.
O conceito Design Thinking chegou, justamente, para revolucionar a forma de encontrar soluções de problemas de forma coletiva e colaborativa. É um processo centrado no consumidor, que implementa uma abordagem criativa.
Vale a pena ressaltar que o Design Thinking não é só utilizado na área de desenvolvimento de produto ou serviço. Já se tornou uma altamente eficaz para diferentes áreas do negócio, inclusive, na área de gestão de riscos.
A missão do processo é muito mais aprofundada do que imaginamos. Consiste no mapeamento de experiência cultural, visão da sociedade e identificação de barreiras que o cliente possui. Dessa forma, as ações estarão muito mais focadas nas necessidades reais dos consumidores.
1. Principais pilares para tomar como base
Para começar a implementar a metodologia em sua empresa, é importante ter atenção aos seguintes fatores:
- Empatia: com isso, podemos elaborar soluções que mudem verdadeiramente a vida das pessoas.
- Experimentação: o teste faz parte da evolução de qualquer negócio. Por isso, é fundamental experimentar novas ideias e arriscar para ter a oportunidade de desenvolver soluções inovadoras.
- Viabilidade: antes de lançar uma ideia, solução ou produto no mercado, é preciso testar sua viabilidade e aceitação. Assim, a empresa terá mais assertividade e menos riscos.
2. Fases do processo
Assim como qualquer outra metodologia, o Design Thinking também precisa passar por algumas etapas, com a finalidade de obtenção dos melhores resultados. São elas:
- Reunião de imersão no problema e insights;
- Ideação para solução do problema apresentado;
- Prototipação com testes de viabilidade;
- Lançamento e realização do projeto.??
3. Novos caminhos com a ajuda do cliente
Como você pôde perceber, tudo é centrado no consumidor final. Assim, a metodologia se torna eficiente, justamente por encontrar novos caminhos por meio da perspectiva do perfil ideal de cliente.
A equipe de vendas, por exemplo, pode definir estratégias objetivas e persuasivas para atingir em cheio a atenção do cliente. As chances de efetivar vendas são positivas.
Outra vantagem em aplicar a técnica é garantir à equipe de estratégia, o poder de visionar necessidades futuras dos clientes. Isso acontece porque, com a ajuda das análises e brainstorming, é possÃvel identificar padrões no passado que possam se repetir futuramente.
4. Ideal para todo tipo de empresa
Pequenas e médias empresas também podem usufruir dos benefÃcios da aplicação. Aliás, acaba se tornando ainda mais essencial para esses modelos de negócio, pois a assertividade em ações e conversão em vendas ajudará muito no desenvolvimento e crescimento da empresa.
Outra vertente que pode ser beneficiada é a promoção de uma gestão de mudanças e inovação. Com os processos do Design Thinking é possÃvel remodelar a empresa, assim como implementar uma nova cultura organizacional.
Posso resumir o conceito como um desenho e alinhamento de ideias que são cruciais para descobrir novas necessidades dentro da empresa, além de inovar na apresentação do produto ou serviço ao cliente.
E a sua empresa, está preparada para a implementação do Design Thinking? Essa é uma tendência de mercado que a maioria das empresas estão começando a utilizar, não fique para trás!