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Líder de equipe: Como ter sucesso em liderar pessoas

Ser um bom líder de equipe, eis o desafio. 

Para quem se interessa em estudar a evolução da história, certamente o termo liderança já foi motivo de leitura em diversos momentos da vida. Nos contos de guerras estavam sempre lá, os líderes, icônicos, que se transformaram em mitos que até hoje são lembrados por nós. 

Mas por que os líderes, sejam de uma tropa, de um governo ou de uma empresa, são os mais lembrados no processo histórico?

O que os diferenciam dos outros, e, sobretudo, o que podemos fazer para nos transformarmos em um? 

São esses os temas que abordaremos aqui, de forma didática, e com muitas dicas e sugestões que poderão incitar o líder que existe dentro de você, ou, caso já exista esse potencial, aperfeiçoar sua aura de liderança, transformando essa característica de personalidade em um diferencial para conseguir ser bem sucedido profissionalmente. 

Vamos lá?

O típico comportamento de um líder de equipe

São diversas as características comportamentais que observamos em uma liderança, e todas elas se complementam para ao final dar uma ideia mais completa do que seja de fato um líder. 

Tomar decisões acertadas

Este comportamento é dos mais importantes e estratégicos para alguém que almeja um cargo do alto nível numa empresa, ou em um projeto. 

Líderes são aqueles que tomam decisões. Já os bons líderes são os que se diferenciam e tomam sempre, ou quase sempre, as decisões corretas. Para isso é necessário entender por completo a engrenagem da empresa, o perfil da equipe e ter conhecimento suficiente para garantir que a união entre o corpo (a empresa) e a alma (a equipe) se dê em harmonia e produtividade.

Podemos entender como decisões corretas aquelas que evitam problemas na gestão, mas também podemos crer que decisões acertadas tem a função de resolver os pepinos que surgem. Resumindo, o bom líder ou evita ou resolve problemas, nunca os prolonga ou aumenta. 

Com isso em mente chegamos a segunda característica:

Criar e pôr em práticas as estratégias

Se você possui um cargo de liderança, então deverá sair de sua cabeça as estratégias para que a empresa, ou o projeto, tenha sucesso. Pensar em objetivos, apresentar metas, construir planos de ação, e colocar em execução um bom planejamento, faz de um líder uma pessoa respeitada e admirada por todos. 

Aqui se faz necessário uma personalidade flexível, que permita ao bom líder aperfeiçoar, corrigir, ou mudar completamente a estratégia usada. Não morra com as suas crenças engessadas, e seja alguém apto a corrigir erros e aperfeiçoar acertos. Liderar é estar em um movimento constante de reflexão e análise de resultados.

Tomar decisões e criar estratégias carrega consigo a necessidade de possuir uma equipe competente e capaz, e daí cresce a importância da próxima característica de um líder:

Desenvolver bem (e sempre aperfeiçoar) o trabalho em equipe 

O bom líder nem sempre toma decisões monocráticas. Pelo contrário: ouvir sugestões, receber feedbacks, delegar funções e observar atentamente o trabalho de sua equipe tornam o processo de liderança mais bem sucedido.

Incentive todos a terem e exporem opiniões, e receba bem estas, mesmo que não se adeque inicialmente ao que foi proposto. Seja um exemplo de tolerância, de flexibilidade, de inteligência emocional e de busca por conhecimento, porque assim terá uma equipe com este perfil, que é dos mais adequados para a obtenção de sucesso.

Conheça todos individualmente, mas construa uma identidade coletiva; esta junção lhe dará elementos para conseguir tirar o melhor de cada um, mas principalmente, fazer das decisões e ações coletivas a mola mestre que fará uma empresa ou um projeto ter sucesso.

Para que as características até aqui apresentadas terem efeito positivo é necessário adicionar outra, essencial para líderes e influenciadores.

Ter fome de conhecimento

Sim, o líder é um amante do conhecimento e do estudo. Desenvolver este comportamento é parte essencial para ser bem sucedido no mercado, e na vida. 

Tenha sempre isso em mente: busque se atualizar, procure todas as novidades surgidas em sua área de ação, e abranja sempre que possível as áreas de conhecimento. Não é porque a sua empresa é de engenharia que você deve negligenciar o conhecimento em psicologia, sociologia, filosofia, comunicação, etc. 

Se aperfeiçoe na área de gestão, faça cursos, invista pesado em adquirir conhecimento de alto valor estratégico. Um MBA, uma especialização, cada uma destas escolhas lhe darão poder para que você consiga gerir e liderar equipes cada vez maiores.

Entenda de uma vez por todas: conhecimento é seu maior trunfo na arte de liderar pessoas. Ser alguém em constante processo de busca por conhecimento influenciará sua equipe a seguir este mesmo caminho, que como já sabemos, é base para o sucesso profissional.

Se o conhecimento é o cérebro, a ambição é o coração. 

Leia também:

Gestão de Pessoas e Liderança: 8 Passos Para Uma Equipe de Alta Performance!

Gestão Empresarial: 7 Erros de Liderança Para Não Cometer!

Criar uma atmosfera de ambição

Tenha ambição e saiba provocar este sentimento em sua equipe. Mas também compreenda que ambição não significa jogar sujo ou fazer tudo (literalmente) para obter sucesso. Ambição é querer o mundo, mas não tomá-lo a força de ninguém.

Deseje sempre ser um líder que busca a liderança de mercado. Almeje estar no topo, e faça a sua equipe entender que ser ousado em metas e objetivos diferencia os bons dos melhores. Queira estar entre os melhores, mas para isto será necessário desenvolver em sua equipe, e em você, este espírito ambicioso.

E se você quer mesmo ser um líder de equipe de sucesso, grave isso: ser ambicioso sozinho é egoísmo, e não te levará para muitos lugares no mundo corporativo. A grande arte aqui é entender que ambição coletiva é uma arma poderosa rumo ao sucesso.

E como dica de ouro: saiba que ambição não significa ganhar dinheiro. Se afaste dessas associações simplistas e caminhe rumo ao sucesso profissional.

Mas não sem antes se atentar para outra característica que separa líderes de pessoas comuns.

Assumir de maneira inteligente o ônus e dividir o bônus

No futebol existe aquela velha máxima: quando o time ganha é por causa da equipe e quando o time perde é por culpa do técnico. No mundo dos gestores esta ideia não é perfeita, mas podemos utilizá-la como modelo e aperfeiçoar.

Antes de tudo: saiba dividir o sucesso de um projeto ou de uma empresa, com a equipe. Isso definitivamente se mostra mais que obrigatório no processo de consolidação de uma liderança. Absorva esta ideia de que seu sucesso como líder depende do trabalho de todas as pessoas envolvidas na equipe.

Mas se liderar é dividir com a equipe a responsabilidade pelas vitórias, porque o mesmo não vale para as derrotas? Bem, porque é daí que diferenciamos um líder, de um ótimo líder. 

Assuma as responsabilidades como líder, mas consiga deixar claro que se algo não está dando certo, ou não deu certo, é porque toda uma engrenagem coletiva não funcionou. Esta reflexão e ação são importantes e muito difíceis de serem tomadas, mas é fundamental para um líder nato. 

Um líder nato faz a equipe entender que faltou algo mais em cada um dos membros, mas ao mesmo tempo mostrando que a sua responsabilidade é muito maior, pelo cargo que ocupa. 

Saiba gerenciar este complexo comportamento em você: lidere pessoas dividindo com elas o sucesso, e refletindo com elas as possíveis derrotas.

Para isso é importante outra característica: ser comunicativo e ter carisma. Vejamos com mais detalhes logo abaixo.

Ser comunicativo e ter carisma

Esses dois atributos andam juntos, quase que como arroz e feijão. A chave do carisma é a boa comunicação, e esta é preponderante no mercado profissional de alto nível. Mas como adquirir algo que parece ser tão natural no ser humano?

Bem, se carisma é algo que (de fato) alguém tem ou não tem, a habilidade de se comunicar com clareza pode ser adquirida com estudo, com investimento em cursos, com muita disciplina e usando como modelo todas as grandes referências na área.

Assista vídeos de grandes líderes, observe como eles se comunicam, exercite a comunicação no dia a dia, com seus amigos, colegas, família, para que ao chegar ao universo profissional você já tenha uma base sólida.

Ser carismático lhe fornecerá uma relação de respeito, admiração e fidelização com a sua equipe. Saiba disso e busque sempre melhorar enquanto líder, aperfeiçoando sempre o modo como você se comunica com as pessoas de sua equipe. Com uma boa comunicação, inevitavelmente o carisma aparecerá, nem que seja em doses homeopáticas.

Conclusão

Ser bem sucedido na arte de liderar pessoas envolve dezenas de ações, comportamentos e características. Mostramos como algumas delas, essenciais, te fornecem o material necessário para exercer bem este papel que é estratégico no mundo. Um bom líder de equipe é alguém que faz o universo evoluir.É um poder que somente pessoas diferenciadas podem ter. É por isso que desejamos que você tenha esta ambição, positiva, e caminhe em direção de cada um destes itens que apresentamos aqui.Ser líder é estar em constante evolução. Seja um. Continue aprendendo conosco através de outros conteúdos como este!

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26/04/2021

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