HAIA é ferramenta para lÃder conquistar o sucesso, garante professor Macantonio Fabra
A prática do HAIA leva o lÃder a conquistar o sucesso. Quem afirma é o idealizador da técnica, o professor Marcantonio Fabra. Nesta quinta-feira à noite (2/8), ele foi o convidado do mês de agosto do Ciclo de Palestras Trecsson Business. Durante duas horas, ele falou para um público superior a cem pessoas, que lotou o auditório do Centro de Eventos da Trecsson, localizado no Catuaà Shopping Maringá.
Marcantonio explica que o HAIA é a junção das iniciais das palavras Humildade, Autenticidade, Integridade e Amor. Com mais de trinta anos de experiência, como professor de diversas universidades e instituições de ensino superior, ele destaca que, para vencer e convencer, o lÃder deve estar consciente das limitações dele; reconhecer e pedir perdão pelos erros; fazer elogios sinceros e, jamais, se apresentar como superior aos demais integrantes das equipes sob o comando dele.
O mestre em LogÃstica Empresarial ressalta que o lÃder deve ser ele mesmo, agir com naturalidade, e precisa estar presente o tempo todo, desde os passos iniciais da elaboração até o projeto ser concluÃdo. ?O lÃder não é uma pessoa perfeita. Mas tem que ter uma postura ética, ser verdadeiro, e cultivar e desejar o bem a quem está ao lado dele?, afirma.
As mais de duas décadas de vivência como gerente de projetos de Tecnologia da Informação e na implantação de escritórios de projetos em grandes organizações também convenceram Marcantonio de que entender os perfis dos liderados é vital para se estabelecer vÃnculos e um canal de comunicação permanente. Para compreender os comportamentos individuais, o professor cita o teste da Dominância Cerebral.
Desenvolvido por Ned Herrmann, nos anos noventa do século passado, o teste classifica os estilos de pensamentos em relação ao lado do cérebro dominante, formando quatro modelos de personalidades. ?A partir deste entendimento, o lÃder consegue criar ambientes saudáveis, de incentivo ao desenvolvimento, de redução de desperdÃcio e age para minimizar os riscos na execução de projetos?, frisa Marcantonio.