Formação de lÃderes: Prepare seus colaboradores para liderar!
O objetivo de qualquer empresa mundo afora é desenvolver um processo de formação de lÃderes com o objetivo de incentivar cada vez mais o comportamento de liderança entre os seus funcionários e colaboradores. Não é um desafio dos mais fáceis, afinal, liderar é tarefa para pessoas que buscam arduamente o sucesso profissional, sendo que muitos já possuem naturalmente este comportamento.
Muitos desses colaboradores acabam exercendo funções de liderança mesmo que de forma informal, e nesse sentido cabem aos gestores e lÃderes fisgarem esses profissionais e alimentarem este comportamento, preparando assim eles para o trabalho de liderança, prolongando com isso o sucesso de uma corporação no mercado.
Mas afinal, como preparar os colaboradores para exercerem a arte de liderar?
É este o tema desse artigo, que vai se aprofundar nas caracterÃsticas que um lÃder deve possuir para exercer essa função de referência, bem como identificar métodos e práticas que visam formar lÃderes corporativos.
O papel do lÃder nas organizações
São muitos os papéis que lÃderes exercem nas corporações, e todos eles possuem importância estratégica para o sucesso de uma empresa, ou de um projeto:
- Tomar decisões acertadas;
- Criar e por em práticas as estratégias;
- Desenvolver bem (e sempre aperfeiçoar) o trabalho em equipe ;
- Ter fome de conhecimento;
- Criar uma atmosfera de ambição;
- Assumir de maneira inteligente o ônus e dividir o bônus;
- Ser comunicativo e ter carisma;
- Ser lÃder é estar em constante evolução.
Para começar, o lÃder é aquele que toma as decisões, e este é um dos comportamentos que se deve sempre incentivar em potenciais lÃderes. Tomar decisões requer inteligência, iniciativa, comprometimento com a empresa e muito conhecimento, que lhe dará credibilidade para tomar não somente as decisões, mas sobretudo, tomar as decisões acertadas.
O lÃder também é aquele que cria estratégias para a empresa, e incentivar esse comportamento em seus colaboradores é meio caminho andado para o nascimento de mais um lÃder na corporação. E como se faz isso? Oferecendo mais desafios aos funcionários com este perfil já identificado.
Incentive a comunicação na sua equipe
O bom lÃder até consegue tomar decisões sozinho, mas em regra eles não tomam decisões monocráticas. Pelo contrário: eles ouvem sugestões, recebem feedbacks, delegam funções e observam atentamente o trabalho de sua equipe.
E é desta forma que o lÃder acaba formando novos lÃderes: incentivando a todos a terem e exporem opiniões. Seja um exemplo de tolerância, de flexibilidade, de inteligência emocional e de busca por conhecimento, porque assim você dará vida a pessoas com este mesmo perfil, tão importante para as atividades de liderança numa corporação.
Incentive a busca por conhecimento em sua equipe
Busque se atualizar a todo o momento e procure todas as novidades surgidas em sua área de ação. Fazendo desta forma você estará incentivando a sua equipe a agir da mesma forma, e com isso o trabalho de preparação de novas lideranças acaba sendo inevitavelmente melhor sucedido.
Incentivar a busca por conhecimento é peça chave para o sucesso profissional de quem quer que seja, e certamente o lÃder possui essa caracterÃstica como uma das mais constantes de seu comportamento. Incentive a cada situação de trabalho a busca por conhecimento, por leitura, estudo, atualização, especialização, e com certeza você fará bem a sua parte em formar lÃderes.
Construa uma atmosfera de ambição em sua equipe
Não há nada mais subvalorizado que a ambição, comportamento que muitas vezes é classificado como uma caracterÃstica negativa, mas que na verdade é um dos motores para o sucesso profissional de um colaborador, de um lÃder ou de uma empresa.
Crie esta atmosfera de ambição, de fazer com que seus colaboradores queiram e desejem o sucesso profissional. A ambição é importante para o comportamento humano, desde que seja trabalhado de forma saudável e honesta. Ser ambicioso não significa fazer tudo para ter sucesso, e sim, buscar sempre ter sucesso, não somente individual, mas também em coletividade.
O lÃder não quer sucesso individual, mas sim o sucesso de seu projeto, de sua empresa, e ele sabe que esse sucesso irá respingar de forma direta no seu sucesso profissional. Crie esse ambiente no trabalho e tenha certeza de que novos lÃderes nascerão daÃ.
Identifique pessoas comunicativas e com carisma
Esses dois atributos andam juntos na formação de um lÃder. A chave do carisma é possuir boa comunicação, e esta é preponderante no mercado profissional de alto nÃvel. Assim, ao identificar alguém com este perfil tão desejado, a primeira ação a se fazer é potencializar este comportamento, dando mais espaço para que estes perfis cresçam na empresa.
E é importante valorizar estes atributos, porque eles não são construÃdos, não há uma fórmula secreta para ser comunicativo, ou ter carisma. Isso é algo que de alguma forma nasce com alguém e que ela potencializa naturalmente com o passar do tempo. Cabe agora ao lÃder entender a situação e oferecer todo o ambiente favorável para que esta pessoa exteriorize este comportamento com cada vez mais destaque no ambiente de trabalho.
Promova o autoconhecimento na formação do lÃder
O bom lÃder busca a todo o momento o crescimento pessoal, e coletivo, sabendo que este crescimento resultará em melhorias para todos. Crie este comportamento em sua equipe.
Autoconhecimento mais conhecimento define um lÃder bem sucedido, e em todos os momentos possÃveis deve-se incentivar para que cada membro de sua equipe entenda esses conceitos e procure exercitar essas ações humanas que serão diferenciais na vida de cada um deles no trabalho de liderança.
Além de buscar melhorar como pessoa, é fundamental para um lÃder agregar conhecimento o suficiente para que cada um de seus funcionários sinta aquela vontade de chegar a tal nÃvel. Assim, o lÃder cria novos lÃderes e uma corporação com uma atmosfera destas tende a estar sempre no topo do sucesso.
Não crie expectativas diferentes dos comportamentos apresentados pelos seus colaboradores
Um dos trabalhos mais difÃceis na formação de lÃderes é conseguir perceber quais as competências, caracterÃsticas, qualidades e comportamentos que cada um deles apresenta. Este é um trabalho árduo, mas que terá uma função estratégica na formação de lÃderes, pois será neste momento que você irá separar o joio do trigo.
Perceber comportamentos de liderança e potencializar isso demanda conhecimento, e cada erro nesta identificação vai significar trabalho perdido e sucesso distante, tanto na função de formar novas lideranças quanto no trabalho diário de uma corporação.
Conheça seus funcionários de tal maneira que você saberá desenvolver cada caracterÃstica que ele vai apresentar e que vai agregar para a formação de lÃder.
Forme lÃderes com habilidades interpessoais e de relacionamento
Um bom gestor é aquele que sabe intermediar o convÃvio profissional de diferentes pessoas, com diferentes perfis, que apresentam diferentes comportamentos, mas que desejam um objetivo comum: o sucesso, individual e coletivo.
Busque captar profissionais que já estejam aptos a possuÃrem este comportamento, ou melhor, que já o possuam. Assim, somente aperfeiçoe estas caracterÃsticas, que certamente você estará a largos passos de um trabalho bem sucedido de formação de lÃderes.
Busque em sua equipe profissionais que agreguem, que sejam ouvidos, que tenham a sua voz reverberada por todos. O maior sinal de que estamos diante de um potencial lÃder é quando ele está ao centro de uma roda de conversa, captando a atenção natural de todos, de forma carismática, produtiva e benéfica para o ambiente de trabalho e para a empresa.
Conclusão
E acima de tudo, incentive a ação de estudar, de estar sempre se atualizando, se especializando e mantendo-se sempre atual para as demandas constantes do mercado de trabalho. Uma das formas de incentivar isso é mostrando formas de capacitação, de evolução da carreira, como a adição de um curso de MBA por exemplo.
Há inclusive MBA em Liderança e Gestão Estratégica de Pessoas.
Espero que tenha gostado. Acesse nosso blog e confira outros conteúdos como este.