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Ferramentas de gestão de pessoas: 10 estratégias para liderar

O mundo corporativo passou por grandes mudanças nestas últimas décadas, e uma das mais importantes foi a evolução e revolução do ambiente de trabalho. 

Uma das grandes descobertas foi a de que gerir pessoas de forma saudável, produtiva e adequada agrega valor para a empresa, para o ambiente de trabalho, para os profissionais e os resultados práticos são vistos diariamente.

Com essa evolução foram surgindo ferramentas de gestão de pessoas no ambiente de trabalho. Gestores, líderes e profissionais do setor de RH de empresas se debruçam dia após dia para alcançar ambientes cada vez mais benéficos e férteis dentro de uma perspectiva produtiva. 

Este artigo vai apresentar 10 estratégias viáveis e, sobretudo produtivas, para que o trabalho de gestão de pessoas em uma empresa seja feito de forma satisfatória, realçando a liderança que cada empresa precisa possuir para ser bem sucedida no mundo corporativo.

Por que usar ferramentas de gestão de pessoas?   


Se você não entender de pessoas, você não vai entender de negócios. Isso pelo simples fato de negócios serem feitos por pessoas. Clientes são pessoas, funcionários são pessoas, líderes são pessoas.

Os benefícios de um bom trabalho de gestão de pessoas são inúmeros e vistos a olho nu. Usar ferramentas de gestão de pessoas proporciona melhores resultados práticos, aprimoramentos na dinâmica da equipe de trabalho, potencialização das habilidades individuais e de equipe, além de trazer muitos outros benefícios para sua empresa, e os colaboradores.

10 estratégias para liderar 


Veremos a seguir dez estratégias extremamente valiosas para gestão de pessoas. Essas estratégias têm como objetivo facilitar a superação dos desafios que sua empresa irá enfrentar,.

1 - Engajar pessoas motiva ambiente de trabalho 




A primeira estratégia que todo gestor deve se atentar, refere-se ao engajamento de pessoas. Se utilizar de ferramentas que motivam equipes e que engajam colaboradores torna o ambiente de trabalho mais saudável, produtivo e os resultados são vistos de modo mais satisfatório.

Mas como engajar pessoas no ambiente de trabalho? A primeira ação deve acontecer exatamente no processo de admissão, onde o gestor deve procurar pessoas já com perfis motivados e que se adequem aos valores da empresa. 

Além desse pontapé inicial, ofereça sempre um ambiente estimulante, que faça os colaboradores saírem de suas zonas de conforto, promovendo uma atmosfera onde as pessoas sejam valorizadas.

Valorize os esforços de seus colaboradores, de forma individual, com feedbacks individualizados e completos, e desenvolva um trabalho de liderança em conformidade com a contemporaneidade, sem ficar engessado ao passado. 

2 - Entendendo o perfil de seus colaboradores 




Entender o perfil de um colaborador permite que o líder escolha a pessoa certa para o cargo certo. E o que é importante nesta linha de raciocínio? Bem, a pessoa certa no cargo certo une o produtivo ao prazeroso. Teremos uma produtividade muito maior, pois as habilidades vistas no colaborador preenchem as lacunas que aquela atividade exige. 

E há um prazer mais evidente, pois teremos um colaborador eficiente e motivado por estar na área que possui mais habilidades e onde estas habilidades se sobressairão na dinâmica de trabalho.

Porém, essa relação que envolve pessoa e cargo é um pouco mais complexa, tornando importante o trabalho do líder de observar dentro do perfil profissional do colaborador, traços comportamentais desejados pela empresa. O ideal é agregar à equipe um colaborador equilibrado, que respeite, valorize e compartilhe dos valores da empresa, e que esteja motivado com os novos desafios.

3 - Plano de carreira 




Não há nada mais motivador que um funcionário perceber desde os momentos iniciais na empresa que há um caminho que ele pode percorrer, com promoções, evoluções salariais, desafios e crescimento profissional.

Construa no ambiente de trabalho uma atmosfera que alimente esse desejo de todo colaborador em crescer e um dia se transformar em um líder. 

Ter um plano de carreira vai apresentar para a sua equipe e para os seus colaboradores a possibilidade de crescimento a curto, médio e longo prazo, criando um clima de motivação individual e de equipe em benefício deles e da empresa.

4 - Promova o conhecimento 




Sim, crie no ambiente de trabalho estratégias e ações que visem promover e incentivar a busca por conhecimento, seja geral ou específico. 

Incentive seus colaboradores a fazerem cursos de especialização e ofereça benefícios para que eles se especializem sempre. Crie condições para que seus funcionários tenham tempo para estudar e assim crescerem cada vez mais em suas respectivas áreas de atuação.

Produza cursos, seminários, Webinar, e muitas outras ações que visem agregar conhecimento para a sua equipe e para os seus colaboradores individualmente. Observe atentamente o engajamento que esses colaboradores terão com as ações de incentivo ao conhecimento.

Conseguir captar as pessoas certas para um cargo ou para a empresa envolve perceber a vontade que cada um possui com o conhecimento.

5 – Desenvolva a cultura de retenção de talentos 




Toda empresa deseja ter em seu quadro de funcionários pessoas talentosas e acima da média. Se você já possui no seu grupo de trabalho pessoas com este perfil, então chegou o momento de elaborar estratégias para retenção de talentos, ferramenta primordial para que uma empresa seja bem sucedida no mundo corporativo.

Valorize seus talentos, não hesite em fornecer todas as condições para que ele tenha ânimo em trabalhar na empresa, para que ele esteja diariamente motivado a fazer o seu trabalho da melhor forma.

Essa valorização acontece através de uma promoção, através de aumento salarial, através de um plano de carreira especial, através de bônus, que não precisa ser financeiro, podendo ser uma viagem, momentos de folga e incentivo ao lazer. 

É trabalho para o líder reter os melhores quadros de uma empresa, e se o seu trabalho fracassar, certamente uma empresa concorrente sairá vitoriosa deste embate.

6 - Trabalhe com metas na gestão de pessoas 




Trabalhar com metas claras e transparentes motiva equipes e pessoas, proporcionando maior engajamento entre eles, beneficiando a todos - profissionais e empresa.

Desenvolver metas é um dos trabalhos mais estratégicos em uma empresa e cabe ao gestor construir metas plausíveis, mas ao mesmo tempo desafiadoras. Somente assim esta estratégia será positiva, já que trará engajamento e benefícios, aumentará a produtividade, mas, sobretudo não gerará frustração com metas inalcançáveis e feitas aleatoriamente, com números irreais.

7 - Promoção de feedback 




Como ferramenta de gestão de pessoas, outra unanimidade entre profissionais e colaboradores em uma empresa é a promoção e uso de uma cultura contínua de feedbacks.

É com o feedback (positivo ou negativo), mas principalmente, propositivo, que o funcionário vai observar e perceber suas falhas, suas qualidades, seus pontos fortes e suas fraquezas. Oferecer um feedback honesto e capacitado vai proporcionar uma melhora a médio e longo prazo importantes para o crescimento da empresa e de seus colaboradores.

Feedback serve para desenvolver potenciais, promover habilidades e incentivar o crescimento. 

8 - Pensando no bem-estar de sua equipe 




Mente sã em corpo são. Foque em oferecer um ambiente de trabalho agradável e que foque numa relação de bem-estar de seus funcionários. Crie um ambiente que construa um clima de motivação, que faça com que os funcionários desejam estar no local de trabalho. 

Imagine aquelas cenas de funcionários do Google, da Apple, e de outras grandes empresas, jogando sinuca nos intervalos de expediente, ou fazendo ioga ao fim de mais um dia de trabalho. Você não precisa copiar integralmente, mas saiba que estas empresas estão no topo do mundo também por conta desta atmosfera criada e incentivada diariamente.

9 - Comunicação interna como pilar da gestão de pessoas 




Trabalhar de forma eficiente a comunicação interna no ambiente de trabalho produz resultados sensacionais, e não há como negar este fato. Uma eficiente dinâmica de comunicação envolve vários fatores, e para começar é sempre salutar deixar bem claro todos os valores da empresa e todos os comportamentos pessoais e profissionais que a empresa espera de seus funcionários.

Fazer a sua equipe entender isso sem provocar ruído é de uma importância gigante.

Incentive a comunicação entre eles e entre todos. Promova canais de comunicação como os já falados feedbacks, mas também envolva dinâmicas mais prazerosas, como os momentos de quebra de tensão, como aquele bom happy hour.

10 - Medir desempenho é fator de melhoria na gestão de pessoas 




Umas das ferramentas mais estratégicas que um gestor possa utilizar na gestão de pessoas é a medição de desempenho de seu quadro de colaboradores. O líder que possui essa capacidade aguçada terá mais facilidades em captar talentos, reter estes mesmos profissionais acima da média, e buscar em sua equipe os nomes que mais estejam colados ao perfil da empresa.

Ao oferecer cursos de capacitação, como vídeos, lives, seminários e workshops, a empresa acaba gerando uma ferramenta muito eficiente para medir o desempenho de cada um de seus funcionários, analisando engajamento, vontade de crescer, e desejo de estar na empresa.

Com estes dados em mente, o gestor tem um poderoso conhecimento sobre a sua equipe, seja conhecimento coletivo ou individual.

Conclusão

Utilizar ferramentas de gestão de pessoas é uma ação fundamental no mundo corporativo, e qualquer empresa que pense em ganhar terreno na selva chamada capitalismo, deve investir nessa estratégia.

Absorver conhecimentos como este aqui, bem como entender os passos para se ter uma equipe de alta performance e os desafios que cada empresa possui na gestão de pessoas é um dos pilares estratégicos da boa gestão, pressuposto para qualquer empresa ser bem sucedida.  

Esperamos que tenha gostado. Acesse nosso blog e confira outros conteúdos como este.


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10/09/2021

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