Diferença entre lÃder e chefe: Qual perfil você se encaixa?
A evolução das relações humanas trouxe mudanças significativas para o mercado de trabalho e para o gerenciamento de empresas - e de pessoas - e saber exatamente a diferença entre lÃder e chefe é primordial para entender estas mudanças e evoluir num ambiente de trabalho.
Se antes a relação entre as diversas hierarquias de uma empresa se dava através de um processo que envolvia muitas vezes exclusão, intimidação e superioridade, hoje em dia o contexto buscado por empresas caminha em sentido contrário a esse.
Se antes tÃnhamos como estereótipo o chefe em cima de um pedestal dando ordens aos seus subordinados, hoje temos como modelo de gestão o lÃder carismático, respeitoso e que sabe tirar todo o potencial de cada um dos membros de sua equipe. Os termos mudaram, para o bem do universo corporativo.
Neste artigo vamos abordar detalhadamente a diferença entre lÃder e chefe, possibilitando a você se identificar com um deles e a partir daà entender a necessidade de evolução.
Medo do chefe x respeito pelo lÃder
Esses dois sentimentos, quase que antagônicos, mostram já num primeiro momento a diferença entre o lÃder e chefe. O mundo corporativo sempre naturalizou esta relação de medo que os subordinados tinham com o seu chefe. O mundo do cinema e da TV chegou inclusive a transformar esta relação em algo normal, ou até mesmo em comédia.
Mas não nos enganemos: dominar uma equipe pelo sentimento do medo não traz resultados positivos, produtivos ou propositivos.
Havia uma vaga ideia de que esta relação trazia bons resultados em curto prazo dentro de uma empresa, mas a própria evolução do estudo das relações humanas e dos recursos humanos fez questão de confrontar esta ideia errônea.
Como contraposto ao medo, se consolida o sentimento de respeito como mola para incentivar uma equipe e fazê-la alcançar metas, concluir projetos e alcançar vitórias.
É através do respeito que um lÃder consegue extrair o máximo de sua equipe. Mas aqui há uma diferença tênue e fundamental para definir de fato um bom lÃder: o lÃder ganha respeito mostrando trabalho, provando ter conhecimento e apresentando um comportamento exemplar. Já outros buscam o respeito fazendo amizades e se agarrando somente a elas.
Este comportamento tende a desgastar uma equipe, pois haverá sempre o temor de perder a amizade e o respeito dos subordinados, e assim o suposto lÃder se afundará em um mar agitado que ele próprio construiu.
O lÃder pode até ser um grande amigo de cada um da sua equipe, mas não será este o fio condutor da relação entre eles. O respeito se conquista com seriedade, cobrança de resultados e colaboradores motivados, e o lÃder saberá colocar estes preceitos acima de qualquer relação de amizade.
A Democracia do lÃder x Autocracia do chefe
Estes dois formatos de gerenciamento de um projeto, ou administração de uma empresa, diferencia bastante os trabalhos de chefes e de lÃderes. O chefe tende a agir autocraticamente, sem inserir em suas principais ações as opiniões de sua equipe de trabalho. O lÃder, por contraponto, busca uma gestão democrática, com espaço para que opiniões sejam dadas e as ações muitas das vezes são resultantes dessa interação em grupo.
Enquanto que a autocracia possibilita decisões rápidas, a democracia depende de mais tempo, de conversa e de confronto de ideias. Em uma corporação a tendência é que hoje em dia tenhamos mais lÃderes, e que eles consigam extrair cada vez mais de sua equipe uma riqueza de elementos necessários para bons resultados, e entregas mais que satisfatórias.
Ainda assim, há quem sugira que a dinâmica de chefia, centralizadora, possa ter bons resultados em empresas que não possuam uma equipe qualificada, porém, como nós já sabemos, uma das funções primordiais de uma empresa é agregar ao seu grupo de trabalho as pessoas mais qualificadas possÃveis.
Desta relação entre autocracia e democracia surge outra diferença entre lÃderes e chefes, que se concentra na tomada de decisões. O chefe, centralizador, sempre busca tomar as decisões sozinho, criando uma dinâmica mais célere na empresa, mas que dificilmente traz resultados integralmente satisfatórios.
Enquanto isso, o lÃder se apoia na conjunção de ideias. Este formato, quando se tem uma equipe qualificada, é a que mais proporciona bons resultados, pois pessoas talentosas precisam de abertura e do espaço necessário para que as suas ideias brotem e se sobreponham em uma reunião de trabalho. Num ambiente autocrático esse comportamento é podado.
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O lÃder você segue, o chefe você obedece
Um dos comportamentos mais visÃveis quando distinguimos um lÃder de um chefe é no modo como a equipe se comporta com a presença destes. Enquanto que um chefe preconiza uma relação de obediência sistemática, o lÃder constrói uma atmosfera que faz a equipe seguir suas ideias naturalmente, e com visÃvel motivação.
O lÃder coordena, e cria um ambiente de trabalho que proporciona a ascensão de cada membro de sua equipe, sem medo de que alguns de seus subordinados se destaquem na empresa. Para um chefe, é inadmissÃvel um subordinado se destacar a tal ponto que chame a atenção de toda a equipe de trabalho.
O lÃder evoca o melhor que o colaborador tem a oferecer, construindo um clima que favorece a empresa pensar a médio e longo prazo.
O chefe busca somente a obediência cega de seus funcionários.
Autoconhecimento do lÃder
O termo autoconhecimento é tão novo no mundo empresarial que somente ele já pode definir bem a diferença entre lÃder e chefe. Enquanto que o primeiro normalmente se estagna, tanto como profissional, quanto como pessoa, o lÃder busca a todo o instante o crescimento pessoal, sabendo que este crescimento resultará em melhorias para o seu trabalho de gestor.
Autoconhecimento somado ao conhecimento define um lÃder bem sucedido.
Sim, além de buscar melhorar como pessoa, é fundamental para um lÃder agregar conhecimento o suficiente para que cada um de seus funcionários sinta aquela vontade de chegar a tal nÃvel. E o lÃder irá apontar os caminhos para que cada um de seus membros cheguem lá, mostrando total desprovimento de vaidade e egoÃsmo.
O lÃder promove, o chefe não.
Há algumas situações bem peculiares e simbólicas dentro de uma corporação, que evidenciam mais uma diferença existente entre o chefe e o lÃder. Vamos imaginar que um colaborador está pensando em conversar sobre um possÃvel aumento salarial.
Enquanto que esta conversa com o chefe tende a ser desgastante e inútil, já que para o chefe seus funcionários são meros meios para se chegar a um fim, à conversa com o lÃder promete ser produtiva, já que este entende que valorizar seus funcionários acaba por valorizar automaticamente toda a empresa.
Promover uma equipe, ou membros dela, é uma das melhores formas de se gerir grupos, e de motivar equipes, e somente um bom lÃder tem essa ideia fixa em mente. Enquanto que para o chefe a empresa é a protagonista dentro de seu universo, para o lÃder as verdadeiras estrelas corporativas são as pessoas que dela participam.
LÃder ou chefe: em qual perfil você se identifica?
Com todas estas distinções colocadas, você agora pode olhar para si e refletir sobre o tipo de gestão que você se enquadra ou se identifica. Você se considera um chefe? Se sim, a questão que propomos é: no mundo atual, este tipo de gestão de pessoas e de empresas ainda têm vez?
O mundo evoluiu de tal forma que as relações humanas no ambiente de trabalho também foram forçadas a mudar e evoluir. Criar uma atmosfera saudável, de cooperação mútua, e onde todos tem voz, se tornou uma tendência dentro de empresas mundo afora.
O que todas as grandes corporações do mundo possuem em comum é justamente a presença de um lÃder, que seja guiado por todas estas caracterÃsticas que colocamos neste artigo. As grandes lideranças do mundo empresarial são pessoas carismáticas, de inteligência Ãmpar e com um grande sentimento de coletividade.
Já se foi o tempo em que uma pessoa comanda sozinha, de dentro da sala, uma empresa que vislumbra ser vencedora e bem sucedida. Hoje em dia o mercado preconiza gestões cooperativas, um trabalho de constante promoção de ideias, de pessoas, e de ações propositivas.
Se você se identifica com o perfil de um chefe, cabe a reflexão que era para ser ontem: eu estagnei como profissional? Se sim, o que posso fazer para evoluir e melhorar como gestor, e como comandante de uma equipe?
Entender que esta evolução é necessária é ponto inicial para um futuro de lideranças e sucessos. Confira outros conteúdos como este em nosso blog. Até a próxima!