Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade, e ao continuar navegado, você concorda com estas condições.

  • Maringá: (44) 3029-1162

  • Dourados: (67) 3033-8862

Como um MBA pode transformar seu potencial de liderança

Sempre que pensamos nas razões que transformam uma organização em um exemplo de sucesso, o foco normalmente recai sobre o trabalho de equipe, ou sobre a construção de uma cultura organizacional eficiente. O fato é que, na parte central destes dois elementos se encontra a figura do líder, que deve ser o fio condutor de toda a engrenagem de uma empresa. Essa liderança, entretanto, precisa ser potencializada através de cursos e capacitações, como por exemplo, um MBA.

No conteúdo de hoje vamos conversar sobre o investimento em um curso de MBA, e como este tende a lhe proporcionar retorno estratégico, que chega através de uma série de habilidades que irão aperfeiçoar seu potencial de liderança.

Veremos como investir em educação corporativa ainda é a chave para o crescimento profissional para cargos de alto rendimento; veremos também como um MBA pode ser um grande aliado nesta jornada.

Uma boa leitura. 

A importância de um MBA


Investir em um MBA (Master in Business Administration) significa entender que o conhecimento é a base para o crescimento profissional de qualquer pessoa.  

Não há outro jeito: o conhecimento de novas habilidades interpessoais, de novos pensamentos corporativos, novas teorias e práticas profissionais é o que move um profissional para o topo da pirâmide do mercado de trabalho.

O MBA nasce e se consolida com esta missão, a de ser um grande aliado de profissionais da área de gestão, que desejam desenvolver todo um conjunto de habilidades para liderar pessoas e para dominar os processos de produção de uma organização.

Assim, ele se torna um diferencial competitivo dos mais importantes dentro de uma empresa, e no mercado como um todo. 

O MBA e a liderança


O curso de MBA sempre esteve atrelado ao objetivo central de formar líderes e de potencializar lideranças dentro da estrutura corporativa.

Mesmo com a expansão de sua linha de ação, que atualmente abraça diversas áreas e sub áreas, o MBA continua sendo um potenciador do espirito de liderança nos profissionais que estão no mercado.

Isso porque o mundo contemporâneo exige um novo modelo de liderança corporativa, muito mais adaptado às demandas atuais da sociedade. 

Assim, o líder do presente precisa ter habilidades interpessoais, inteligência emocional, capacidade de resolução de conflitos, além de, claro, grande capacidade de gestão de pessoas e de projetos.

Desta forma, o MBA ao longo do tempo buscou um equilíbrio em suas disciplinas, que valoriza o conhecimento técnico e prático, mas também entende a importância de habilidades interpessoais para o crescimento pessoal, profissional, e da organização.

A importância da liderança em uma organização


O comportamento do líder em uma organização acaba definindo todo o trabalho da equipe, da coletividade e dos processos. 

Ele é o maior símbolo de um projeto de sucesso, bem como de um projeto de fracasso.

Assim, se ele é um exemplo de excelência, naturalmente a sua equipe de colaboradores será conduzida para um trabalho de excelência também.

Neste cenário, um MBA acaba tendo uma função muito estratégica para profissionais que desejam potencializar a sua capacidade de liderar equipes, afinal, o seu propósito é justamente aperfeiçoar habilidades, soft e hard skills, além de aumentar a bagagem de conhecimentos técnicos, teóricos e práticos.

Todo este conjunto de ações fazem do MBA um grande investimento profissional, e um grande aliado de corporações que desejam imensamente abraçar líderes que sejam diferenciados e que consigam entregar um trabalho de alto rendimento.

O que um MBA pode adicionar na carreira de líderes


O MBA de hoje tem como missão preparar o líder do futuro, mas sem esquecer que o futuro começa desde já.

Assim, o curso está em constante atualização e sempre precisa se adequar às novas transformações sociais, econômicas e comportamentais.

Se formos analisar a bagagem de conhecimento que um MBA entrega para líderes e futuros líderes, podemos começar com:

  • Inteligência emocional

Ter inteligência emocional é fator decisivo para que você execute um trabalho primoroso de liderança em uma organização. Ter equilíbrio emocional é fundamental para que se exerça trabalhos com pressão.

Além disto, esta habilidade lhe entrega autoridade para que possa mediar conflitos interpessoais e gerenciar as emoções diárias dentro do ambiente de trabalho.

O líder do presente é aquele que entende que a síndrome do super homem não existe mais, ou seja, ele precisa saber contar com a sua equipe para resolver problemas e encontrar soluções, afinal de contas, ele possui limitações como qualquer outro profissional.

  • Capacidade de entender tendências

Outra capacidade que um curso de MBA consegue desenvolver nos alunos é a de conseguir acompanhar as mudanças sociais, tecnológicas e comportamentais, a fim de antecipar cenários e entender as tendências a curto e médio prazos.

É imprescindível para um líder estar atento à estas mudanças diárias do mundo.

  • Capacidade de inovação

A liderança é exercida muitas vezes a partir de ideias inovadoras, que saiam daquela estrutura padrão. É o chamado pensar fora da caixa.

Uma organização que deseja estar na vanguarda do mercado, e sempre atualizada, precisa ter na figura do líder alguém disposto a representar esta ideia. 

Um curso de MBA tem também a função de estimular esta imersão do profissional ao universo tecnológico e social das inovações que surgem continuamente.

  • Capacidade de estimular e incentivar sua equipe

Esta é uma das principais habilidades desejadas pela liderança do presente e do futuro. O líder de hoje precisa criar um ambiente saudável e produtivo, que dê espaços para que os colaboradores sejam mais proativos e sejam de fato protagonistas na jornada da empresa.

O líder tem esta função estratégica de ser o elemento central que intermedia esta relação entre organização e equipe de colaboradores, e para que isso dê certo é preciso empatia, capacidade de gestão de pessoas, além de muita escuta ativa e compreensão. 

Todas estas habilidades de liderança são trabalhadas em um MBA, sobretudo em cursos que já possuem um direcionamento ainda mais específico.

Isso acontece, por exemplo, no curso MBA FGV em Liderança e Gestão Estratégica de Pessoas

Ele proporciona competências em gestão de negócios e pessoas para que você possa desenvolver-se como um líder, atuando em uma nova realidade de mercado.

Nele você irá adquirir: Soft skills para liderança de pessoas e equipes; conhecimento para gerenciar pessoas nos desafios decorrentes das novas configurações econômicas, demográficas, sociais e tecnológicas, e habilidades em gestão de negócios.

Conclusão

Hoje vimos a importância que uma liderança possui dentro de toda a estrutura de uma organização. 

A figura do líder é elemento central para que as coisas funcionem bem ou para que as coisas sejam levadas ladeira abaixo.

Neste cenário, investir em um MBA é uma aposta das mais atraentes e com retorno garantido, já que o curso tem como missão te entregar uma bagagem de conhecimentos teóricos, técnicos e práticos, que vão potencializar o seu trabalho de líder.

Concordam com esta ideia?


Comente aqui!

Compartilhe:

Posts Relacionados

Ver Categoria >
Banner EDEX

Sempre que pensamos nas razões que transformam uma organização em um exemplo de sucesso, o foco normalmente recai sobre o trabalho de equipe, ou sobre a construção de uma cultura organizacional eficiente.

benefícios do MBA, carreira em gestão empresarial, vantagens do MBA, desenvolvimento profissional

02/08/2024

https://www.trecsson.com.br/files/blog/bannerdesktoptrecsson_1725499283.jpg

https://www.trecsson.com.br/blog/lideranca/como-um-mba-pode-transformar-seu-potencial-de-lideranca