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O que é Relacionamento Intrapessoal? Conceitos, Importância e Dicas para aplicar

Não é difícil de imaginar que a chave para um bom ambiente de trabalho é ter colaboradores que conseguem desenvolver relações interpessoais de forma saudável, produtiva, levando em consideração os interesses coletivos ao invés dos próprios. O que nem todos sabem é antes mesmo de pensar em como lidar com os outros, nós devemos pensar em como lidar com nós mesmos, e essa é a chave para conhecermos o conceito de relacionamento intrapessoal.

Neste artigo vamos entender o significado de relacionamento intrapessoal, como ele se diferencia das relações interpessoais e qual a sua importância, tanto para as nossas vidas num quadro mais geral, quanto para uso estratégico no ambiente de trabalho. 

Vamos também oferecer muitas dicas de como você pode aplicar a inteligência intrapessoal no seu dia a dia.

Relacionamento intrapessoal  


Enquanto que o relacionamento interpessoal preza a comunicação que você exercita com outras pessoas, o relacionamento intrapessoal foca na capacidade de você se comunicar consigo, de você se relacionar com seus próprios sentimentos, emoções e questionamentos.

Antes mesmo de você exercitar a arte de se relacionar com os outros, seja no trabalho, em casa ou em qualquer outro espaço, você precisa se conhecer, entender quais seus pontos fortes e seus pontos fracos, e entender como as suas crenças e valores influenciam no modo que você lida em ambientes coletivos.

Em suma, o processo de evolução pessoal e emocional envolve as experiências interpessoais que você vivencia ao longo da vida, porém é essencial que antes de você aprender com as experiências vividas com os outros, você aprenda, entenda e conheça todas as suas potencialidades através de um mergulho na sua relação consigo mesma.

O autoconhecimento e o ambiente de trabalho


Um dos grandes focos da relação intrapessoal é a capacidade de conhecer a si mesmo, ou seja, de entender quais são as suas características, as suas peculiaridades, o que te diferencia de todas as outras pessoas, e de como você reagiria às diversas situações do dia a dia.

Essa possibilidade de autoconhecimento te ajuda a entender seu perfil e este entendimento vai te ajudar a alcançar objetivos profissionais com mais clareza.

Isso acontece porque em um ambiente de trabalho é fundamental ter a capacidade e inteligência para lidar com as opiniões, com os desejos e anseios das outras pessoas. Exercitar de forma saudável os relacionamentos interpessoais é de fundamental importância para que você consiga ter sucesso profissional.

E para isso acontecer de forma clara e produtiva você precisa se conhecer, você precisa ter a certeza que suas ações e atitudes vão agregar valor naquele ambiente, e nunca prejudicar ou desagregar. 

Você pode, através do autoconhecimento, perceber que aquele emprego não é adequado para o seu perfil e assim evitar situações de estresse e de desmotivação profissional.

E você pode também, através do autoconhecimento, aprender a lidar com situações de conflitos no ambiente profissional, pode aprender a reagir de modo racional a demandas impostas pelo seu gestor, e pode aprender a encarar de modo mais saudável e propositivo os problemas que surgem todos os dias no ambiente de trabalho.

A importância do relacionamento intrapessoal


Sim, é muito importante desenvolver a habilidade de se relacionar consigo mesmo. É importante por diversas razões, entre as quais podemos citar:

Permite que você desenvolva sua capacidade ao máximo

Somente possuindo o entendimento sobre as suas crenças, seus valores e o seu modo de agir perante o mundo que você vai conseguir potencializar seus pontos fortes, corrigir seus pontos fracos e se desenvolver ao máximo, seja numa perspectiva pessoal, seja no ambiente de trabalho. 

O autoconhecimento proporciona o crescimento pessoal e profissional de forma consciente, segura e constante.

Permite melhores escolhas nas tomadas de decisões

Entender o seu lugar no mundo e como você se relaciona com ele é fundamental para que você construa uma base de informações, conhecimentos e crenças para te dar respaldo em suas escolhas, em suas tomadas de decisões. 

E quando você tem uma base sólida de conhecimento, a tendência é que suas escolhas tenham mais possibilidades de serem as certas para aquele momento.   

Ajuda a ser mais proativo

Ser proativo significa saber agir por iniciativa própria, estar sempre ‘antenado’ com as situações do dia a dia e pronto para se posicionar, ou para tomar decisões, que podem ser mínimas, ou de grande importância.  

O autoconhecimento que é consequência do exercício da relação intrapessoal te oferece uma base para que você possa intervir nas diversas situações que o mundo impõe de forma assertiva, proativa e eficiente. 

Conhecer a si mesmo também ajuda a descobrir suas potencialidades, e intervir de forma mais direta em momentos que você sabe que pode ajudar de verdade.

Ajuda no autocontrole das emoções

O ambiente de trabalho pode ser um dos lugares mais estressantes do mundo, não é verdade? Nesse contexto, quando você tem a capacidade e a habilidade de lidar racionalmente com as suas emoções você tem muito mais condições de acertar em tomadas de decisões, de agregar em opiniões oferecidas e de ajudar o ambiente de trabalho a ficar menos nervoso e mais saudável. 

A medida que você for adquirindo autoconhecimento, que você for entendendo suas emoções e entendendo seus valores, as chances de utilizar isso a seu favor, e a favor da coletividade, são muito maiores.

Desenvolve a capacidade de lidar com diferentes cenários, pessoas e desafios

Possuir uma bagagem vasta de conhecimentos, emoções, valores e crenças tende a te ajudar a lidar com as mais diversas situações do dia a dia, no ambiente de trabalho, e na vida pessoal também. Quanto mais você se conhece mais condições você possui de fazer as escolhas mais adequadas para aquela situação específica. 

Desenvolver inteligência intrapessoal vai te permitir lidar de forma muito mais produtiva com os desafios que o ambiente de trabalho te apresenta constantemente, seja ao lidar com pessoas, com problemas, com conflitos ou com qualquer outra demanda.

Oferece a base para a liderança de equipe

Quando pensamos na figura do líder, logo imaginamos alguém que sabe lidar com problemas, que sabe motivar pessoas, que consegue fazer com que outras pessoas se engajem e que, sobretudo, acreditem nas mesmas crenças que ele. 

Porém, por trás de uma figura que exercita muito bem as relações interpessoais, deve certamente estar alguém com uma base bem construída de inteligência intrapessoal. Somente o autoconhecimento e as relações intrapessoais vão te proporcionar uma bagagem tão rica de valores, crenças e conhecimentos para serem usadas no ambiente de trabalho.

Dicas para aplicar o Relacionamento Intrapessoal na sua vida

Exercitar todos os dias a busca por autoconhecimento e inteligência emocional é um dos grandes passos para que você se torne cada vez mais uma pessoa e um profissional com capacidade de absorver as demandas da vida.

Há, entretanto, dicas que podem aprimorar a relação intrapessoal que você exercita consigo.

Esteja apto a aprender coisas novas sempre

A nossa capacidade de aprendizado é infinita e muito do que somos é consequência do que aprendemos ao longo da vida. Esteja sempre disposto a aprender, seja no trabalho, seja na vida pessoal, seja com o seu chefe, seja com um subordinado. 

Aprender e se conhecer são dois pilares da vida saudável, no campo pessoal, e principalmente, no campo profissional.  Um profissional que está disposto a aprender, a se aperfeiçoar, a se conhecer cada dia mais, se torna uma peça valiosa no mercado de trabalho, e recrutadores sempre estão observando essas características.

Tenha disciplina

Disciplina e foco são grandes características de um profissional de alta performance. Ser uma pessoa disciplinada significa estar disposta a entregar sempre o que você se dispôs a entregar, seja em termos de resultado de trabalho, seja na sua vida pessoal. 

Exercite a positividade

Isso não significa que você deva esquecer a realidade das coisas. Porém, é muito importante que seu foco seja proativo e produtivo, pois problemas todos nós temos, mas as soluções somente as pessoas preparadas possuem. 

O autoconhecimento caminha lado a lado com as escolhas que você faz durante a vida, então se o seu foco for sempre propositivo e positivo você com certeza vai crescer como pessoa e profissional.

Faça autocrítica

A crítica é um dos elementos mais produtivos para o aperfeiçoamento do nosso trabalho. É tão importante saber lidar com as críticas de terceiros, é conseguir exercitar a crítica interna, que é aquela que você percebe antes de todos e por isso tem a possibilidade de melhorar de forma muito mais rápida. 

Criticar a si mesmo é oferecer a chance todos os dias de melhorar algo, de se aperfeiçoar e de entregar coisas ainda melhores.

Conclusão   

Relacionamento intrapessoal é a chave para o crescimento profissional em longo prazo. 

Por mais que suas características técnicas sejam importantes, e por mais que o modo como você lida com os outros seja crucial, é no autoconhecimento e na possibilidade de você lidar consigo mesmo que se encontra a motivação para que você cresça e se aperfeiçoe constantemente.

E você, já exercitou o relacionamento intrapessoal hoje? 

Acesse nosso blog para mais conteúdos como este.

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14/12/2022

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