Técnicas de Persuasão: Dicas InfalÃveis para influenciar pessoas
Um dos maiores poderes que o ser humano pode ter é o poder do convencimento, ou seja, a capacidade de persuadir e influenciar outras pessoas. Tanto na vida pessoal quanto na profissional, conseguir convencer alguém te garante maiores chances de realizar vendas, de uma promoção, ou de aumento salarial. Conhecer as principais técnicas de persuasão e saber usar é diferencial na vida de qualquer um.
Neste artigo vamos entender o significado da palavra persuasão e como o seu uso correto pode ser uma arma poderosa na vida pessoal e profissional de cada um. Vamos oferecer também uma lista extensa de dicas infalÃveis para influenciar pessoas, utilizando para isso as melhores técnicas de persuasão.
Persuasão
Podemos definir persuasão como sendo uma estratégia comunicativa que tem como objetivo o convencimento da outra parte para que ela aceite uma ideia, realize uma determinada ação, adote um comportamento desejado, dentre outras possibilidades.
Esse poder de convencimento e de influenciar pessoas vem sendo tema de questionamentos desde épocas antigas, sendo o filósofo grego Aristóteles um dos maiores entusiastas da ideia de utilizar a nossa capacidade de retórica para convencer outras pessoas.
Podemos compreender a ideia de persuasão dentro de um nicho mais especÃfico, como o no universo corporativo, onde se utiliza técnicas de persuasão para realizar vendas ou fechar acordos mais benéficos para a empresa.
A importância da persuasão
Qualquer profissional, independente de sua área de atuação, pode desenvolver a capacidade de persuadir pessoas e de convencer qualquer um de que sua ideia, ou a sua proposta ou a sua sugestão é a mais adequada para aquela situação especÃfica.
Desta forma a persuasão se mostra uma importante arma para qualquer profissional utilizar em seu ambiente de trabalho, para conseguir benefÃcios para a empresa ou melhorias para a sua vida, como um aumento, uma promoção ou por melhores condições de trabalho.
No setor de vendas, onde as técnicas de persuasão são fundamentais para uma empresa ganhar mercado e ser bem sucedida, estudar e conhecer todas as estratégias de convencimento é um dos grandes diferenciais profissionais.
Conseguir um sim do cliente, ou fechar um grande acordo com um fornecedor acaba sendo consequência também de um trabalho eficiente de convencimento, e para isso as técnicas de persuasão utilizam elementos de psicologia para fisgar um cliente, fornecedor, ou parceiro comercial.
Principais técnicas de persuasão
As técnicas de persuasão existem para serem usadas em todos os setores sociais, no campo pessoal e no campo profissional. Entretanto, vamos focar bastante em estratégias de convencimento para serem usadas no setor empresarial, como na área de vendas.
Expressão corporal correta impacta positivamente
Sabemos o poder que a linguagem corporal exerce sobre as pessoas. Às vezes não dizemos nada, mas aquela postura especÃfica já expressa irritação, frustração, preguiça ou impaciência. Dentro do mundo das vendas, é preciso usar as técnicas de linguagem corporal a seu favor.
Numa abordagem, seja de vendas, ou de qualquer outra situação comercial, a sua linguagem corporal deve beneficiar a conversa e para isso é preciso que:
Você dê a entender que está disponÃvel, olhando sempre o cliente e não desviando o olhar;
Você não cruze os braços, que é um dos sinais que expressam desinteresse;
Você sorria, mas nunca artificialmente, é preciso que aquela situação seja o mais agradável possÃvel.
E crie uma relação de empatia com a pessoa, para gerar confiança.
Esses passos já serão suficientes para que o cliente esteja atento a você.
Demonstre muito conhecimento sobre o tema
Pode parecer básico, mas é essencial que você entenda sobre o tema que está abordando com a outra parte. Se você está querendo vender um carro para um cliente, então seu poder de convencimento estará relacionado a quanto de conhecimento você possui sobre carros e sobre a experiência de direção.
Quanto mais argumentos técnicos e objetivos você utilizar, mais confiança você vai gerar, e aà o caminho está livre para que você parta para a fase final do negócio, com os detalhes financeiros da compra.
Mas lembre-se: o conhecimento precisa ser verdadeiro, não adianta apresentar argumentos falsos ou exagerados. E para completar, as técnicas de persuasão devem ser usadas combinadas. Neste exemplo, ao mesmo tempo em que você precisa usar argumentos aprofundados sobre carro, também precisa utilizar outras técnicas de vendas mais especÃficas.
Exercite a escuta ativa e saiba ouvir as pessoas
A pessoa que sabe escutar de maneira estratégica consegue persuadir com mais eficiência que aquele que somente finge escutar. Quando você exercita a escuta ativa, que é baseada na compreensão e no cuidado ao ouvir o outro, você tem mais chances de entender as reais necessidades da outra parte.
Quando você lida com vendas, por exemplo, ao exercer a escuta ativa, se consegue a proeza de perceber que aquele cliente deseja algo que nem ele sabe ainda.
Assim, escutar atentamente agrega muito ao trabalho de um vendedor, ou de qualquer pessoa, pois rapidamente você se situa do contexto e das necessidades da outra parte da conversa.
E no processo de vendas, a escuta cuidadosa lhe dá munição para entender as dúvidas, obstáculos ou objeções que aquele cliente tem daquele processo de compra. E observando essas lacunas se consegue rapidamente solucionar, tirando dúvidas ou melhorando a proposta de venda.
Exercite a técnica da prova social
As pessoas se vêem sempre no espelho das outras. Essa é uma das ideias mais básicas dentro da psicologia social. Então quando você invoca a opinião de terceiros, seja pessoas famosas e influenciadoras, ou não, você está utilizando uma arma poderosa de persuasão.
Dentro do setor de vendas, essa técnica é das mais eficientes.
Quando você afirma que aquele produto tem uma taxa de comentários positivos de cerca de 90%, você está mostrando para o cliente que de cada 10 pessoas, nove adoraram aquele produto. E o cliente logo acredita que ela deva estar dentro desse grupo.
Isso vale para um produto, para um serviço, ou para uma empresa. Muitas vezes o produto pode ser maravilhoso, mas a empresa não possui uma boa imagem por diversas outras razões, e isso prejudica muito o vendedor no processo de vendas.
Use a técnica da autoridade
Você certamente já deve ter visto uma propaganda de creme dental que destaca o fato que dentistas recomendam o uso do produto. Essa técnica usada é uma das mais interessantes e eficientes, e é complemento da técnica da prova social.
Utilizar o discurso de autoridade para vender uma ideia, um produto ou um serviço tende a gerar bastante confiança na outra parte.
Se você, num debate acadêmico na área de direito, cita alguns dos juristas mais renomados do mundo para defender a sua ideia, você está demonstrando que pessoas com autoridade pensam como você, facilitando a compreensão e a aceitação da outra parte envolvida.
Em um processo mais rotineiro de vendas você pode utilizar essa técnica para dizer que grandes empresas ou grandes personalidades da área utilizam seu produto ou serviço, criando no cliente um sentimento de maior confiança e aceitação.
Seja flexÃvel
Uma técnica bem eficiente de persuasão é a da flexibilidade. Seja no setor de vendas, ou em outros, se você passa para o interlocutor que você tem disposição para ajustar suas ideias ou a sua abordagem de acordo com as necessidades ou das ideias dele você acaba ganhando confiança e empatia por parte da outra pessoa.
Numa venda ser flexÃvel é mostrar para o cliente que você pode ceder e fazer concessões, pois seu objetivo final é fechar um negócio com o cliente.
Ser flexÃvel gera maiores possibilidades para o cliente, que não se vê pressionado e acaba agindo de forma muito mais agradável e empática.
Dicas InfalÃveis para influenciar pessoas
Influenciar pessoas é uma arte, que pode ser utilizada tanto para o bem quanto para o mal. É imprescindÃvel que cada um que deseje utilizar técnicas de persuasão para influenciar pessoas tenha isso em mente e busque sempre usar essa capacidade de convencimento de um modo saudável e justo.
Para isso acontecer, algumas dicas são infalÃveis:
Use empatia
Empatia é um dos termos mais estratégicos em psicologia social e é uma qualidade que gera muito poder para quem exercita.
Ser empático é também se colocar no lugar da outra pessoa, mas é bem mais que isso.
Quando você possui e exercita a empatia se tem mais facilidade em entender os anseios, desejos, ideias, crenças e opiniões das outras pessoas. Quando você domina essa arte, consegue, por exemplo, abordar um assunto que aquelas pessoas querem muito abordar.
Ou falar aqui que ela quer ouvir. E não há nada mais eficiente numa conversa ou numa negociação, que reafirmar as crenças da outra parte, de reiterar seus desejos e de potencializar suas ideias.
Deixe que a outra pessoa pense que a ideia é dela
Essa é uma dica poderosa que demanda muita capacidade e conhecimento estratégico. Em uma conversa, ou negociação, faça com que o interlocutor abrace a sua ideia achando que essa ideia foi lançada por ela.
Essa técnica transforma o cliente e o apodera, fazendo-o muitas vezes acreditar que toda aquela situação construÃda foi por causa de sua abordagem, e na verdade já estava tudo planejado pelo vendedor.
Deixar outra pessoa receber o crédito por algo construÃdo por você gera uma relação muito boa de confiança e de felicidade, facilitando muito o resto da abordagem.
Conclusão
Vimos aqui que a capacidade natural de convencimento aliada ao uso de técnicas de persuasão transforma qualquer profissional em alguém muito desejado no mercado de trabalho.
Persuadir alguém é uma ação que tende a ser estratégica em todos os setores da vida, e por isso entender as técnicas e conhecer todas as suas possibilidades de uso só gera benefÃcios.
No mundo corporativo, entretanto, saber persuadir significa muitas vezes ter sucesso no trabalho ou fazer o seu negócio prosperar.
E você, já utilizou alguma técnica de persuasão em sua vida?
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