Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade, e ao continuar navegado, você concorda com estas condições.

  • Maringá: (44) 3029-1162

  • Dourados: (67) 3033-8862

O que é VUCA: quais conceitos, características e como se preparar?

Para conhecer melhor o que é VUCA, vamos ter que andar um pouco pelo passado. VUCA é uma palavra que nasceu no vocabulário militar norte-americano nos anos 1980/1990 e que traduzia a situação dos seus soldados no front de guerra, que podia ser caracterizada naquele momento como volátil, incerta, complexa e ambígua. 

De fato, para um soldado americano na Guerra do Golfo ou na Invasão ao Iraque, esses termos não só faziam sentido como representavam integralmente o sentimento de cada soldado e tropa.

Com a globalização, a modernização tecnológica e a transformação das relações interpessoais e das relações de trabalhos, este termo passou a ser usado também para definir o momento em outro tipo de guerra que vem sendo proeminente nestas últimas décadas: a guerra corporativa

Isso aconteceu quando os gestores começaram a perceber que o planejamento estratégico mais tradicional não conseguia mais dar conta de prever os cenários existentes, pois eles mudavam a cada segundo. 

Neste artigo entenderemos o conceito por trás deste acrônimo, além de apresentar as suas características e finalizar sugerindo mudanças e melhorias para que empresas possam se adequar a este novo mundo, se preparando então para se sobressair à este mercado selvagem contemporâneo.


Entendendo o conceito de VUCA 



Antes de entrar propriamente nas letras que formam o acrônimo VUCA, podemos entender em linhas gerais como um conceito que se baseia em estratégias pensadas em um momento em que grandes mudanças podem acontecer de um dia para o outro. 

Este momento é o atual, recheado de incertezas, tanto no campo econômico e corporativo, mas também no campo social e político. Tudo influencia e isso nós veremos a seguir.

O acrônimo VUCA

  • VOLATIL (Volatility)
  • INCERTEZA (Uncertainty)
  • COMPLEXO (Complexity)
  • AMBÃŒGUO (Ambiguity)

Volátil 




Quando a gente fala de um mundo volátil estamos nos referindo à velocidade em que as coisas acontecem hoje em dia, em um cenário onde pessoas e empresas nunca desligam, os celulares estão ativos 24 horas por dia e as mudanças no mundo, social e corporativo, acontecem a cada segundo.

Se antes o rádio demorava décadas para alcançar milhões de usuários, hoje em dia um aplicativo como o Instagram ou o Tik Tok leva meses, até dias. O mundo mudou e tanto pessoas físicas, quanto empresas, precisam se adequar a volatilidade deste novo cenário.

Vivemos em tempos líquidos, e nada foi feito para durar. Com esta ideia, o sociólogo contemporâneo Zygmunt Bauman apresentou ao mundo esta nova época em que vivemos. Entender o pensamento de Bauman é um ponto inicial bem estratégico para que empresas consigam se encontrar e se desenvolver neste contexto atual, onde as mudanças acontecem de forma bem rápida no mercado.

Incerto




A incerteza é uma das maiores inimigas do planejamento e o conceito VUCA tornou mais evidente para nós este mundo repleto de incertezas no mercado corporativo, onde uma decisão estratégica hoje pode ser destruída no dia seguinte por conta de alguma mudança econômica. 

Tudo que conhecemos como certo vem sendo contestado e basta observar a sociedade para perceber: o jornalismo se mostra incerto, os institutos de pesquisas, idem. Se antes era mais fácil projetar a vitória de um candidato à presidência, hoje não mais. 

E o culpado não são somente os institutos de pesquisas, mas a própria sociedade, mais volátil e incerta.

Complexo 




O universo está conectado hoje em dia, tudo se conecta, e este contexto propicia situações e cenários mais complexos para entender e para agir (ou reagir). 

O cenário de mercado está cada vez mais intrincado e nenhuma decisão corporativa deve ser tomada de forma isolada, justamente por conta desta interligação que cada área possui com outras, e todas estas áreas juntas também possuem conectividade com o resto das coisas no mundo. 

Vivemos em um mundo entrelaçado, que parte da ideia de que obter respostas para os problemas do mundo corporativo está cada vez mais difícil, e não porque estas respostas não existam, mas sim pelo fato de que hoje são diversas as respostas possíveis e corretas.

Ambíguo 




Sim, nós vivemos em um mundo ambíguo e contraditório, e este é um dos conceitos chaves para se entender o mundo VUCA. São inúmeros os cenários possíveis para se chegar a um objetivo ou para resolver um problema, e todo esse emaranhado de possibilidades torna o mundo mais ambíguo.

Há uma falta de clareza tanto no mundo corporativo quanto no universo das coisas que se torna muito mais difícil reagir a problemas, pois via de regras nós temos que lidar a todo instante com situações completamente novas e suas resoluções devem ser pensadas dentro desta perspectiva.

Características do VUCA 



Pensar no mundo corporativo atual acaba sendo uma forma de mostrar as características do conceito VUCA.

Nós vivemos em um mundo onde empresas nascem e morrem em uma velocidade nunca antes vista. 

Da mesma forma em que é muito mais fácil abrir um negócio, acaba sendo muito mais difícil prosperar, porque estamos em um cenário de complexidades e incertezas, onde a competição foi elevada a níveis altíssimos, e conseguir planejar o futuro de uma empresa requer muita informação, estudo e capacitação por parte do gestor e da equipe.

Daí a necessidade cada vez maior de gestões inteligentes, colaborativas, participativas, pois já vimos que a inteligência coletiva é uma das armas mais eficientes para o sucesso de um projeto ou de uma empresa.

Como preparar a sua empresa para o mundo VUCA 



A partir deste entendimento sobre o que é VUCA, não é difícil entender que para uma empresa sobreviver a este cenário é necessário inserir a ideia de liderança coletiva, que certamente vocês já viram por aqui. 

No mundo corporativo há uma tendência cada vez maior de quebra de hierarquias, e não em sentido negativo. Centralizar poder e ações em um mundo como o nosso (volátil, incerto, complexo e ambíguo) é das decisões mais erradas que um gestor possa tomar.

Olhar mais humano na gestão

É preciso ter esse olhar mais humano e mais aberto para que os colaboradores e equipe possam pensar juntos nas soluções para as muitas situações empresariais adversas que se apresentam no dia a dia.

Outra maneira cada vez mais evidente para uma empresa se preparar para este mundo VUCA é buscando um equilíbrio mental e físico entre os membros de sua equipe. Construir e potencializar ferramentas e dinâmicas que tragam bem estar para os colaboradores é fundamental para criar um ambiente de trabalho rico e pronto para as demandas do mundo atual.

Responder aos problemas na mesma velocidade 

As empresas precisam dar respostas na mesma velocidade em que os problemas chegam. Exemplos não nos faltam para ilustrar essa ideia e uma das mais fáceis de entender é o que vem acontecendo com as empresas no uso das mídias sociais. Basta um erro, uma falha ou uma conduta inadequada para que as redes sociais desta empresa sejam inundadas de críticas e xingamentos.

E as empresas que não responderem bem e rápido a estas situações serão as empresas que mais estarão fadadas ao fracasso ou a perda de clientes e de mercado. Saber responder de forma rápida e eficiente aos problemas é um dos princípios para se encontrar dentro deste cenário que muitas vezes parece caótico.

Considere diferentes cenários

O trabalho de gestor neste mundo atual tem sido ainda mais estratégico e relevante. Pensar em diferentes cenários para os problemas e planejamentos se mostra como uma forma eficiente para ganhar ou consolidar mercado. 

Pensar nas diversas possibilidades que ações estratégicas podem proporcionar é papel essencial para conseguir ser bem sucedido em uma ação. 

Seja atual e acompanhe as tendências

Sabemos que o mundo corporativo muda do dia para a noite, mas é claro que as mudanças acabam sendo indicadas antes, de uma forma ou de outra. Daí nasce a importância de estar atento às tendências de cada mercado específico, ou do mercado mais geral. 

Estas tendências ajudam a entender em qual direção o mercado caminha, ou o mundo como um todo caminha. Assim, é possível pensar e planejar de um modo mais eficiente ações de médio e longo prazo para a sua empresa.

Conclusão 

O mundo VUCA veio para ficar, ao menos neste momento atual da sociedade, e do universo corporativo. Enquanto esses conceitos vistos aqui forem importantes para se entender o mundo, será exigido do empreendedor cada vez mais estudo, informação e inteligência emocional, para dar continuidade a uma jornada de sucesso empresarial e pessoal. 

Compartilhe:

Posts Relacionados

Ver Categoria >
Banner EDEX

VUCA é o acrônimo que representa nossa atualidade no mundo corporativo. Criado pelo exercício em 1980, este termo se faz mais atual do que nunca. Confira.

O que é VUCA, mundo VUCA

26/10/2021

https://www.trecsson.com.br/files/blog/desktopo-que-e-vuca_0913503974.jpg

https://www.trecsson.com.br/blog/estrategia-e-negocios/o-que-e-vuca