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O que é matriz BCG? Como ela impacta sua Empresa? Como Definir?

É essencial para uma empresa que deseja crescimento contínuo entender a importância estratégica de seus serviços e produtos no mercado. Para isso, algumas ferramentas e metodologias podem ser muito importantes. Uma delas, a matriz BCG, vem há décadas ajudando organizações no trabalho de analisar e dar suporte na tomada de decisões sobre o portfólio de uma empresa.

Neste artigo vamos conhecer uma das mais famosas metodologias de gestão, a matriz BCG, vamos conhecer seus benefícios, e como ela impacta na vida de uma empresa. E mais, vamos mostrar como definir a matriz BCG no seu negócio de forma simples e objetiva.    

O que é a matriz BCG?


A matriz BCG é uma das metodologias de gestão mais utilizadas em empresas que possuem mais de um produto ou serviço em seu portfólio. Ela foi criada na década de 1970, por Bruce Henderson, para a BCG (Boston Consulting Group), empresa de consultoria americana que dá nome ao método.

A matriz BCG é produzida a partir de uma análise gráfica que atrela o produto ou serviço oferecido por uma empresa com a sua aceitação pelo consumidor, utilizando critérios como taxa de crescimento do mercado e participação do produto ou serviço no mercado.

A matriz é construída a partir da divisão em quatro quadrantes e dois eixos, onde se analisa a participação do produto no mercado e a taxa de crescimento do mesmo. Assim, cada quadrante acaba sendo uma etapa do ciclo de vida de um produto.

Os quadrantes também orientam a empresa a pensar estrategicamente nas ações que cada produto demanda e que podem ser quatro: 

  • Construir: aumentar a participação de mercado.
  • Manter: preservar a participação no mercado.
  • Colher: conseguir o máximo do negócio e aos poucos descontinuá-lo.
  • Abandonar: vender ou encerrar o negócio.


Assim, a matriz BCG tem como conceito a análise do ciclo de vida do produto, e é utilizado por empresas que possuem portfólio com variados produtos.     

Para que serve a matriz BCG?


A matriz BCG, como falamos, é importante, sobretudo para empresas que possuem um portfólio com vários produtos ou serviços, pois o que ela faz é dar suporte, através de informações e análises, para que a empresa tome decisões estratégicas, como continuar ou aumentar o investimento naquele produto, fazer somente a manutenção do mesmo, que já caminha sozinho, ou descontinuá-lo, por entender que não há mais espaço para ele no mercado.

Assim, a função da matriz BCG é otimizar a gestão de uma empresa, dando informações e análises suficientes para que a equipe de marketing ou de produção tome decisões estratégicas sobre cada produto ou serviço do portfólio que ela possui.

A matriz BCG cria condições para que a empresa entenda em qual ciclo da vida que cada um de seus produtos ou serviços está, e assim, tome decisões estratégicas com base nas especificidades de cada situação.

Essas decisões estratégicas giram em torno de investimentos a serem feitos, para potencializar ou consolidar um produto no mercado, ou de excluir um produto ou serviço de seu catálogo, por acreditar que há mais custos que lucros, e assim economizar e direcionar verbas para produtos com mais chances de ganhar mercado.

Como a matriz BCG impacta sua Empresa?


A utilização correta da metodologia da matriz BCG pode impactar a sua empresa oferecendo melhores condições para se avalizar cenários, produtos e serviços e a partir de então tomar decisões importantes para a organização.

Para uma empresa é fundamental entender em qual etapa do ciclo de vida está aquele determinado produto ou serviço, pois somente assim ela poderá direcionar verbas e realizar ou não investimentos de forma eficiente e gerando resultados positivos.

Com a análise dos gráficos da matriz BCG a empresa consegue entender qual rumo que seus produtos estão tomando, se estão em crescimento no mercado, se estão consolidados ou se não há mais espaço para eles nesse mesmo mercado.

E quão importante isso é para a estratégia e as finanças de uma organização?

É absolutamente essencial entender exatamente em qual estágio está cada um dos serviços e produtos oferecidos por uma empresa, para direcionar da melhor maneira os esforços, as verbas e os investimentos. Quanto mais enxuta for uma empresa, mais fundamental será o uso de métodos que otimizam a gestão e o trabalho de marketing. 

A matriz BCG é também uma ferramenta que proporciona competitividade para a empresa, pois permite que ela analise o desempenho dos concorrentes em relação a determinados produtos, permitindo que se tomem decisões estratégicas a partir dessas análises.   

Como definir a matriz BCG?


Vamos agora entender de forma mais clara a matriz BCG.

Ela é definida a partir da criação de quatro quadrantes e cada um deles tem um nome pré-definido e que é auto-explicativo.

BCG.jpg

Assim temos:

A estrela, a interrogação, a vaca leiteira e o abacaxi.

Vamos entender cada uma delas agora.

A estrela

Os produtos que se encontram neste quadrante são os chamados carros-chefes da empresa, são produtos com participação crescente em um mercado que está em crescimento, ou seja, aqui temos demanda, mas também temos possivelmente muitas ofertas. 

Assim, a empresa vai precisar continuar investindo muito para que o produto consiga crescer em um mercado competitivo e crescente.

O ponto de interrogação (dúvida)

Os produtos que estão neste quadrante possuem pouca participação no mercado, por serem produtos novos ou por ser um mercado ainda novo.

Assim, cabe a empresa entender que há chances desse produto se transformar numa estrela em algum momento, ou não. 

Os produtos que estão nesta fase da vida demandam muita atenção e visão estratégica, pois um passo errado pode sabotar o futuro deste produto ou serviço.

A vaca leiteira

Os produtos que estão neste quadrante são desejados por qualquer empresa. Aqui há um produto com uma alta participação no mercado, e este mercado não está tão passível de crescimento, ou seja, já está consolidado, não demandando grandes investimentos nem trabalho de marketing robusto. É o chamado produto que se vende sozinho, gerando boas receitas para a empresa.

O abacaxi

Como dissemos, os termos são auto-explicativos. Ou seja, o abacaxi representa aquele produto problemático, seja pela participação no mercado, seja pelo mercado inexistente ou em contínua retração. 

Normalmente quando um produto se encontra nesta fase, ou seja, com baixa participação no mercado e baixo potencial de crescimento, a opção mais utilizada é a sua descontinuação, ou extinção. Assim, é possível direcionar verbas e investimentos para outros produtos mais atrativos. Mas nem sempre isso é regra.

Analisando dentro do conceito de matriz BCG


E como analisar um produto dentro do conceito de matriz BCG?

Vamos aos passos:

Listando os produtos

Primeiro passo para se implementar a metodologia da matriz BCG é listando todos os produtos que deseja. 

Faça uma lista de todos os produtos, serviços ou unidades de negócios que deseja analisar e comparar.

Calculando o market share

Market share é um termo que designa a participação deste produto no mercado. Vamos imaginar que sua empresa tenha no seu portfólio óculos de sol. Então é preciso que se calcule o quanto esse produto vendeu e qual a sua participação no mercado.

E como faz isso: o cálculo para descobrir o market share é feito a partir da divisão entre as vendas do produto analisado (o óculos de sol) e as vendas totais registradas pelo mercado em um período específico.

Calculando a taxa de crescimento

Qual o crescimento que a venda deste produto (óculos de sol) teve no último ano? Você pode calcular essa taxa a partir de outros períodos, como de mês a mês, a cada trimestre ou semestre. Vai variar de acordo com as informações e estratégias que você deseja criar.

Faça o mesmo com a taxa de crescimento do mercado (de óculos de sol). 

Coloque seus produtos na matriz BCG

Você tem um produto para ser analisado (óculos de sol), você tem a taxa de crescimento, a taxa de crescimento do mercado, e sabe qual a posição dele neste mesmo mercado. É líder de vendas? Está entre os primeiros?

Com estas informações, construa sua matriz:

Seu produto tem alta taxa de crescimento e o mercado está em expansão? Coloque-o no quadrante estrela. Vai demandar muito investimento para que ele ganhe espaço cada vez mais em um mercado competitivo.

Seu produto tem taxa de crescimento estável em um mercado que não cresce mais ou que está em declínio, e ele é um dos líderes? Então chegou o momento de parar com os investimentos e somente aproveitar as vendas e os lucros gerados. Sua posição na matriz é no quadrante da vaca leiteira.

Seu produto tem uma baixa participação no mercado, mas esse mercado está em expansão? O quadrante usado será o da interrogação, já que aqui gera uma dúvida para a empresa: investe-se cada vez mais para que este produto ganhe mercado, ou parte-se para um novo produto direcionando verbas e investimentos e descontinuando este produto? A escolha é estratégica, pois o produto pode se transformar numa estrela mas também pode virar um abacaxi.

Seu produto perde mercado em um mercado em declínio? Seu quadrante é o abacaxi e a opção mais utilizada, mas nem sempre, é pensar seriamente em descontinuar o produto, direcionando investimentos para outros do portfólio. 

Conclusão

Vimos aqui como uma metodologia simples pode fazer muita diferença no trabalho de gestão de uma empresa, principalmente em organizações que possuem um portfólio maior de produtos e serviços.

A matriz BCG se mostra um eficiente método de gestão, criando as melhores condições para que empresas consigam realizar tomadas de decisões eficientes com foco em otimização de produtos e de investimentos.

E você, já usou a matriz BCG em algum momento?

Leia outros conteúdos como este em nosso blog.



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08/03/2023

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