Gestão de Clientes: Aprenda Fidelizar e Atrair Compradores
Fazer uma empresa crescer é desafio dos grandes, não é verdade? Para que isso aconteça é necessário que haja um planejamento muito eficiente em algumas frentes de trabalho.
Podemos incluir nesses pré-requisitos um sistema bem eficaz de gestão de clientes, que quando bem executada ajuda no processo de fidelização e auxilia muito para atrair compradores.
Neste artigo vamos conhecer tudo sobre esta estratégia empresarial essencial para que um negócio prospere. Vamos oferecer uma série de dicas e de boas práticas corporativas para que você consiga fidelizar seu público consumidor e atrair novos compradores para seu produto ou serviço.
O que é gestão de clientes?
Mas vamos começar com o básico: você sabe o que significa gestão de clientes?
Bem, podemos definir gestão de clientes como uma série de estratégias comerciais e de relacionamentos que visam estreitar e aperfeiçoar ao máximo a relação da empresa com o seu cliente.
Podemos focar na gestão de clientes em três partes essenciais, que é o planejamento de ações, a execução de práticas e o controle e monitoramento de resultados.
A gestão de clientes é feita a partir de um trabalho de armazenamento e análise de dados, que vai conseguir estabelecer uma ordem de ação hierárquica para a empresa desenvolver com todos os seus clientes cadastrados.
Também chamada de gerenciamento de carteira do cliente, ela ganha uma importância muito grande em dias atuais, onde a competição está cada vez mais acirrada entre as empresas e quem não conseguir modelos de negócio eficientes tende a perder mercado.
Por que sua empresa deve investir em gestão de clientes?
Essa é uma pergunta fácil de responder.
O cliente é a alma de qualquer negócio. Nenhuma empresa sobrevive sem um bom trabalho desenvolvido com e para seus clientes.
Investir em gestão de clientes vai lhe proporcionar entender e analisar todas as informações obtidas sobre eles, para assim repassar para o setor de vendas de uma forma que irá otimizar e aperfeiçoar ao máximo a relação comercial desenvolvida entre vocês e seus clientes.
E uma equipe de vendas munida de todas as informações estratégicas sobre os clientes tende a executar de forma muito mais eficiente as abordagens comerciais, de vendas, e de outras ações estratégicas para a empresa.
Quais as vantagens de se investir em gestão de clientes?
Compreendemos que investir em gestão de clientes possibilita a criação de uma relação otimizada entre empresa e cliente, o que tende a gerar mais vendas e uma fidelização que é fundamental para qualquer negócio crescer.
Além deste objetivo principal, uma eficiente gestão de cliente proporciona uma série de vantagens para uma empresa:
Gera uma experiência mais positiva do cliente
Proporcionar ao cliente uma experiência positiva durante todo o processo de venda e pós-venda tende a criar uma satisfação que se transforma em fidelização em grande parte das vezes. Fazer uma eficiente gestão de clientes gera como benefÃcio uma experiência aprimorada e aperfeiçoada do cliente com a sua empresa. Um cliente satisfeito e agraciado é um cliente que tende a retornar.
Aumenta a fidelização dos clientes
Essa é uma das mais importantes vantagens que uma empresa que investe em gestão de clientes possui. Criar vÃnculos positivos, gerar experiências satisfatórias, criar estratégias que estreitam o relacionamento do cliente com a empresa, como uma comunicação assertiva, como a produção de conteúdos relevantes, dentre outras práticas, geram no cliente um sentimento de pertencimento com aquela marca, fidelizando a relação e retendo o cliente de forma muito mais eficaz.
Aumenta o conhecimento que a empresa possui de seus clientes
Conhecimento é poder, e no corporativo isso deve ser levado ainda mais em conta. Uma empresa que investe em gestão de clientes vai ter como vantagem um abrangente leque de informações, que poderá ser utilizado nas estratégias comerciais, nas ações de marketing e de relacionamento e nas negociações com os clientes.
Uma empresa que conhece seu cliente tem muito mais chances de oferecer os produtos e serviços mais adequados além de proporcionar a melhor experiência de consumo possÃvel para aquele cliente.
Aperfeiçoa o atendimento
Uma das vantagens em utilizar a gestão de cliente como estratégia comercial é que a empresa pode aperfeiçoar as abordagens de suas equipes com seus consumidores. É muito mais eficaz quando a equipe de vendas ou de relacionamento começa uma interação, seja comercial, seja de relacionamento, com o cliente já sabendo todas as informações relevantes sobre aquela pessoa.
Precisamos entender que cada atendimento é único dentro de uma empresa, e que os clientes percebem quando os responsáveis pela área comercial ou de relacionamento só tratam de forma personalizada, gerando muito mais chances de uma negociação bem-sucedida.
Aumenta o volume de vendas
É natural que empresas ao utilizarem estratégias de gestão de cliente consigam ter ganhos maiores em termos de vendas. Afinal de contas, todo o trabalho que é feito para aperfeiçoar a relação com o cliente, proporcionando uma experiência satisfatória acaba gerando resultados comerciais práticos, como o aumento de vendas ou a expansão do serviço.
Assim, investir em gestão de clientes é uma ótima estratégia para aumentar as vendas e gerar mais receitas.
Práticas para fidelizar e atrair compradores
Agora que já conhecemos as vantagens de investir em estratégias de gestão de clientes, vamos conhecer práticas que podem ajudar o seu negócio a aperfeiçoar a relação com clientes, fidelizando e ainda atraindo novos consumidores para seu produto ou serviço.
Conhecendo o seu cliente
Sim, tudo parte de um trabalho de busca de informações e análise de dados.
Conhecer a fundo os seus clientes permite que o seu negócio consiga proporcionar experiências personalizadas e aperfeiçoadas para seus consumidores, gerando maiores chances de fidelização.
O trabalho de análise de informações também vai permitir que a empresa crie uma hierarquia de importância, centrando esforços no relacionamento com clientes com potencial de consumo maiores, e deixando de lado perfis que não tem grandes chances de sucesso.
Essa hierarquia é fundamental para uma empresa otimizar o trabalho de marketing e de relacionamento, e assim gerar resultados ainda melhores.
Classifique seus clientes e crie abordagens especÃficas
Com todas as informações em mãos, é preciso sistematizar e organizar os dados para que eles de fato ajudem o seu negócio a aperfeiçoar a relação empresa e cliente.
São muitas as classificações que podem ser usadas: prospect, lead qualificado, clientes, clientes antigos, clientes de mÃdias sociais, dentre muitas outras. Vai depender do perfil de cada empresa.
O fato é que é essencial para uma boa estratégia de gestão de clientes construir um sistema organizado para assim planejar ações especÃficas para cada grupo, com abordagens diferenciadas.
Trabalhe seu pós-venda
O pós-venda é um dos calos de muitas empresas que não possuem um planejamento avançado de gestão de clientes. Quando você não investe em relacionamento de pós-venda você acaba prejudicando o trabalho de fidelização de clientes, afinal de contas, um cliente que não possui uma experiência completa positiva dificilmente retorna para esta empresa.
O processo de fidelização de cliente geralmente acontece depois do pós-venda, quando o consumidor percebe que todo o processo foi satisfatório, gerando o interesse em retornar àquela empresa.
Crie espaços adequados de relacionamento, construa programas de indicação e não deixe de forma alguma o seu cliente na mão em um pós-venda.
Invista em comunicação efetiva e eficiente
Promover um sistema de comunicação eficiente, com o mÃnimo de falhas possÃveis e sem ruÃdos nas mensagens tende a gerar resultados muito bons para qualquer empresa.
Facilite ao máximo o uso dos canais de comunicação para que seus clientes e potenciais clientes tenham uma experiência de usabilidade positiva.
Um cliente que é bem tratado e que percebe que a comunicação da empresa é assertiva e completa tende a gostar do atendimento e fechar o negócio, seja ele uma compra ou o consumo de algum serviço oferecido.
Por isso deve-se investir em ações de comunicação, em análise das experiências dos usuários, deve-se investir em plataformas como WhatsApp e redes sociais, para promover um espaço completo de comunicação corporativa para o seu cliente.
Corrija os erros cometidos
Pode parecer uma dica simples e óbvia, mas que faz muita diferença dentro do processo de gestão de clientes.
É impossÃvel que em uma jornada empresarial não se cometa falhas e nem cometa erros. Por isso, o objetivo não é evitar que todos os erros e falhas aconteçam, mas sim a partir do momento que acontecerem, entender, conversar com os clientes e corrigir os problemas.
Ter uma boa gestão de clientes é também promover uma gestão eficiente de problemas e crises, que toda empresa estar apta a sofrer.
Então invista em comunicação transparente, admitindo falhas e corrigindo sempre assim que aparecerem, não reproduzindo tais erros novamente.
Conclusão
Vimos aqui que uma eficiente estratégia de gestão de clientes proporciona ganhos muito importantes para qualquer empresa, independentemente de seu porte, afinal de contas, da menor até a maior empresa, todas dependem de clientes para sobreviverem.
Vimos que são muitas as vantagens que um plano de gestão de clientes proporciona para um negócio, gerando mais vendas e maior fidelização, por exemplo.
Vimos também como ações simples e bem planejadas podem fazer a diferença, criando um plano estratégico de gestão de clientes bem eficiente e que gere resultados.
E você, já conhecia esta estratégia comercial?
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