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Gestão da Comunicação: O que é? Qual Sua Importância? Como aplicar?

O papel da comunicação dentro do ambiente corporativo é dos mais estratégicos, e uma boa gestão da comunicação tem o poder de melhorar o ambiente de trabalho, aperfeiçoar a produtividade de toda a equipe de colaboradores e de desenvolver projetos com um maior grau de eficácia. 

Neste artigo vamos conhecer a definição de gestão da comunicação e a sua importância para o mundo corporativo. Além disso, iremos listar as vantagens que uma boa gestão da comunicação oferece para seu negócio, com muitas dicas de como aplicar uma série de ações estratégicas que visam desenvolver bem essa área numa empresa.

O que é gestão da comunicação


Podemos definir a gestão da comunicação como um conjunto de ações e medidas que tem como principal objetivo melhorar o clima organizacional de uma empresa, através de uma comunicação clara, sem ruídos e falhas e com o máximo de eficiência.

Sem uma gestão da comunicação há muito mais chances de projetos corporativos não serem bem desenvolvidos, por conta de erros na comunicação interna, que afeta o modo como a equipe de colaboradores consegue entregar bons resultados e levar para frente projetos estratégicos.

Além disso, o clima organizacional é afetado pela existência ou inexistência de uma gestão da comunicação. Isso acontece por algumas razões:

  • Sua equipe de colaboradores precisa conhecer e entender os objetivos estratégicos da empresa para que desempenhem bem suas funções;
  • Os gestores precisam conhecer e entender todos os problemas operacionais do dia a dia da empresa para que haja um planejamento eficiente de ações;
  • Precisa haver uma relação mútua de diálogos e conversas que produzam ações corporativas eficientes.


A gestão da comunicação visa preencher essas lacunas e proporcionar um ambiente de trabalho produtivo com muito mais chances de sucesso. 

Qual a importância de uma boa gestão da comunicação


A maneira como os colaboradores e gestores se relacionam entre si e se comunicam vai fazer toda a diferença no momento em que a empresa decidir realizar mudanças estratégicas ou levar para frente projetos essenciais para o crescimento do negócio.

Por isso é muito importante que se desenvolva uma eficiente gestão da comunicação, para que a equipe esteja motivada, integrada e conectada aos valores que compõem a cultura da empresa. Com tudo isto alinhado, torna- se muito mais fácil criar projetos estratégicos e levá-los adiante com chances de sucesso.

Ter uma gestão da comunicação bem desenvolvida garante que os colaboradores trabalhem motivados, se engajem nas ações estratégicas da empresa, desempenhem suas funções cientes dos objetivos que elas possuem, e que estejam completamente alinhados com os valores da empresa.

Vantagens de uma eficiente gestão da comunicação


Podemos destacar algumas vantagens que uma gestão da comunicação proporciona:

Melhora o ambiente de trabalho, evitando rumores e fofocas

Uma boa gestão da comunicação tem como objetivo principal tornar claro para a sua equipe de colaboradores todos os valores, projetos e ações estratégicas da empresa, e assim dar o primeiro passo para criar um ambiente de trabalho saudável, com funcionários focados em atender as metas da empresa. 

Além disso, em um ambiente de trabalho produtivo e com uma comunicação eficiente e sem ruídos, a quantidade de rumores e fofocas acaba indo a índices mínimos, senão inexistentes.    

Promove integração entre o público interno

Cabe a gestão da comunicação o trabalho de promover a integração de toda a equipe de colaboradores, gerando um maior engajamento entre as equipes e incentivando todos os funcionários a serem mais engajados e produtivos nas suas atividades. 

Essa integração serve também para otimizar ações mais estratégicas, como o desenvolvimento de projetos.   

Melhora o clima organizacional

Um trabalho eficiente de gestão da comunicação favorece a melhora do clima organizacional na empresa e cria uma atmosfera positiva e produtiva, que proporciona melhores índices de produtividade, gerando mais receitas, faturamento e lucro para o negócio. 

Uma boa comunicação afeta toda a percepção que os colaboradores possuem da empresa, gerando também uma relação de maior confiança, fundamental para que a sua equipe se motive e se engaje ainda mais nas ações corporativas.

Como aplicar a gestão da comunicação


É preciso seguir alguns passos para que haja um projeto eficiente de gestão da comunicação na empresa:

Analise seu público alvo

Sabemos que o público alvo de uma gestão da comunicação é a sua equipe de colaboradores, porém uma pergunta ainda fica pendente. Afinal, quem são os seus colaboradores? 

Assim, é importante que a empresa conheça o perfil de seus funcionários para assim construir uma comunicação eficiente, que não gere falhas e muito menos ruídos na relação entre emissor e receptor de mensagens. 

É fundamental que uma empresa conheça, entenda e direcione todo o seu trabalho de comunicação para seu público alvo, já entendendo todas as particularidades que esse público possui;

Construa uma gestão da comunicação integrada, mas que seja centralizada

É importante que a gestão da comunicação de uma empresa seja feita a partir de diversos canais, com linguagens personalizadas para atingir diferentes objetivos. Porém essa diversidade precisa de um elemento centralizador, para que a comunicação não seja desenvolvida de modo disperso, proporcionando muito mais riscos de falhas e erros acontecerem. 

Podemos usar como exemplo de meios de comunicação o e-mail, chats, Whatsapp e quadro de avisos. Acontece que um informe dado por email pode receber uma resposta no Whatsapp, e nesse caso se não houver um sistema centralizador as chances dessa resposta se perder são muito grandes.

Seja claro, transparente e não dê margem para questões dúbias

É imprescindível que uma gestão da comunicação seja feita de forma clara, transparente e sem margem alguma para ruídos ou falsos entendimentos. 

Assim, é muito importante que a equipe responsável pela gestão da comunicação consiga entregar mensagens diretas, sem margens para dúvidas e que gerem um sentimento de entendimento único entre todos os colaboradores da empresa.

Receba bem feedbacks e os transforme em ações de correção

Nenhuma empresa está livre de erros e falhas estratégicas. Colaboradores idem. Muitas das vezes é necessário um feedback de seus colaboradores para que um problema na empresa seja detectado ou para que uma falha seja exposta. 

Da mesma forma, é importante oferecer feedbacks para seus colaboradores para que eles melhorem, corrijam falhas e se aperfeiçoem. 

A função do feedback é primordial dentro do ambiente corporativo e a gestão da comunicação nunca, em hipótese alguma, deve subestimar seu poder.

Dicas para aprimorar a gestão da comunicação em sua empresa


Existem dicas que podem aprimorar a gestão da comunicação de uma empresa:

Utilize as ferramentas de comunicação mais adequadas

É muito comum que no mesmo ambiente corporativo haja diferentes perfis de colaboradores, de equipes, e de setores. Nesses casos, para que haja uma gestão da comunicação eficaz é preciso que se entenda que o uso das ferramentas precisa estar de acordo com estes perfis. 

Assim podemos utilizar o quadro de avisos, o mailing, o Whatsapp e redes internas, newsletter, jornais internos, panfletos, para desenvolver uma comunicação eficiente com estes diversos perfis dentro de uma empresa.

Esteja atento e aprimore o uso da língua portuguesa

Já falamos o quão importante para uma boa gestão da comunicação é o uso de mensagens claras, transparentes, sem falhas e ruídos. 

Muitas vezes esses ruídos são gerados pelo mau uso de palavras ou por uma construção de frases que dão margens para diversos entendimentos. 

Sendo assim, atente-se para o uso da língua portuguesa como uma grande aliada de uma boa gestão da comunicação. Invista muito em ter um setor de comunicação muito eficiente e que esteja atento a esses riscos.

Direcione e restrinja a gestão de comunicação para públicos específicos

A gestão da comunicação de uma empresa não precisa encaminhar sempre os informes, notas e informações estratégicas para todos os membros da equipe ou para todo o grupo de colaboradores. 

É importante que se direcione as mensagens para as pessoas que devem e precisam ler, para que a comunicação tenha um efeito imediato e bem direto em seu público alvo. O excesso de informes, mensagens e notas que não tem um valor muito grande para todos os colaboradores tende a gerar ruídos e falhas de entendimento. 

Integre os setores de sua empresa

É muito comum que empresas possuam setores independentes, como de vendas, compras, atendimento ao público, contabilidade. 

Os setores, mesmo sendo independentes, podem e devem estar interligados e integrados através de uma gestão da comunicação que valoriza a ideia de comunicação integrada.

Uma empresa com os setores integrados tendem a produzir mais, por fornecer para todos seus colaboradores uma comunicação clara, eficiente e que gere melhorias para a empresa.   

Conclusão

Parte essencial de uma empresa, a gestão da comunicação proporciona ganhos evidentes no ambiente corporativo, desde gerar um maior comprometimento e engajamento dos colaboradores, até construir um planejamento integrado de comunicação que aperfeiçoe esta área no ambiente de trabalho.

Qual a sua experiência com a gestão da comunicação?

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Neste artigo vamos conhecer a definição de gestão da comunicação e a sua importância para o mundo corporativo, além de dicas para aplicar no seu negócio.

Gestão da Comunicação

23/08/2022

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