Fatores CrÃticos de Sucesso: O que são? Como Definir? Quais Exemplos
Montar uma empresa e transformá-la em um caso de sucesso envolve dezenas de processos e muito conhecimento sobre o negócio. Entender quais são os fatores responsáveis pelo crescimento e pela consolidação do empreendimento é algo fundamental e para isso servem os fatores crÃticos de sucesso, que funcionam como alavanca para o desenvolvimento de um projeto.
Vamos conhecer neste artigo o conceito de FCS e qual a sua importância para o universo corporativo. Vamos também mostrar como podemos definir os fatores crÃticos de sucesso utilizando exemplos muito claros, que vão ajudar muito no entendimento sobre essa série de análises sobre o progresso de seu negócio.
Fatores CrÃticos de Sucesso
Como já adiantamos, os fatores crÃticos de sucessos nada mais são que uma série de análises do progresso de seu negócio, podendo ser usado em processos, em projetos e também na empresa como um todo.
Nessas análises são apresentados os fatores chaves, os elementos que não podem dar errado de maneira alguma, pois são estes elementos que permitem a criação, o crescimento e a consolidação de uma empresa.
Para que estas análises se mostrem eficientes é importante que o gestor e a sua equipe se atentem ao perfil e os objetivos da empresa. Questões como missão e valores são muito importantes para serem usadas como referência na busca de elementos que sejam pilares do sucesso da empresa.
Fatores crÃticos de sucesso se apresentam como resultado de estudos e de conhecimento adquirido sobre o negócio e o seu nicho, e acabam sendo usados também por gestores para a criação de diretrizes que irão proporcionar à empresa sucesso nos seus diversos setores.
Qual a importância dos fatores crÃticos de sucesso para uma empresa
Quando executados com eficácia os fatores crÃticos de sucesso se transformam em pontos centrais para o crescimento e o sucesso de uma empresa.
Por outro lado, ignorar os FCS pode levar o seu negócio ao fracasso, seja em curto, médio ou longo prazo. Isso porque o mundo corporativo não perdoa empresas que negligenciam o constante aperfeiçoamento como ação estratégica.
Identificar os FCS permite ao gestor planejar e implementar todas as ações necessárias para o crescimento de um negócio, utilizando como base o que é prioritário e essencial para o sucesso e deixando mais de lado elementos secundários e periféricos.
Exemplos genéricos de fatores crÃticos de sucesso
Antes de entrar em casos especÃficos podemos listar uma séries de fatores crÃticos de sucesso mais genéricos, que podem ser pensadas nos mais variados casos:
Conhecimento do nicho
Relação estabelecida com fornecedores
Canais de comunicação
Fidelização de clientes
Setor de marketing e publicidade
Infraestrutura
Gestão de preços
Canais de distribuição
Linhas de produtos e serviços oferecidos
Entendimento do mercado
Qualificação da equipe de trabalho
Equipamentos disponÃveis
Pontos de venda
Solidez financeira
Qualificação da administração
Atendimento ao público
Investimento tecnológico
Como definir os fatores crÃticos de sucesso
Para definir os fatores crÃticos de sucesso de seu negócio serão necessários alguns estudos sobre o mercado em que a empresa se encontra e muito conhecimento sobre o perfil de seu empreendimento.
É muito importante também entender onde você deseja chegar, ou seja, quais são os objetivos e metas de sua empresa a curto, médio e longo prazo e o que será necessário para que estes objetivos sejam alcançados.
Vejamos algumas dicas práticas:
Estabeleça sua missão, valores e objetivos
Esse é o passo inicial para você definir quais são os elementos básicos que irão influenciar no sucesso de um projeto.
É preciso estabelecer de forma clara qual a missão e os valores da empresa, e como ela pretende se posicionar no mercado.
Sabemos que este passo muitas vezes é negligenciado por empreendedores e gestores e isso acaba prejudicando muito o crescimento do negócio.
Conheça o mercado mais abrangente e o nicho em que está inserido
Esse é um dos passos mais estratégicos e que envolve estudos e capacidade de agregar conhecimento. É preciso que se conheça o mercado como um todo, pois é dentro deste mercado que todas as empresas se inserem.
Entender os passos para que um empreendimento seja bem sucedido é muito importante e crucial para desenvolver diretrizes corretas para alcançar o sucesso.
Com um conhecimento mais amplo definido, é necessário entender seu nicho e todas as particularidades que o envolvem. Se você vai abrir uma concessionária de carros, é preciso então entender tudo sobre o nicho de venda de automóveis.
É preciso conhecer seus concorrentes, analisar todas as caracterÃsticas deles, questionar a localização e o espaço fÃsico, se ele é coerente com o nicho escolhido ou se ele não tem potencial.
Defina as prioridades
Sabemos que para a maioria das empresas os recursos são limitados e por isso não é possÃvel realizar todas as ações necessárias no processo de criação e crescimento do negócio.
É por isso que uma das dicas mais relevantes diz respeito à definição de prioridades.
Ao planejar a lista de fatores crÃticos de sucesso, priorize alguns, de preferência um número bem limitado e de fato fundamentais para o sucesso do negócio.
Quando você prioriza muitos fatores, você acaba não priorizando absolutamente nada, prejudicando todo o trabalho de construção da empresa baseada na ideia de FCS.
Por fim, não deixe essa fase do processo de lado, é realmente muito importante você delimitar as prioridades e a partir de então executar o que foi planejado.
Faça avaliações constantes
Os fatores crÃticos de sucesso de uma empresa são dinâmicos e por isso podem mudar com o passar do tempo e das situações. Assim, realize avaliações regulares e observe tanto o desempenho da empresa quanto as mudanças do mercado.
Muitas vezes o crescimento da empresa, o aumento do número de clientes, o aumento do portfólio da empresa, todos esses fatores podem potencialmente ajudar para que os FCS se modifiquem.
É preciso estar atento quanto à s mudanças, e é necessário analisar e monitorar o desempenho da empresa depois do trabalho feito com base na lista de fatores crÃticos de sucesso estabelecida.
Exemplos de fatores crÃticos de sucesso em áreas especÃficas
Entender as especificidades do mercado em que está inserido envolve também conhecer os fatores crÃticos de sucesso nesta área. A depender do nicho, os fatores são muito especÃficos e é importante perceber o quão fundamental é definir prioridades e executar as ações planejadas.
Veremos alguns fatores especÃficos de algumas áreas:
Indústria automobilÃstica
Se o seu negócio envolve a indústria automobilÃstica, então podemos pensar como fatores crÃticos de sucesso o design do modelo, cumprimento com a legislação ambiental vigente, rede de distribuição eficiente e economia de combustÃvel, dentre outros fatores.
Indústria de informática
A indústria de informática é uma das mais recentes do mercado e por isso seus fatores crÃticos de sucesso envolve elementos mais modernos como inovação, qualificação das vendas e da literatura para o usuário e User Experience, ou seja, a dificuldade ou facilidade de usar determinados produtos.
Indústria alimentÃcia
Se a sua empresa está inserida no ramo de alimentos então os FCS são bem definidos, e envolve impacto da propaganda, logÃstica da distribuição de produtos bem executada e armazenamento de produtos.
Empresas de Alta Tecnologia
Uma empresa inserida no ramo da tecnologia tem como fatores crÃticos de risco elementos como a capacidade da gerência para atuar em ambientes competitivos, capacidade de inovar, marketing tecnológico bem administrado e completo, boas relações com a comunidade cientÃfica e tecnológica.
Indústria Farmacêutica
Uma empresa do ramo farmacêutico se utiliza de fatores como entendimento de processos e realizações bem executadas, certificações de qualidade, técnicas compatÃveis com a legislação do local.
Dois exemplos estratégicos de fatores crÃticos de sucesso
Aqui temos dois exemplos muito estratégicos de ações e atitudes que tem o poder de garantir o sucesso de seu negócio caso sejam bem executadas:
Desenvolver ações a partir dos feedbacks dos clientes
A relação entre empresa e cliente é essencial para que um negócio prospere ou se transforme em um fracasso. Uma empresa que considera os feedbacks recebidos por todos os clientes e planeja ações e mudanças a partir deles têm muito mais chances de construir uma jornada de sucesso.
Assim, é preciso que a empresa estreite a relação com o cliente e crie os canais mais diversos para que os clientes consigam se comunicar e relatar suas experiências.
Transformar feedbacks em ações estratégicas de mudanças e aperfeiçoamento é um dos passos essenciais para que uma empresa consiga crescer no mercado.
Valorizar a equipe de colaboradores
Da mesma forma que é fundamental a empresa possuir uma relação estreita, saudável e de confiança com os clientes, é preciso que haja uma relação de parceria, união e transparência com a equipe de colaboradores.
Se o trabalho de sua equipe não vai bem, todos os processos tendem a sair prejudicados, e não vai adiantar muito horas e horas de planejamento teórico, se na prática a sua equipe não for valorizada.
Uma equipe valorizada resulta em colaboradores engajados. Por isso, alimente diariamente uma relação saudável e honesta com toda a equipe de colaboradores, considerando os feedbacks passados por eles e construindo sempre um ambiente de trabalho de bem estar.
Conclusão
Vimos aqui que os fatores crÃticos de sucesso são análises que todo gestor precisa fazer antes de planejar as ações estratégicas e investimentos de uma empresa.
Começar um negócio negligenciando os FCS tende a dificultar, senão inviabilizar o sucesso do projeto.
Por isso é tão importante entender todos os pilares do sucesso de uma empresa, independente de seu ramo de ação.
E você, já conhecia o conceito por trás dos fatores crÃticos de sucesso?