Regras para Alcançar a Alta Performance em Vendas
É impossível projetar o sucesso de uma empresa sem pensar nos pilares necessários para que o negócio prospere de forma contínua e segura. Ter um gestor que saiba liderar equipes, além de possuir um grupo de colaboradores muito qualificado são princípios básicos que levam uma empresa ao crescimento. Outro pilar é a criação de uma equipe que alcance alta performance em vendas.
Nesse artigo abordaremos este último elemento, tão essencial para que um negócio gere receitas maiores que despesas. Vamos entender o que significa a alta performance em vendas e qual a sua importância para o futuro de uma empresa.
Vamos também dar dicas importantes de como se chegar neste nível de gestão comercial, além de mostrar as regras básicas para se alcançar a tão desejada alta performance em vendas.
Alta Performance em Vendas
A alta performance em vendas pode ser definida como um estágio comercial onde a equipe de vendas de uma empresa entrega de forma constante e regular números que contemplam as metas definidas pela empresa.
O que define de fato a alta performance é a regularidade. Não quer dizer que ao longo de um período específico a equipe de vendas não possa oscilar um pouco para baixo, isso é normal e pode acontecer.
O que não pode existir é o quadro que podemos chamar de ‘montanha russa’, onde em um mês a empresa gera vendas altas, e no mês seguinte gera receitas muito baixas, e assim vai oscilando todos os meses.
Esse quadro é prejudicial, pois não possibilita que o gestor planeje investimentos ou novas contratações em médio prazo, já que o fluxo de entradas é muito irregular.
Outro quadro não desejável é aquele onde as vendas não são bem distribuídas ao longo de um mês, fazendo os colaboradores correrem atrás do prejuízo sempre na última semana para conseguirem bater as metas estipuladas pela área comercial.
Depois destas primeiras explicações não é difícil perceber que o grande desejo dos gestores é alcançar esse patamar de alta performance em vendas.
Mas como chegar lá? E qual a importância? Vamos começar respondendo a última questão.
A importância de se Alcançar a Alta Performance em Vendas
Por que é importante para uma empresa alcançar esse estágio de alta performance em vendas? Veremos algumas respostas:
Construção de equipe de colaboradores muito qualificada
Não há nada mais importante para um negócio do que a sua equipe de colaboradores. Eles são a alma da empresa.
Quando você consegue construir através de treinamentos e capacitações um time que entrega alta performance em vendas você está valorizando a sua marca e criando um ambiente muito rico de possibilidades em termos de planejamento e estratégias comerciais.
Possibilidade de planejar investimentos
Um dos grandes benefícios em se ter uma equipe de alta performance em vendas é a entrega de receitas de forma constante e regular.
Se a empresa possui certa previsibilidade com as suas receitas, então ela consegue planejar em médio prazo novos investimentos, além de contratação de pessoal. Ou seja, um projeto de expansão só se torna viável se você possui uma regularidade de entradas durante o ano.
Melhora do engajamento e diminuição de índices de turnover
Um quadro de alta performance em vendas é importante para se criar um ambiente que proporcione aos colaboradores um maior engajamento com relação a empresa. Não há nada misterioso nisso.
Um ambiente de sucesso comercial acaba gerando uma maior satisfação de sua equipe de colaboradores, e essa satisfação aumenta o engajamento e diminui a saída de profissionais qualificados, deixando os índices de turnover bem aceitáveis.
Gera integração de equipe
Um trabalho de alta performance em vendas envolve não somente a área propriamente de vendas como também a parte de planejamento e o setor de marketing.
E um quadro de alta performance geralmente é resultado de um trabalho de integração de equipes, com o marketing atuando em parceria com a área de vendas.
Essa integração é benéfica para a organização, e também para os colaboradores, que se sentem ainda mais integrados à cultura organizacional da empresa.
Regras para Alcançar a Alta Performance em Vendas
É preciso que gestores e empresas tenham essas regras em mente para se alcançar esse estágio tão desejado de alta performance em vendas.
Criar metas realistas é a alma do negócio
Precisamos dizer que o termo “alta performance em vendas” é um pouco subjetivo, e varia de acordo com o setor que a empresa trabalha ou com as características dela.
Não há números gerais e universais, então a primeira regra a ser seguida é: crie metas realistas para o estágio que a sua empresa se encontra ou para o nicho que ela trabalha.
As metas de vendas devem ser resultado de estudos mais aprofundados sobre o seu negócio e sobre o mercado em que ele se encontra.
É preciso tomar cuidado para não gerar um sentimento de frustração na equipe pelo fato de não se alcançar as metas apresentadas. Isso diminuiria o engajamento e a motivação de sua equipe de vendas, gerando resultados ainda piores nos meses seguintes.
Recrutar colaboradores com potencial para serem grandes talentos
É essencial que o departamento de RH saiba o perfil certo para preencher as vagas do setor de vendas. Assim será mais fácil encontrar os colaboradores certos, que possuem as características, habilidades e personalidade que se adeque melhor ao trabalho de vendas.
A empresa pode escolher recrutar já profissionais estabelecidos no mercado, prontos, ou recrutar potenciais talentos e trabalhar seu crescimento através de treinamentos constantes e capacitações contínuas.
Seja de uma forma ou de outra, ter uma equipe de colaboradores talentosa e com capacidade de gerar receitas através das vendas é essencial para uma empresa crescer no mercado.
Investir em treinamentos e capacitações
Vimos a importância em possuir uma equipe de vendas capacitada, seja através do recrutamento de talentos ou de colaboradores com potencial de crescimento.
Para este último caso é fundamental que a empresa invista em treinamentos e capacitações, para que os colaboradores cresçam dentro da empresa já entendendo toda a cultura organizacional, além dos valores e missão da organização.
Isso gera uma relação muito mais fiel, motivadora e com engajamento.
Integrar os setores de marketing e vendas
É impossível separar essas duas áreas dentro de uma empresa. Geralmente o trabalho de marketing no seu negócio tem como função gerar mais vendas, seja de produtos ou de serviços.
Assim, nada mais comum do que estabelecer uma relação estreita entre os setores de marketing e de vendas na empresa. Eles precisam construir estratégias e ações em conjunto e estabelecer metas realistas conjuntamente também.
Estudar o mapa das vendas
É preciso que o gestor ou a área comercial entenda detalhadamente como acontece o processo de vendas na empresa. É preciso mapear todo o processo de vendas ao consumidor, desde a primeira abordagem até a finalização da venda.
Somente mapeando que será possível a equipe de vendas perceber o que leva alguém a consumir seu produto ou serviço, e também o que afasta os consumidores de seu produto ou serviço.
Preciso ter disciplina e foco
Regra de ouro para qualquer empresa que queira ter sucesso, a disciplina e o foco ajudam muito uma equipe comercial a conquistar metas de vendas.
É preciso que o gestor elabore um plano de ação bem didático e detalhado para que a sua equipe de vendas consiga ter foco no que importa e também exerça o princípio da disciplina.
Oferecer feedbacks constantes e verdadeiros
Uma das maiores contribuições que o líder pode oferecer para a sua equipe de vendas é dando feedbacks constantes, produtivos e verdadeiros para seus colaboradores da área de vendas.
O feedback tem uma função primordial dentro de uma empresa, que é permitir que funcionários corrijam erros, potencializam acertos, e aperfeiçoem situações.
É impossível pensar em alta performance em vendas sem pensar em equipe motivada e engajada. E não há nada mais motivador do que uma cultura bem produtiva e saudável de feedback.
Proporcionar um bom ambiente de trabalho
Não é segredo que um bom ambiente de trabalho interfere diretamente nos resultados entregues pela equipe de vendas para a empresa. É preciso incentivar ao mesmo tempo a concorrência entre eles como também o trabalho em equipe.
É preciso construir uma comunicação interna eficiente e sem ruídos, para que fofocas e picuinhas não ganhem espaço no dia a dia da empresa.
É preciso criar um ambiente saudável, com espaço para que os colaboradores descansem e se sintam bem no ambiente de trabalho.
Conclusão
Vimos aqui que a área de vendas de uma empresa é extremamente estratégica, já que a sobrevivência de seu negócio depende disso. É importante reconhecer e valorizar o setor de vendas, para que assim se alcance o mais rápido possível esse estágio de alta performance em vendas.
Vimos que é preciso que a empresa tenha metas realistas, para não frustrar expectativas altas demais, além de conhecer bem seu cliente e seu potencial consumidor. Entender como se dá o processo de vendas é essencial para que a equipe comercial desenvolva ações que aumentem receitas e gere mais vendas.
E você, conhece mais regras que levam um negócio a alcançar um estágio de alta performance em vendas, tão sonhado por todos?
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