5 motivos para investir em Educação Corporativa
Em um mundo globalizado e dinâmico em que a instabilidade financeira é uma realidade tanto para empresas quanto para os profissionais, a educação corporativa se faz necessária para o sucesso das organizações, independentemente de seu porte.
Afinal, é preciso mais que bons salários e cargos atrativos para que os colaboradores se sintam motivados. Eles precisam de um ambiente que proporcione uma evolução constante através de novas informações e conhecimentos.
Mas, como oferecer esse ambiente saudável para a sua equipe?
Entenda a importância da cultura organizacional.
Uma das saÃdas é desenvolver uma cultura de educação. Para isso é preciso oferecer treinamentos, cursos, investir nos colaboradores e nas ferramentas de trabalho. Somente assim sua equipe crescerá profissionalmente e aumentará o nÃvel de produtividade e motivação.
Clima Organizacional e sua relação com o sucesso da empresa.
Mas, o que é educação corporativa?
A educação corporativa vai além de oferecer simples treinamentos ou cursos aos colaboradores. Trata-se de incentivar de forma coerente as competências de cada um, além de alinhar suas qualificações ou aprimorá-las dentro do contexto organizacional.
Logo, as práticas de educação corporativa estão ligadas ao processo de inovação das empresas e no aumento da competitividade de seus serviços ou produtos.
Como funciona?
Para a implementação de um projeto de educação corporativa é necessário identificar a necessidade da empresa e então, em cima do diagnóstico realizado, desenvolver um programa de treinamento que aborda temas referentes àquela necessidade.
Por exemplo, imagine uma empresa que esteja em crescimento e precise desenvolver sua liderança. É levantado essa necessidade no diagnóstico e, consequentemente, criado um programa de treinamento 100% direcionado ao desenvolvimento das competências necessárias para uma liderança de sucesso.
Vantagens da educação corporativa:
- Funcionários mais motivados
- Aumento de Produtividade
- Diminuição da Rotatividade de Funcionários
- Desenvolvimento de LÃderes
- Vantagens Competitivas
- Confiança e Inovação
Independente do tamanho da empresa, investir em Educação Corporativa é importante para a melhoria no desempenho de cada profissional e, consequentemente, na eficiência da empresa como um todo, impactando positivamente nos resultados obtidos.
A cultura de valorizar a educação e aprendizado dentro das corporações pode trazer inúmeros benefÃcios, e esse artigo visa mostrar à você, empresário e gestor, a importância da Educação Corporativa para a sua empresa.
Conheça as cinco vantagens das empresas que investem na educação e treinamento da sua equipe com soluções In Company:
5 motivos para investir em Educação Corporativa
A prática de educação corporativa prepara a equipe para as adversidades no ambiente de trabalho e assegura que o profissional tenha a oportunidade de se qualificar, exercendo sua função com eficiência, além de proporcionar capacitação para o crescimento dentro da empresa.
Fazer com que a equipe tenha conhecimento das necessidades da empresa e das principais demandas do mundo corporativo, estimula na integração entre todos os colaboradores de diferentes posições e responsabilidades, na busca por soluções conjuntas para os problemas comuns.
A educação corporativa é responsável pela:
- Inovação de criatividade;
- Imagem e reputação;
- Colaboradores mais motivados;
- Diminuir a rotatividade;
- Alinhamento com as estratégias da empresa.
Inovação e Criatividade
Uma equipe capacitada e ciente do andamento da empresa tende a dominar as suas tarefas e a executá-las com qualidade. Profissionais se tornam mais confiantes quando conhecem toda a empresa e podem sugerir melhorias em seu setor, além de propor soluções e produtos que irão melhorar o andamento do seu negócio.
Essa atitude por parte dos colaboradores incentiva a cultura de inovação e pode ser decisiva para a disputa de mercado, colocando sua empresa à frente da concorrência.
Imagem e Reputação
A iniciativa de formar equipes de alta performance por meio da Educação Corporativa reforça a imagem e reputação da empresa. Essa reputação irá atrair candidatos mais competentes e facilitar os processos de recrutamento e seleção.
Colaboradores mais motivados
Empresas que investem em Educação Corporativa aumentam a produtividade dos funcionários, gerando mais lucro para o negócio.
Parte disso acontece pela capacitação em si, enquanto outra parte é consequência da motivação dos colaboradores. E isso acontece porque treinamentos e capacitações fazem com que os funcionários se sintam mais valorizados pela empresa.
Diminuir a rotatividade
Hoje, um dos maiores problemas das empresas é a rotatividade de colaboradores. Com a Educação Corporativa é possÃvel diminuir esse empecilho já que essa ferramenta faz com que os funcionários desenvolvam suas habilidades e trabalhem em harmonia com os outros membros da equipe.
Esses fatores resultam em profissionais mais competentes que concluem seus projetos com eficiência e logo são mais felizes em suas posições de trabalho.
Uma equipe feliz e harmônica tende a permanecer na empresa por mais tempo, evitando que a rotatividade de funcionários seja grande, não desperdiçando o tempo da organização.
Alinhamento com as estratégias da empresa
Com a Educação Corporativa é possÃvel alinhar à s estratégias da empresa e a Cultura Organizacional ao que está sendo apreendido através das soluções in company.
É um grande diferencial competitivo quando uma empresa tem uma equipe alinhada com as estratégias da companhia, que sabe com clareza seus propósitos e quais estratégias devem ser aplicadas para alcançar este objetivo.
Colocando em prática a Educação Corporativa
A Educação Corporativa tem crescido no Brasil de forma bastante significativa, fazendo com que seja cada vez mais necessário investir em treinamentos dentro do meio empresarial, para que os produtos e serviços prestados continuem evoluindo e agregando mais valor às empresas e todos os seus stakeholders.
É importante ressaltar que a Educação Corporativa vai muito além do que um simples treinamento de colaboradores. Sua aplicação visa utilizar a cultura organizacional da empresa como uma forma de potencializar as habilidades de cada funcionário (de forma individual ou coletiva) com foco absoluto na melhoria dos resultados que a equipe pode entregar.
Em um cenário competitivo, para motivar a equipe e gerar bons resultados é preciso mais que uma simples capacitação e qualificação da mão de obra. Neste contexto, os treinamentos personalizados de acordo com o perfil da corporação e dos colaboradores trazem resultados muito mais sólidos, principalmente quando encarados através da perspectiva de um planejamento de médio/longo prazo.
Primeiramente, a organização precisa definir um plano estratégico em relação aos seus objetivos, verificar quais setores necessitam de aprimoramento e qual orçamento está disponÃvel para essa ação. Somente então será possÃvel buscar a melhor solução para investir na Educação Corporativa.
Vale ressaltar que na hora de definir o planejamento para a Educação Corporativa é preciso ter em vista que os objetivos só poderão ser definidos quando houver ciência dos reais desafios da organização. Para isso, é preciso realizar um diagnóstico de toda a empresa para só então criar um treinamento que seja adequado à sua realidade.
Algumas questões a serem pensadas na hora de criar o planejamento voltado para Educação Corporativa.
- Qual o objetivo da implementação da Educação Corporativa na sua empresa?
- A quais colaboradores o treinamento deve ser aplicado?
- O que a empresa espera dos colaboradores após o treinamento?
Com isso, fica mais claro para os responsáveis da companhia o que exatamente deve ser feito e o que esperam atingir com a mudança de comportamento da equipe. Então, ao final do processo, será mais fácil de avaliar se o objetivo foi alcançado.
Conclusão
Apesar do crescimento do número de empresas que vem investindo na educação corporativa, o cenário no Brasil ainda tem muito a melhorar. Segundo a pesquisa O Panorama do Treinamento no Brasil, de 2018, o brasileiro recebe cerca de 21 horas de treinamento anualmente, contra 33 horas dos trabalhadores dos Estados Unidos.
Todavia, se comparamos com a mesma pesquisa realizada em 2015, percebemos que houve um avanço no setor, já que naquele ano a pesquisa apontava 16 horas anuais.
Isso certamente representa uma oportunidade no mercado para as empresas que avançarem por esse caminho, capacitando suas equipes e aumentando sua produtividade.
Você está pensando em implementar a educação corporativa, mas ainda está com dúvidas? Veja então como colocá-la em prática na sua empresa!