MBA em Gestão de Projetos é ‘passaporte’ para impulsionar carreiras
O diploma de MBA em Gestão de Projetos é um ?passaporte? para os profissionais avançarem nas carreiras deles ou encontrarem novas oportunidades de emprego. A afirmação é do professor e pós-doutor em Administração de Empresas, André Baptista Barcaui.
Coordenador dos cursos de MBA em Gestão de Projetos da Fundação Getulio Vargas (FGV), ele explica que empresas dos mais variados segmentos investem na área para alcançar as metas estabelecidas, reduzir desperdício, aumentar a produtividade e, consequentemente, ampliar as margens de lucro.
Competências técnicas e emocionais
De acordo com Barcaui, elaborar e gerenciar projetos é aplicar as ferramentas que possibilitam realizar algo, com qualidade, de forma mais rápida e com um custo menor. ?É um departamento que rompeu barreiras. Até o início do século XXI, era comum para as áreas das engenharias, Arquitetura e para a indústria de transformação. Hoje, desempenha papel importante em setores como médico-hospitalar, no comércio, no serviço público, entre outros?, destaca.
Durante o curso, ressalta o coordenador, o aluno é desafiado a desenvolver competências técnicas e emocionais. O aspecto técnico foca no planejamento, no cumprimento do cronograma, na avaliação dos riscos, no dimensionamento dos custos, no controle da qualidade. O lado emocional envolve o comportamento do líder, as atitudes para manter a equipe coesa e proativa; e as habilidades para negociar com liderados, fornecedores e clientes.
Assumir uma postura ética e compromissos ?social e ambientalmente? responsáveis são outras características dos gestores de projetos. ?Ética, moral e sustentabilidade devem estar impressas, ?em letras garrafais?, no DNA do projeto. São semelhantes à qualidade. Deixaram, há muito, de ser obrigação, para serem pilares básicos de qualquer iniciativa do gênero?, declara Barcaui.
Décadas de experiência
Para oferecer aos alunos o que há de melhor e mais avançado no mercado, o MBA em Gestão de Projetos da FGV segue as práticas do Instituto de Gerenciamento de Projetos (PMI, na sigla em inglês para Project Management Institute). ?São mais setenta anos de experiência e de conhecimentos aperfeiçoados?, acrescenta.
Uma das principais associações para profissionais do gênero, o PMI está presente em, praticamente, todos os países do mundo. O Instituto foi fundado em outubro de 1969. A sede está localizada na cidade da Filadélfia, no Estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos. Hoje, a organização auxilia mais de 700 mil integrantes, espalhados pelos cinco continentes do planeta.