Seis Dicas Para Vender Mais e Mais Rápido
Independente de que lado você está, seja consumidor, vendedor, gerente ou marqueteiro, todos possuem pouco tempo. Ninguém quer perder o valioso tempo. No mundo dos negócios, há diversas situações que vão contra essa lógica, fazendo com as pessoas percam horas, dias e até semanas em projetos ou prospectos que acabam não trazendo resultados, ocasionando na perda de tempo.
Todavia, há maneiras de minimizar esse tipo de acontecimento, aproveitando o máximo do seu tempo. Peter Fuller, diretor do departamento de marketing da Salesvue, dá seis dicas para vender mais e mais rápido. Incorporá-las na rotina diária de vendas pode aperfeiçoar os resultados!
Algumas pessoas acreditam que quanto mais cedo você entrar em contato com um prospecto, maior a probabilidade dele se converter em cliente. Os perÃodos de atenção são muito curtos nos dias de hoje, por isso é preciso entrar em contato o mais rápido possÃvel.
Tente medir o nÃvel de engajamento dos prospectos. A pessoa se inscreveu para obter mais informações? Ela conferiu seus produtos e preços praticados? Entenda como e por que a pessoa foi interagir com você. Quando você faz uma ligação, coloque todo contexto. Torne a primeira chamada relevante e oportuna, fazendo da sua conversa mais significativa.
No entanto, também não aborde quem ainda não está pronto para comprar. Você é o juiz na hora de avaliar quem está pronto para assumir um compromisso e quem está só dando uma olhada. Se você sente que alguém tem pouca ou nenhuma intenção de comprar, mova ela para uma lista de prospectos. Se a pessoa mostrar interesse no futuro, você pode entrar em contato.
Tradicionalistas lhe dirão que ligar para alguém depois das cinco horas é inadequado e antes das dez horas é rude. Mas há realmente um rigoroso código das 9 as 5 no mundo empresarial?
Assim que você começa a interagir com um prospecto, você já vai ter uma ideia de quando ele ou ela é livre para conversar e em melhor estado de espÃrito para ter uma conversa produtiva. Programe suas ligações de acordo com as conveniências das pessoas. Eles vão apreciar se você ligar em um momento conveniente, então você terá a atenção da pessoa.
Só porque uma pessoa lhe passou os detalhes de contato, não significa que ela se classifique como um lead de venda. Tenha cuidado e escolha bem. Saltar de chance em chance irá resultar em perda de tempo, recursos e energia. Faça-se as seguintes perguntas:
Orçamento: Será que o lead tem dinheiro suficiente para comprar o seu produto?
Autoridade: Será que essa pessoa tem a autoridade para tomar uma decisão de compra?
Precisa: Será que ele ou ela tem uma necessidade real de seu produto ou um problema que seu produto pode corrigir?
Linha do tempo: Será que ele ou ela especificaram um perÃodo de tempo desejado para fazer uma compra?
Avalie as respostas a essas perguntas, o ambiente geral da sua empresa ou quaisquer relações internas que podem influenciar a decisão de compra.
Sem um bom acompanhamento, você não vai fechar nenhum negócio. Acompanhar os prospectos é parte da sua rotina diária, então é importante planejar com antecedência. A pior maneira de se começar um dia (e a melhor maneira de perder tempo) é chegar pela manhã tentando descobrir para quem ligar e o que dizer.
Planejando para quais pessoas você deve ligar irá fazer com que o seu agendamento torne-se mais eficiente e que não haja confusões com números e informações. Manter registros das chamadas anteriores também evite repetição e mantém o foco em continuar a negociação.
Esforce-se para criar uma ligação pessoal e real com seu prospecto. Mas não force a conversa. Será que o cliente acabou de casar, ter um bebê ou mudou-se para uma nova cidade? Fale sobre a vida pessoal antes de mergulhar nos negócios. A interação inicial pode precisar ser formal e profissional, mas você pode quebrar algumas barreiras conforme a conversa avança.