Gestão Comercial: Conheça o Mercado e as Oportunidades
Um dos fatores de maior impacto no sucesso de uma empresa é sem dúvidas ter uma equipe de excelência em Gestão Comercial.
O mercado corporativo traz muitos desafios para o empreendedor atual e ter nas mangas as melhores estratégias para se sobressair ainda é o melhor investimento. A área de vendas exige muita cautela e visão inteligente para obter os melhores resultados que beneficiam diretamente o futuro da empresa.
Exatamente por este motivo é que as companhias estão muito exigentes quanto à ocupação deste cargo. É um cargo de extrema responsabilidade e que é crucial para qualquer tipo de empresa alcançar os maiores objetivos.
Se você quer ingressar no mercado de trabalho, esta é uma excelente área para escolher. Porém, você precisa estar ciente que há a exigência de um longo caminho de aprendizado pela frente. Lembre-se que quanto mais qualificado você for, maiores serão suas oportunidades.
Esse longo caminho de aprendizagem pode te levar para alguns destinos desejados, dentre eles o mercado internacional e o mercado brasileiro. Ambos possuem suas particularidades.
A gestão comercial em mercado internacional
Quando se pensa em gestão comercial no exterior, uma das opções mais viáveis para os profissionais da área é dentro de empresas de importação e exportação. Essa área ocupa grande parte do mercado e é o maior objetivo de executivos e profissionais formados em gestão comercial no mercado internacional.
O estudo de legislação internacional, além do aperfeiçoamento de áreas como administração, gestão comercial, e comércio exterior são o foco de trabalho que irá formar o bom profissional que atuará na área de mercado internacional.
Esse mercado também acolhe, além de empresas de exportação e importação, bancos, empresas de seguro, empresas de logÃsticas especializadas em comércio internacional, dentre outros.
Com isso posto, caberá ao profissional dominar a lÃngua do paÃs escolhido para trabalhar. A necessidade da fluência existe, mas o mercado busca ao menos um candidato que consiga entender e conversar no idioma original.
Além disso, será necessário estar com as documentações regulares, como visto de trabalho e todas as exigências administrativas - até mesmo de saúde - que cada paÃs exige dos estrangeiros que entram no paÃs.
Fora isto, será exigência que o profissional em gestão comercial no exterior domine termos como mercado globalizado, entenda todas as nuances de siglas como a OMC, conheça os blocos econômicos mundo afora, além do domÃnio de áreas como marketing, tributação internacional, legislação comercial de cada paÃs trabalhado, dentre vários outros itens necessários para o profissional se destacar no mercado.
Para o bom profissional, as oportunidades de trabalho são amplas e com chances significativas de sucesso. Para isso, entretanto, é necessário muito estudo, capacitação, especialização e preparo. Um dos primeiros e mais importantes passos será a escolha do curso a ser estudado. A especialização oferecida pela FGV em relações internacionais é uma ótima opção para se chegar ao destino tão almejado.
A gestão comercial no mercado brasileiro
O trabalho do gestor comercial é dos mais relevantes no mercado: trabalhar e organizar compra e venda de produtos e serviços dentro de uma empresa. Ele define equipes, estratégias de vendas, os locais de vendas, tudo em prol de uma melhor relação quantidade de vendas x qualidade do produto.
O gestor comercial no Brasil deve entender tanto de marketing, quanto de administração, logÃstica, economia, transações comerciais, tributação, e uma série de outras partes do conhecimento econômico dentro de uma empresa.
A gestão comercial tem uma importância bem significativa no Brasil, já que somos um paÃs que foca muito no setor terciário, formado basicamente pelo comércio e serviços. Assim, um gestor comercial já entra em um mercado de trabalho gigante, com muitas oportunidades, que abraça todos os profissionais qualificados.
As exigências para entrar no mundo da gestão comercial
Com um mercado gigante, com grandes cidades que vivem basicamente do setor terciário, a área de gestão comercial oferece um mar de oportunidades, entretanto as exigências para se entrar nesse nicho são muitas e cabe ao profissional decidir se levará para frente ou não o projeto de se transformar num gestor comercial.
Para isso ele vai precisar de uma série de caracterÃsticas, tais como a capacidade de se atualizar sempre no campo da gestão comercial; a capacidade de elaborar projetos e análises comerciais e trabalhar estratégias empresariais bem sucedidas. Vai precisar construir um pós-venda eficiente, para desde já apresentar um diferencial perante muitas empresas, que ainda sofrem com essa área.
Dificuldades da gestão comercial no Brasil
Em um paÃs essencialmente burocrático, a gestão comercial sofre com excesso de tributações nas áreas comerciais das empresas. Existem produtos que carregam no seu valor uma porcentagem considerável de impostos. Assim, um dos grandes desafios do gestor comercial é entender toda esta máquina tributária e conseguir equilibrar uma relação de grande importância: produtos de qualidade x preços competitivos.
Daà nasce outro grande desafio, que é a competição quase que selvagem que o setor terciário encontra no Brasil, sobretudo depois da entrada de grandes players internacionais de vendas. Assim, a gestão comercial no Brasil apresenta esse diálogo de pequenas e médias empresas, com os grandes conglomerados de comércio.
O profissional de gestão comercial, então, acaba vivendo de desafios, e deve ter noção de que para prosperar em um mercado que beira a selva é necessário estar preparado, com cursos e especializações das mais relevantes.
Qual o papel do especialista em Gestão Comercial?
O maior objetivo de um setor de Gestão Comercial dentro de uma empresa, é justamente aumentar a qualidade dos resultados e aumentar a competitividade. Neste cenário, o cargo de Gestor Comercial está se tornando cada vez mais importante nas empresas.
E não importa o tamanho da empresa, o setor de vendas precisa ser bem organizado, afinal, é ele que irá definir o quão longe a empresa poderá chegar.
O trabalho do Gestor Comercial envolve toda a área de finanças e economia. O profissional precisa dominar conhecimentos de tecnologias organizacionais, comércio e logÃstica, Customer Relationship Management (CRM), liderança e motivação de equipes de vendas, negociação comercial e ética comercial.
Além disso, é este profissional quem planeja todas as ações estratégicas da empresa. É o Gestor Comercial que determina quais serão os melhores caminhos para a empresa seguir e também cuida para que a empresa tenha uma boa imagem dentro do mercado.
É trabalho também do profissional em Gestão Comercial, lidar com fornecedores e clientes, identificar oportunidades e reduzir gastos desnecessários. Percebe a grande influência desta função?
Um excelente Gestor Comercial possui um conhecimento aprofundado do mercado atual além de apresentar também as seguintes caracterÃsticas profissionais:
Alta capacidade de organização
Visão estratégica de vendas e Marketing
Flexibilidade a mudanças
Habilidade de negociação e comunicação impecável
Excelência em planejamento e análise
Onde Fazer o Melhor Curso de Gestão Comercial?
É fato que para ser bem-sucedido em sua carreira profissional, você precisa obter conhecimentos de uma Instituição renomada no mercado. Uma instituição deste porte poderá entregar a você um conteúdo completo, uma metodologia de primeira e uma vantagem competitiva no mercado de trabalho.
A FGV, por exemplo, já esteve entre as melhores Instituições de Ensino do mundo, é reconhecida nacional e internacionalmente e traz um aperfeiçoamento técnico impecável.
Neste curso de Gestão Comercial, a FGV reúne os maiores especialistas, trazendo um conjunto de metodologias e ferramentas, capacitando o profissional para ser apto a lidar com os maiores desafios da área comercial.
A tendência é um crescimento exponencial de demanda por profissionais desta área. Quem é Gestor Comercial pode atuar em diversas empresas de vários segmentos e portes, com remuneração bem atrativa.
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