7 Dicas Para Aumentar Seu Desempenho em Vendas
Como está o seu desempenho em vendas? Sabemos que o setor de vendas é o que mais motiva empresas a crescerem exponencialmente. Porém, existem alguns desafios para os vendedores, já que no mercado surgem produtos e serviços novos a cada dia. Como aumentar seu desempenho em vendas, se destacar e se tornar um vendedor profissional?
É exatamente sobre isso que queremos falar com você hoje. Mesmo que você já tenha um amplo conhecimento no setor de vendas, o que funcionava no ano passado, pode não ser tão eficaz agora. Leia com atenção estes pontos a seguir.
7 Maneiras de Se Destacar no Setor de Vendas
1 Estabeleça metas
Sem metas não é possÃvel chegar a objetivo algum, muito menos vender. Você precisa ter o hábito de fazer um planejamento semanal, mensal e anual. A partir daÃ, suas metas deverão ser esclarecidas. Determine uma quantidade de vendas mensais, quantidade de clientes prospectados e quantidade de clientes satisfeitos.
A partir destas métricas, você poderá elaborar outras métricas auxiliares para atingir seus objetivos.
2 Elabore técnicas de prospecção efetivas
Esqueça as técnicas de prospecção antigas, onde os vendedores passavam o dia todo ao telefone. Hoje o comportamento do consumidor mudou, o telemarketing está aos poucos sendo enterrado.
Hoje o consumidor presa pelo contato pessoal, comunicação cara a cara, por analisar e comparar um determinado produto ou serviço e não apenas comprar através de uma ligação desconhecida. Portanto, você precisa desenvolver novas e atuais técnicas de prospecção para aumentar sua base de clientes interessados.
3 Aumente sua base de clientes
Para aumentar sua base de clientes, você precisa ter em mente a seguinte frase: ?Vender é uma das poucas profissões que você não faz clientes e sim amigos. ? Esta frase é do vÃdeo mais famoso de motivação para vendedores, vamos deixar abaixo para você conferir.
Então, se você quer vender sempre mais, precisa ter uma base organizada. Aumentar sua base de clientes é possÃvel, se você conseguir elaborar técnicas irresistÃveis de prospecção e ter em mão técnicas de persuasão estratégica.
4 Persuasão estratégica
Para ser um vendedor de sucesso, você precisa conseguir vender para qualquer um. Será que isso é possÃvel? A persuasão é uma ferramenta de aumentar vendas. Requer um planejamento de perguntas diretas e ações estratégicas para quaisquer que sejam as respostas dos clientes.
A persuasão comumente é confundida com a manipulação. Persuadir uma pessoa é o mesmo que convencê-la através de argumentos reais oferecendo vantagens benéficas para ela. Para ser persuasivo o vendedor precisa ter as seguintes caracterÃsticas:
Conectividade com o consumidor: Quanto mais conectividade e afinidade você tiver com o cliente, mais persuasivo você será, e consequentemente mais vendas terá.
Superar as expectativas: Se você oferece ao cliente mais do que prometeu, certamente este será um fator que irá impactar no aumento de sua base de clientes satisfeitos.
5 O poder da comunicação
Um bom vendedor precisa ser mestre em comunicação. Ele precisa saber as principais técnicas de abordagem, precisa ouvir o cliente em potencial, identificar suas dificuldades e precisa saber esclarecer todas as dúvidas dos clientes. Além disso, seu cliente precisa se sentir seguro para realizar uma compra e o seu comportamento é que irá definir isso.
6 Depois de vender acabou?
O processo de compra não termina após concretizar a venda. Hoje os clientes não são esquecidos, pelo contrário. Um bom vendedor precisa analisar os resultados finais de suas vendas, precisa conhecer a satisfação do cliente e talvez solucionar qualquer dúvida pendente no pós-venda.
O atendimento pós-venda é fundamental para manter clientes e para ampliar ainda mais sua base de contatos.
7 Atualize-se
Buscar por treinamentos, cursos profissionalizantes, seminários e qualquer outro tipo de conteúdo que amplie seus conhecimentos é a melhor forma de melhorar o seu desempenho em vendas.
Você já ouviu falar do método P.A.N.F.A? É uma metodologia descontraÃda que consiste em 5 fases da venda. Este método você aprenderá no curso de curta duração da Trecsson, conveniada FGV.